A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interpretando as Escrituras Sagradas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interpretando as Escrituras Sagradas"— Transcrição da apresentação:

1 Interpretando as Escrituras Sagradas
Hermenêutica Interpretando as Escrituras Sagradas A Linguagem Bíblica e as Figuras de Retórica Unidade IV

2 Introdução O cuidado do intérprete quanto a linguagem bíblica é um aspecto fundamental para a correta interpretação dos Textos Sagrados. Portanto, nessa unidade, estudaremos acerca de importantes observações sobre a linguagem bíblica, atentando para o significado e sentido das palavras, bem como das expressões hebraicas e gregas.

3 Capítulo 1 – Importantes Observações Sobre a Linguagem Bíblica
Na interpretação das Escrituras, o cuidado devido com a linguagem bíblica nunca pode ser ignorado. O significado das palavras ‘não pode mudar o nosso modo. 1.1 – O Significado das Palavras Em sua maioria, as palavras que sobrevivem por longo tempo numa língua adquirem muitas denotações e conotações.

4 Capítulo 1 – Importantes Observações Sobre a Linguagem Bíblica
1.2 – Conhecendo os Sentidos das Palavras na Bíblia Sagrada As regras ajudam o leitor a saber em que sentido as palavras e versículos bíblicos devem ser tomados. Há três sentidos pelos quais podemos interpretar as escrituras: literal (ao pé da letra),figurativo (simbólico), e popular (comum ou visual).

5 Capítulo 1 – Importantes Observações Sobre a Linguagem Bíblica
1.3 – A Interpretação de Expressões no Hebraico A Bíblia como sabemos, foi escrita em grande parte do ambiente cultural dos hebreus. Isso pode ser percebido por meio da linguagem e o modo de expressar alguns pensamentos. 1.3.1 – Textos Bíblicos com Expressões Hebraicas 1.3.2 – Os Nomes de Lugares no Modo de Expressão dos Hebreus

6 Capítulo 1 – Importantes Observações Sobre a Linguagem Bíblica
1.4 – A Interpretação de Expressões Gregas Na Bíblia Sagrada, o intérprete não só encontrará expressões comuns aos hebreus, mas também aos gregos. O destaque dessas duas culturas justifica-se pela grande influência que exerceram no Antigo e Novo Testamento.

7 Capítulo 2 – Os Símbolos e as Tipologias na Bíblia Sagrada
Os escritores bíblicos influenciados pelo modo de expressão da sua época utilizaram diversas formas de comunicar as verdades eternas de Deus. 2.1 – O Uso dos Símbolos na Bíblia Sagrada embora o uso dos símbolos seja freqüente nas Escrituras Sagradas, as passagens bíblicas nas quais eles aparecem mostram claramente que não podem ter uma aplicação literal, e sim somente figurativa.

8 Capítulo 2 – Os Símbolos e as Tipologias na Bíblia Sagrada
2.2 – Nomes simbólicos da Bíblia Alguns nomes bíblicos são associados a características e comportamentos daquela pessoa ou lugar. 2.3 – A Tipologia Bíblica Tipologia é o estudo dos tipos. A tipologia baseia-se na suposição de que há um padrão na obra de Deus através da história salvação. – Cuidados Necessários Quanto ao Uso dos Tipos na Bíblia – Alguns Exemplos de Tipos na Bíblia

9 Capítulo 3 – O Uso de Provérbios e Parábolas na Bíblia
Os escritores sagrados por diversas vezes se utilizaram dos recursos de linguagem para transmitir verdades fundamentais. 3.1 – Os Provérbios e sua Aplicação na Bíblia Sagrada Os provérbios são expressões concisas acerca da vida geral. 3.1.1 – Os Provérbios no Antigo Testamento 3.1.2 – Os Provérbios no Novo Testamento 3.1.3 – Cuidados Quanto à Interpretação dos Provérbios

10 Capítulo 3 – O Uso de Provérbios e Parábolas na Bíblia
3.2 – As Parábolas e sua Aplicação na Bíblia Sagrada O termo parábola significa basicamente “colocar ao lado de”. Assim a parábola é algo que se coloca ao lado de outra coisa para efeito de comparação. 3.2.1 – A Finalidade das Parábolas 3.2.2 – Métodos de Interpretar uma Parábola

11 Capítulo 4 – As Figuras de Retórica na Linguagem Bíblica
A Bíblia Sagrada contém as verdades eternas de Deus. Sua escrita é diversificada. Dentre as diversas formas de comunicar a Revelação de Deus, os escritores utilizaram as figuras de retórica. 4.1 – Metáfora Essa figura indica alguma semelhança entre dois objetos, que possuem alguns dos mesmos elementos sejam eles coisas reais, elementos simbólicos ou tipos.

12 Capítulo 4 – As Figuras de Retórica na Linguagem Bíblica
4.2 – Símiles Essa figura de retórica símile é a que estabelece uma semelhança ou comparação entre dois elementos de forma clara. 3.3 – Metonímias Essa figura baseia-se mais numa relação do que numa semelhança.Indica relações como causa e efeito, progenitor e posteridade,sujeito e atributo, símbolo e realidade simbolizada.

13 Capítulo 4 – As Figuras de Retórica na Linguagem Bíblica
4.4 – Alegoria A alegoria pode ser entendida como uma metáfora ampliada. É importante o intérprete nunca confundi-la com parábola. 4.5 – Paradoxo A palavra paradoxo é formada de duas palavras gregas, para – contra e doxa –crença

14 Conclusão Neste estudo vimos a importância da hermenêutica para a compreensão dos textos bíblicos. Aprendemos que o desafio de interpretar as Escrituras corretamente se depara com um abismo temporal, geográfico, cultural, lingüístico e literário. Com isso, o leitor deve sempre recorrer ao auxilio das regras de interpretação para extrair o sentido do texto mais aproximado da intenção do seu escritor.


Carregar ppt "Interpretando as Escrituras Sagradas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google