A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DA SUPOSIÇÃO DE NORMALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA SUPOSIÇÃO DE NORMALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA SUPOSIÇÃO DE NORMALIDADE
Ref.: Johnson e Wichern, Cap. 4

2 Alguns métodos de Inferência Estatística partem do pressuposto de normalidade dos dados.
A qualidade das inferências feitas por estes métodos depende de quão próxima é a população em estudo da normal multivariada. Procedimentos para verificação de dados que apresentam desvios da suposição de normalidade se fazem necessários.

3 PROBLEMA: As observações Xi parecem violar a suposição de normalidade?
Sugestão: verificar se as distribuições marginais do vetor aleatório parecem normais; se os diagramas de dispersão das variáveis tomadas duas a duas têm uma aparência elíptica; se existem observações discrepantes (outliers) que mereçam ser verificadas.

4 Avaliação da normalidade das distribuições marginais
Histogramas para tamanhos amostrais superiores ou iguais a 25 podem revelar situações nas quais uma cauda da distribuição seja mais pesada do que a outra. Se o histograma para a j-ésima componente do vetor de observações parece razoavelmente simétrico, podemos verificar a normalidade calculando a proporção de valores que caem em determinados intervalos comparando-a com a proporção esperada sob normalidade.

5 Avaliação da normalidade das distribuições marginais
Por exemplo, numa distribuição normal univariada a probabilidade de um valor cair no intervalo que dista um desvio-padrão da média é cerca de 68%; a probabilidade de um valor cair no intervalo que dista dois desvios-padrão da média é cerca de 95%; etc. Assim, se observarmos proporções amostrais muito diferentes do que se espera no caso da normal, a hipótese de normalidade deve ser descartada. Gráficos são sempre ferramentas úteis em qualquer análise de dados. Gráficos especiais chamados Q-Q plots podem ser usados para avaliar a suposição de normalidade.

6 Q-Q plots Construídos a partir das distribuições marginais de cada componente do vetor p-variado. São de fato um gráfico do quantil amostral versus quantil esperado sob normalidade (podem ser usados para validar outras distribuições diferentes da normal). Quando a configuração de pontos no gráfico se aproxima de uma reta, a suposição de normalidade é sustentável. A normalidade é suspeita se houver pontos que se desviam do comportamento linear. A forma como os pontos se desviam do comportamento linear pode fornecer pistas sobre a natureza da não normalidade das observações. Conhecida a razão da não normalidade dos dados, ações corretivas podem ser tomadas (transformações visando normalizar os dados ou uso de técnicas para dados não normais).

7 PASSOS NA CONSTRUÇÃO DO Q-Q plot
Ordenar os n valores da j-ésima componente do vetor aleatório. Seja as observações ordenadas. Os ‘s são os quantis amostrais (i=1,2,...,n). Quando todos os quantis amostrais são distintos entre si, então exatamente i observações são menores ou iguais a A proporção i/n da amostra à esquerda de x(i) é frequentemente aproximada para (i-0,5)/n por conveniência analítica.

8 PASSOS NA CONSTRUÇÃO DO Q-Q plot
Para uma distribuição normal padrão, podemos obter os quantis q(i) tais que P(Z≤ q(i))=(i-0,5)/n. A idéia será olhar os pontos (q(i),x(i)) com a mesma probabilidade acumulada (i-0,5)/n. Se os dados, de fato, provêm de uma normal, os pares serão aproximadamente linearmente relacionados, pois o quantil esperado sob normalidade é aproximadamente σ q(i)+μ, com σ representando o desvio-padrão e μ a média da distribuição.

9 Usando o R para a construção do Q-Q plot
No R temos a função ppoints(n) que gera o vetor de valores (i-0,5)/n, para i variando de 1 a n. Para gerar os quantis esperados sob normalidade usaremos a função qnorm(p), que retorna o quantil cuja probabilidade acumulada é p. (Quando não especificamos nada além de p, o R retorna quantis da N(0,1)). A função usada para ordenar um vetor de números no R é a função sort(x).

10 Construção do Q-Q plot das medidas do conjunto de dados crabs do pacote MASS
Carregue o pacote MASS. Digite data(crabs). Os dados estão organizados de tal modo que as colunas de 4 a 8 representam medidas morfológicas de caranguejos de duas espécies (linha 1 a 100 uma espécie e de 101 a 200 a outra). Também há a divisão por gênero (macho e fêmea) tal que as 50 primeiras linhas de cada espécie são do gênero macho e, as restantes, do gênero fêmea. Vamos construir 20 QQ-plots representando cada uma das 5 medidas dos 4 grupos caracterizados por espécie e gênero.

