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Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba

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Apresentação em tema: "Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba"— Transcrição da apresentação:

1 Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
“Educação a Distância: Uma Estratégia Pedagógica e Tecnológica para a Elevação da Escolaridade do Trabalhador da Indústria e seus Dependentes” Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba

2 PROBLEMA/JUSTIFICATIVA
A Educação é base para a expansão do setor industrial e para a utilização e criação de novas tecnologias e processos. Na concepção da indústria, a Educação é um pilar para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A percepção do setor produtivo é convergente com a da sociedade brasileira, que valoriza crescentemente a Educação.

3 Estado da Paraíba identificou que:
Uma da pesquisa realizada em julho de 2008 sobre Necessidades Educacionais e de Competências para o Trabalho nas Indústrias do Estado da Paraíba identificou que: Fonte: Relatório de Pesquisa EBEP/2008

4 A população pesquisada foi composta de:
Fonte: Relatório de Pesquisa EBEP/2008

5 As demandas identificadas indicam que o SESI da Paraíba propõe-se elevar a escolaridade em Ensino Fundamental II e Ensino Médio de trabalhadores.

6 EAD – Conceito Oficial É modalidade educacional na qual a mediação didático – pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização dos meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades em lugares ou em tempos diversos. Decreto nº de 19 de dezembro de 2005

7 Múltiplas possibilidades
A Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Educação a Distância : Encontro das necessidades da clientela; Permite ao aluno trabalhador estudar com autonomia e flexibilidade de tempo e de espaço; Adequar os modernos sistemas educacionais à atual realidade social;

8 Aumentar o acesso ao conhecimento diminuindo barreiras geográficas;
Facilitar o estudo flexibilizando o local e o horário das aulas; Possibilitar a aprendizagem por demanda, atendendo especificidades institucionais; Promover condições dos Jovens e Adultos trabalhadores concluírem seus estudos básicos.

9 Oferta EaD/EJA Instituições
Fonte: Anuário Estatístico Brasileiro EAD/2008

10 O Projeto Possibilitará a inserção dos trabalhadores e dependentes da indústria paraibana como autores do seu próprio processo de aprendizagem. - Ferramentas tecnológicas + pedagógicas.

11 2 Núcleos; 6 polos; Polo Móvel; Oferta de cursos Ensino Fundamental II Segmento Ensino Médio Educação Continuada do Trabalhador Infraestrutura Portal: Metodologia: SESI Educa Credenciamento CEE/PB

12 Considerações Finais Eliminar as barreiras para que o conhecimento chegue aos trabalhadores/indústria; A educação venceu o tempo, o espaço e a distância: a presença ‘virtual’ passa a ser uma realidade, e está relacionada à abertura, à reciprocidade e ao compromisso, o que provavelmente atenderá as necessidades do contexto industrial paraibano.

13 Referências ALVES, João Roberto Moreira. A história da ead no Brasil. In. LITTO, Fredric M (org.). FORMIGA, Marcos (org.). Educação a Distância: O Estado a Arte. São Paulo: Person, p SESI. Departamento Nacional. Políticas e Diretrizes da Rede SESI de Educação. Brasília DF, SESI. Departamento Regional da Paraíba. Proposta pedagógica para educação a distancia na modalidade de educação de jovens e adultos. Campina Grande PB, SESI. Departamento Regional da Paraíba.Relatório de pesquisa:necessidades educacionais e de competências para o trabalho nas indústrias da Paraíba.Campina Grande, PB/2009.

14 A EDUCAÇÃO NÃO PODE MUITO...
Obrigada! A EDUCAÇÃO NÃO PODE MUITO... MAIS PODE ALGUMA COISA! Paulo Freire


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