Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
2
A sala de aula não é mais o único ambiente de aprendizagem
A sala de aula não é mais o único ambiente de aprendizagem. Novos espaços enfatizam a pesquisa, a colaboração, a construção do conhecimento e a interdisciplinaridade. AVA- Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Ultrapassam barreiras, facilitam relações, possibilitam construções e formam redes de colaboração.
3
O educador deixa de ser a fonte principal de informação, para se tornar um facilitador da aprendizagem, por meio de um ensino mais interativo.
4
Interação As redes de aprendizagem assíncronas combinam auto-estudo com interação por meio de computadores e tecnologias de comunicação, e a ferramenta mais comum é a internet.
5
Análise da Interação Questionário com 7 perguntas fechadas;
Respondido por 29 estudantes matriculados em 3 cursos diferentes; Dois cursos na plataforma Moodle e 1 na e-Proinfo.
6
Análise da interação 11 acessam diariamente; 5 acessam 3 vezes por semana; 10 acessam apenas 1 vez Qual ferramenta mais utilizada para tirar dúvidas:
7
Ferramenta preferida pelos cursistas:
8
Fórum
9
Redução da distância entre tutor e estudante
10
Exploração de outros recursos da plataforma
11
Considerações finais Pode-se concluir que o fórum e o são as ferramentas preferidas, capazes de reduzir a distância. O chat é citado poucas vezes como ferramenta acessível e agradável durante os estudos on-line. As atividades realizadas no fórum foram consideradas como atividade colaborativa; Fórum, sendo preferencial, deve ser explorado de forma a promover um ambiente de aprendizagem colaborativa em que todos aprendem fazendo, uns com os outros, formando a grande rede do conhecimento.
12
Para que seja eficaz, é necessário a intervenção de um facilitador para organizar o conteúdo, encadear as atividades, estruturar as tarefas e a interação do grupo e avaliar o processo. Educação é mais que transmissão de informação e, aprender é mais que memorizar conteúdos (HARASIM, 2005). Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.