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MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C.
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SEDEP – Setor de Desenvolvimento Pessoal
Pensado por professores da área de Psicologia Organizacional e Orientação Profissional com objetivo de fornecer serviços de assessoria. Esse setor vem planejando, executando e avaliando projetos que trazem melhorias à qualidade de vida, desde 1996.
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Com a mudança de SARH para STDARH, a partir de 01/10/1999, os 3 supervisores da Área de Psicologia Organizacional e do Trabalho se redistribuíram.
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“Programa de Educação, Saúde e Qualidade de Vida”
Foi criado a partir de entrevistas e observações diversas, realizadas pelas estagiárias em 2003. Fonte: “A Construção de Práticas Profissionais em Psicologia Organizacional”, UNESP-Bauru
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Prog. Perman. Desenv. Humano e Capacitação
Com o objetivo de promover um processo de continuidade, qualidade e integração entre os projetos. Aprovado na Congregação a liberação de uma verba do orçamento anual em abril de 2003.
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Portaria 097 de 21/08/03 Criada para melhorar o gerenciamento desse Programa. Estabelece critérios para a liberação de verba.
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SISTEMATIZAÇÃO: 1- Diagnóstico 2- Folders 3- Divulgação 4- Planilha
5- Lista de Presença 6- Relatório 7- Publicação de artigo 8- Mural
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FACILITADORES: Intercâmbio entre Universidade e Campo de Estágio
Estratégias compartilhadas Bolsas-estágio remuneradas Logística dos eventos
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DIFICULTADORES: Objetivos conflitantes
Número reduzido de participantes Excesso de zelo com a Metodologia Mudança anual
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“Projeto - Formação Continuada para Gestores”
Necessidade diagnosticada a partir de: Análise documental dos ADPs Pré-avaliações dos Treinamentos Técnicos Projetos desenvolvidos pelo SEDEP.
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OBJETIVO: Esclarecer o seu papel educativo para perceberem o programa de capacitação não como mais uma atribuição e sim como prioridade desta Unidade.
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METODOLOGIA: Reuniões grupais envolvendo leitura de textos, troca de experiências, palestras, elaboração de propostas visando à melhoria da rotina de trabalho e orientações referentes à organização do trabalho.
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INTERVENÇÃO: 1º Módulo – o papel do gestor na Universidade Pública e as habilidades política, técnica e educativa. 2º Módulo – a responsabilidade do gestor com a formação profissional dos demais colaboradores.
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RECURSOS HUMANOS: Psicólogo, estagiários e Profissionais convidados para o desenvolvimento das palestras.
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RESULTADOS: Após o primeiro encontro: Palestra com a Profª. Drª Adriana Chaves, houve ainda 4 encontros com periodicidade mensal. (freqüência: 13, 7, 3, 7 e 4)
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A partir de 2006: Formatação um pouco diferente: a troca de experiências entre as áreas e os profissionais é muito produtiva.
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Nosso maior objetivo: Conhecer esses gestores, seus valores, atitudes....através de momentos de reflexão e análise de situações próprias da responsabilidade destes e conquistar parcerias com os mesmos
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METODOLOGIA: A mesma anterior. Enfatizando, principalmente, a importância das competências de interação, tais como: comunicação aberta e autêntica, cooperação, flexibilidade...
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INTERVENÇÕES e RESULTADOS:
1º Encontro: Retrospectiva do projeto; diferenças entre PAPEL , FUNÇÃO e PERFIL dos gestores. 26 = 63,41% de presença
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2º Encontro: Resultado do ADP 2006 e orientações Planejamento ADP 2007
20 = 48,78% de presença
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3º Encontro : Trabalho em Equipe (Conceitos, Objetivos e resultados esperados) – Liderança
9 = 14,5% de presença
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4º Encontro : A Comunicação no trabalho em equipe (como ocorre, habilidades: escuta ativa, empatia, feedback e defesas) 6 – 9,7% de presença
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5º Encontro : Assertividade
1 – 1,6% de presença
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FACILITADORES: Convocação e participação do Diretor da Unidade.
Cumplicidade/ reciprocidade de interesses.
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DIFICULTADORES: Conciliar a disponibilidade.
Insegurança das estagiárias Logística muito complicada. Falta de comprometimento e/ou “estrelismo”
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MAIS INFORMAÇÕES:
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