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Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
Educação de Jovens e Adultos na Região Sul: Apontamento sobre a Pesquisa Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
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Organização dos Trabalhos VII ANPED SUL – Eixo EJA
Políticas Públicas de EJA; Sujeitos da EJA; Formação de Professores de EJA; Diversidade como Direito em EJA; Alfabetização e Letramento do Jovens e Adultos.
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Políticas Públicas de EJA
A licitação pública como espaço educativo: uma dimensão do orçamento participativo municipal; Elevação da escolaridade e profissionalização de jovens e adultos: desafios para a construção de uma política; Políticas Públicas para alfabetização de jovens e adultos: entre o público e o privado;
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Sujeitos envolvidos na EJA
Experiência e sofrimento, um diálogo com alfabetizandos na Educação de Jovens e Adultos; Itinerários ejandos no mundo globalizado da educação e do trabalho; O ensino de jovens e adultos para o basquete: a pesquisa como estratégia no projeto bate bola na escola – município de Lages/SC;
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Exigências na formação de professores da EJA
Educação de Jovens e Adultos: relatos de professores e alunos e sua auto-imagem e auto-estima; Ensino semiprescencial na Educação de Jovens e Adultos: leituras do cotidiano escolar; Exigências na formação dos professores da EJA;
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Diversidade como direito na EJA
O que os olhos não vêem: sobre os mitos e preconceitos ocultos na alfabetização de adultos; Natureza, qualidade de vida e consciência numa relação ser humano programa de Educação de Jovens e Adultos; Socioeducar a escola: desafio à Educação de Jovens e Adultos;
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Alfabetização e Letramento na EJA
Alfabetizar jovens e adultos como suporte de meios digitais; Leitura do mundo e leitura da palavra: uma perspectiva sociológica das práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos; Mito do alfabetismo, da escolarização e outros mais, na escrita de alunos /as de um programa de alfabetização de adultos; Retrato em preto e branco: leitura do imaginário a partir das produções textuais dos educandos da EJA;
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IX Encontro Nacional de EJA ENEJA
Pensamento de Paulo Freire e Política da EJA; Trabalho Coletivo (incluindo círculo de Cultura); Educação como Direito de Todos; Fórum e Luta para Políticas Públicas de EJA; Políticas e Ações de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos;
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Documento Base Nacional VI CONFINTEA
Alfabetização de EJA – Educação ao longo da vida; Direito a Educação, Direito Humano Fundamental; A responsabilidade da EJA como Processo Educação e Social e não somente Individual; PROEJA – Educação no Campo; Educação Indígena; Educação Inclusiva; Participação dos FÓRUNs – Elemento de Articulação Educativa e Social da EJA;
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Considerações Finais dos apontamentos
Ao analisar os documentos apresentados, constatamos que a intencionalidade, as temáticas e os resultados das pesquisas, de uma forma geral, se aproximam da concepção, organização e dinâmica de trabalho da EJA. No entanto, é também visível o distanciamento destas do que vem sendo produzido e discutido no âmbito das políticas e dos movimentos populares que mobilizam e reivindicam lugares e espaços da inclusão social da EJA.
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Considerações Finais dos apontamentos
Constatamos que as pesquisas se orientam pela perspectiva da EJA, como escolarização e suas tramitações, e os FÓRUNs, como movimento social que, embora discutam a escolarização, também procuram dialogar com os movimentos populares inerentes à EJA; Perspectiva da educação libertadora, aquela que entende a EJA, como um direito para e de todos, não de forma consuetudinária, mas conquistado na luta diária de cada um de nós que aqui estamos e de tantos outros que aqui representamos (MMM, 2007).
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