11 Construção do Q-Q plot das medidas do conjunto de dados crabs do pacote MASS
Como n=50 em cada grupo espécie e gênero, faça prop=ppoints(50) Calcule o vetor de quantis esperados sob normalidade: quantilesp=qnorm(prop) Ordene os valores observados: x1=sort(crabs[1:50,4]) Construa o gráfico: plot(quantilesp,x1). Para que os 20 gráficos fiquem numa única página use a função par(mfrow=c(4,5))

12

13 Avaliação da normalidade das distribuições marginais
Uma medida quantitativa para auxiliar na avaliação do Q-Q plot é calcular a correlação rQ entre os quantis esperados e o vetor observado ordenado. A hipótese de normalidade é rejeitada ao nível de significância α se rQ obtido for menor que um valor apropriado. Por exemplo, ao nível de significância de 5% amostras de tamanho 50, a hipótese deve ser rejeitada se rQ for inferiro a 0,9768.

14 Correlações obtidas na base de dados crabs
grupo 1: 0,9929 0,9899 0,9924 0,9924 0,9910 grupo 2: 0,9901 0,9939 0,9931 0,9940 0,9924 grupo 3: 0,9902 0,9943 0,9907 0,9903 0,9893 grupo 4: 0,9919 0,9903 0,9915 0,9912 0,9939 Limiar: 0,9768. Logo, verifica-se que nenhuma das correlações fica abaixo do limiar especificado pelo nível de significância de 5%, evidenciando a não rejeição da hipótese nula de normalidade das distribuições marginais.

15 Teste de normalidade de Shapiro-Wilk
Esse teste, proposto em 1965, calcula uma estatística W que testa se uma amostra aleatória de tamanho n provém de uma distribuição normal. Valores pequenos de W são evidência de desvios da normalidade e pontos percentuais para a estatística W, podem ser obtidos via simulação de Monte Carlo. A estatística W é calculada de acordo com a seguinte equação: em que os x(i)’s são os valores amostrais ordenado e os ai‘s são constantes geradas das médias, variâncias e covariâncias das estatísticas de ordem de uma amostra aleatória de tamanho n de uma distribuição normal.  Em comparação a outros testes de bondade de ajuste, esse teste comporta-se bem.  No R existe a função shapiro.test(x).

16 Resultados da aplicação do teste de normalidade de Shapiro-Wilk aos dados “CRABS”
data: x1 --> W = , p-value = data: x2 --> W = , p-value = data: x3 --> W = , p-value = data: x4 --> W = , p-value = data: x5 --> W = , p-value = data: y1 --> W = , p-value = data: y2 --> w = , p-value = data: y3 --> W = , p-value = data: y4 --> W = , p-value = data: y5 --> W = , p-value = data: z1 --> W = , p-value = data: z2 --> W = , p-value = data: z3 --> W = , p-value = data: z4 --> W = , p-value = data: z5 --> W = , p-value = data: w1 --> W = , p-value = data: w2 --> W = , p-value = data: w3 --> W = , p-value = data: w4 --> W = , p-value = data: w5 --> W = , p-value =

17 Avaliando compostos lineares
Compostos lineares podem ser investigados. Alguns textos sugerem trabalhar com o composto linear representando o maior autovalor de S. O composto linear: representando o menor autovalor de S também costuma ser usado.

18 Avaliando compostos lineares
Para avaliar os compostos sugeridos no slide anterior, primeiro devemos obter os n valores correspondentes a tais compostos. Por simplicidade, consideraremos apenas o primeiro grupo. A verificação para os demais grupos fica como um exercício. Primeiro vamos obter a decomposição espectral de S1 fazendo DES1=eigen(S1). DES1 receberá dois objetos: o vetor de autovalores em ordem decrescente de magnitude e a matriz ortogonal na qual as colunas são os autovetores correspondentes.

19 Avaliando compostos lineares
DES1$vectors[,j] representa o j-ésimo autovetor. Faça e1=matrix(0,1,5) e e5=matrix(0,1,5) Depois faça for (i in 1:5){e1[i]=DES1$vectors[i,1]} e for (i in 1:5){e5[i]=DES1$vectors[i,5]} Defina xc=matrix(0,50,2), matriz que receberá em cada coluna um dos compostos a serem analisados. Finalmente, obtenha os compostos: (x1 representa a matriz de dados do grupo 1) for (i in 1:50){xc[i,1]=e1%*%x1[i,]} e for (i in 1:50){xc[i,2]=e5%*%x1[i,]}

20 Resultados

21 Teste de Shapiro-Wilk Shapiro-Wilk normality test data: xc[, 1]
W = , p-value = > shapiro.test(xc[,2]) data: xc[, 2] W = , p-value =

22 Avaliação da Normalidade bivariada
Em trabalhos práticos, geralmente é suficiente investigar as distribuições uni e bivariadas subjacentes. Se as observações foram geradas de uma distribuição normal multivariada, cada distribuição bivariada será normal e os contornos de densidade constante serão elipses. O diagrama de dispersão deve-se ajustar a essa estrutura exibindo uma forma elíptica.

