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SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

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Apresentação em tema: "SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
Ministério do Turismo SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO “BEM RECEBER” QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM Coordenação-Geral de Qualificação e Certificação DCPAT/SNPDT/MTur

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3 PROJETO BEM RECEBER Público Alvo Parceria - MTur / SEBRAE / IH
Micro e pequenos meios de hospedagem com até 50 UH Trabalhadores operacionais desses meios de hospedagem (Garçom, Cozinheiro, Recepcionista, Camareira, Governanta, Mensageiro) Parceria - MTur / SEBRAE / IH Apoio Institucional - APEX / BID / ABIH / CBTS / PCTS

4 Competitividade e responsabilidade social
OBJETIVO GERAL Melhorar a qualidade e sustentabilidade dos destinos turísticos por meio da adoção de práticas empresariais sustentáveis e da qualificação profissional Competitividade e responsabilidade social

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sensibilizar para a importância da sustentabilidade (econômica, sócio-cultural e ambiental) Conscientizar empresários e trabalhadores quanto às suas responsabilidades Apoiar a adoção de práticas sustentáveis e a utilização racional dos atrativos turísticos, possibilitando sua preservação para as próximas gerações Possibilitar a implantação de sistema de gestão da sustentabilidade e dar oportunidade de certificação às empresas Melhorar a qualidade dos serviços prestados ao turista

6 METODOLOGIA Componente Gestão Sustentável Etapas Mobilização
Seleção (de acordo com o perfil de entrada) Diagnóstico dos meios de hospedagem Implementação dos requisitos da Norma por meio de 9 oficinas e 9 visitas técnicas individuais = 140h Suporte técnico a distância = web e telefone Avaliação para certificação = 1º ano Manutenção = 2º e 3º anos Previsão de duração = 7 meses

7 METODOLOGIA Componente Qualificação Profissional Conteúdos Pedagógicos
Alinhados as NBRs e adequados a realidade sócio- educacional dos profissionais operacionais Ocupações Garçom, Cozinheiro, Recepcionista, Camareira, Governanta, Mensageiro

8 METODOLOGIA Componente Qualificação Profissional Etapas
Formação de agente local de mobilização Seleção e qualificação de 02 ILTs por empresa (40h) Avaliação para certificação dos Instrutores Avaliação diagnóstica dos trabalhadores Disponibilização de material didático 02 visitas de acompanhamento pedagógico Avaliação para certificação

9 CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO DOS DESTINOS
Premissa – Programa de Regionalização Demanda nacional e internacional Número de empresas Efeito demonstrativo Mobilização empresarial Potencial de crescimento Incidência de exploração sexual no turismo

10 DESTINOS PRIORIZADOS Serra Gaúcha/RS Vale do Ribeira/SP Aquiraz/CE
Vil. e Fazendas/MG Fernando de Noronha/PE João Pessoa/PB Serra do Cipó/MG Manaus/AM Boa Vista/RR Camaragipe - Maragogi/AL Circuito do Ouro/MG Pantanal /MT Belém/PA Itacaré /BA Tibau/Pipa /RN

11 DESTINOS PRIORIZADOS Região dos Lagos / RJ Serra da Bodoquena / MS
Costa dos Coqueiros / BA Florianópolis / SC Palmas / TO Brasília / DF Aracajú/SE Chapada Diamantina/BA Circ. Inconfidentes/MG Litoral Paranaense/PR Guarapari / ES Foz do Iguaçu / PR

12 DESTINOS EM EXECUÇÃO Serra do Cipó (20) Vilas e Fazendas (8)
Circuito dos Inconfidentes (18) Circuito do Ouro (21) Costa dos Coqueiros (12) Costa do Cacau (15) Chapada Diamantina (17) 07 destinos / 111 empresas / 930 profissionais

13 RESULTADOS ESPERADOS Adesão de 565 empreendimentos
1130 ILTs atuando em seus locais de trabalho 1130 ILTs certificados em suas áreas de competência 6.800 profissionais avaliados e certificados 30 Agentes de Mobilização Locais qualificados para dar continuidade às ações após o término do convênio Produção e publicação de materiais didáticos Assistência técnica em gestão da sustentabilidade a 565 empreendimentos Avaliação para certificação em 30% dos empreendimentos

14 FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO
Folders Flyers Cartazes Banners Displays Tag de Malas Portal eletrônico Anúncios em Revistas Especializadas Anúncios em Jornais Especializados

15 SERRA DO CIPÓ Localização – Jaboticatubas – 100km de BH
Características 20 pousadas (de 8 a 32 UHs) Área de preservação ambiental Desafio - ser piloto Construção de modelo pelos próprios consultores Ausência de procedimentos de controle nos empreendimentos

16 SERRA DO CIPÓ Principais dificuldades
Formação de ILTs não fazia parte da metodologia Dificuldade dos empresários para entendimento do ciclo PDCA e construção de documentos de registro e controle Principais potencialidades Nenhuma evasão Coesão do grupo Comprometimento

17 SERRA DO CIPÓ Principais resultados alcançados Ambientais
Licenças ambientais (todos) Tratamento do lixo Economia de energia Controle de combate a incêndio Sócio-culturais Valorização da cultura local (novos roteiros e contribuições) Preferência por fornecedores locais Compras coletivas Econômicos Qualificação dos serviços Tratamento de reclamações

18 SERRA DO CIPÓ Principais não conformidades
Maioria absoluta relacionada a mecanismos de controle Formalização (documentos) Principais ajustes no Programa Elaboração de planilhas de controle Reformulação das visitas técnicas Maior exigência em relação ao perfil de entrada Concentração de esforços na mobilização

19 Tânia Mara do Valle Arantes
Obrigada Tânia Mara do Valle Arantes Coordenadora-Geral de Qualificação e Certificação Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo 15 festivais 1 roteiro gastronômico novo (ER já apoiado)


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