23 Avaliação da Normalidade bivariada
Além disso, vimos que se , então A grosso modo, devemos esperar que cerca de 50% das observações caiam na região (no elipsóide) Assim um procedimento útil, embora não exato, é comparar as proporções de pontos dentro de um contorno com a proba- bilidade teórica correspondente.

24 Avaliação da Normalidade bivariada
Um método um pouco mais formal para julgar a normalidade bivariada é baseado no quadrado da distância generalizada Esse procedimento não é limitado ao caso p=2, pode ser usado. para p>2.

25 Avaliação da Normalidade bivariada
Quando a população é de fato normal multivariada e ambos n e n-p são maiores que 25 ou 30, cada uma das distâncias generalizadas quadradas devem comportar-se segundo uma distribuição de qui-quadrado com p graus de liberdade. Apesar dessas distâncias não serem independentes ou terem distribuição exata de Qui-quadrado, é útil construir um gráfico como se fossem. O gráfico resultante é chamado gráfico qui-quadrado.

26 Construção do gráfico qui-quadrado
1. Ordene as distâncias quadradas amostrais obtendo 2. Construa o gráfico de dispersão dos pontos: representando o 100(i-0,5)/n quantil da distribuição de qui-quadrado com p graus de liberdade. A nuvem de pontos deve se ajustar a uma reta. Um padrão diferente sugere falta de normalidade

27 Verificando a normalidade bivariada dos dados em crabs
Para começar devemos calcular as distâncias quadradas. Para isso vamos definir a matriz de dados x=matrix(0,200,5) e fazer x1=x[1:50,1:5]. Em seguida vamos calcular o vetor de médias m1=matrix(0,1,5) // for (i in 1:5){m1[i]=mean(x1[,i])} e a matriz de covariância amostral S1=cov(x1). Defina o vetor que receberá as distâncias quadradas: dquad1=matrix(0,50) e faça for (i in 1:50){dquad1[i]=(x1[i,]-m1)%*%solve(S1)%*%t(x1[i,]-m1)}

28 Verificando a normalidade bivariada dos dados em crabs
Em seguida obtenha o vetor prop=ppoints(50) para calcular o vetor de quantis (esperados) qui=qchisq(prop,5) Agora é só construir o gráfico. A figura a seguir mostra os gráficos obtidos para os quatro grupos. Também podemos calcular as porcentagens em cada caso das distâncias quadradas que ficaram abaixo do quantil de 50% da qui-quadrado com 5 graus de liberdade. Nesses caso em particular, observou-se 60%, 62%, 50% e 50%, respectivamente.

29

30 Transformações de normalização
Se a suposição de normalidade dos dados não é plausível, que estratégia adotar? 1) Usar técnicas estatísticas apropriadas para dados não-normais, após verificar a distribuição plausível para os dados (Poisson, Gamma,etc.) 2) Transformar os dados para uma nova escala, sob a qual a suposição de normalidade é plausível. Aqui, somente trataremos da transformação, pois técnicas a serem estudadas a seguir são voltadas para dados normais. Transformações não são nada mais do que uma forma de reescrever os dados numa unidade diferente.

31 Transformações úteis Escala original Escala transformada Contagens (y)
Proporções ( Correlações (r) Fisher

32 Transformações de normalização
Em muitas situações a escolha para melhorar a aproximação normal não é óbvia. Para tais casos é conveniente deixar que os dados mostrem uma transformação. Uma família útil de transformações para esse propósito é a família de transformações de potências : xλ. As transformações de potência só estão definidas para variáveis positivas. Porém, isso não é tão restritivo quanto parece, porque uma única constante pode ser adicionada a cada observação no conjunto de dados se alguns dos valores observados forem negativos. 

33 Transformações de normalização
Box e Cox consideraram a seguinte família de transformações de potência modificada: que é contínua em λ para x>0.  Dada a amostra, escolhe-se λ de modo a maximizar:

34 Transformações de normalização
Observação: A transformação obtida geralmente melhora a aproximação à normalidade. Porém, não há garantias de que mesmo a melhor escolha de λ produzirá um conjunto de dados transformados que seja adequado à suposição de normalidade. Os resultados obtidos por uma transformação selecionada de acordo com esse procedimento devem ser cuidadosamente examinados para possíveis violações da suposição de normalidade. Essa recomendação de fato vale para qualquer transformação usada.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DA SUPOSIÇÃO DE NORMALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google