A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim
LOCUS- Laboratório de Pesquisa em Psicologia ambiental MAPAS AFETIVOS: UMA PERSPECTIVA DE LEITURA PSICOSSOCIAL DO TERRITÓRIO São Paulo, novembro de 2011

2 Universidade Federal do Ceará Departamento de Psicologia
Centro de Humanidades Departamento de Psicologia

3 O caminho do Método se fez ao caminhar
Experiências profissionais e acadêmicas em psicologia comunitária, psicologia social e ambiental Dissertação de Mestrado (UnB) Representações sociais de cidades satélites de Brasília Tese de doutorado sobre Cidade e afetividade (PUC-SP) Mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo

4 SOCIAL E AMBIENTAL NA PSICOLOGIA
Na perspectiva histórico-cultural ambiente e espaço são compreendidos como uma dimensão que não se limita ao que circunda o indivíduo.

5 Psicologia Social na Vertente Histórico-Cultural (SILVIA LANE)
Compromiso com todos os homens concretos, principalmente os dominados e explorados; O compromiso con seu lugar. Sua conciência como cidadão de uma metrópole.

6 Psicologia Ambiental A Psicologia Ambiental é uma área interdisciplinar, que busca estudar a interação das pessoas com seu entorno sócio-físico, considerando o meio urbano, os recursos naturais e o comportamento.

7 CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO ESPACIAL
A atribuição de significados ao ambiente corresponde a um conjunto de conteúdos que permite o sujeito compreender o que é para ele um lugar, “O ambiente é um território emocional” (CORRALIZA,1998, p. 60).;

8 CATEGORIAS ENVOLVIDAS NA CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO
IDENTIDADE DE LUGAR (PROSHANSKY) APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO( POL) APEGO AO LUGAR (Giulliani) IDENTIDADE SOCIAL URBANA (VALERA) MEMÓRIA DO LUGAR (JODELET) MAPAS COGNITIVOS (DOWNS Y STEA; KELVIN LINCH)

9 Cidade e Afetividade A afetividade como conhecimento, orientação e ética na cidade. O Encontro do indivíduo com a cidade; Racionalidade ético-afetiva na cidade (SAWAIA, 1995). A construção de uma cidade ideal, de um homem novo de uma nova cidade e de uma nova vida na cidade.

10 Afetividade como categoria ético-política
A ética só aparece no homem quando ele percebe que o maior bem para o seu ser, é outro ser humano. Desta forma o homem se torna ético em função dessa paixão. (Espinoza).

11 MAPA AFETIVO O mapa afetivo é um instrumento que revela o conhecimento , orientação e ética na cidade pelos sentimentos dos habitantes e que facilita a superação das dualidades: subjetividade/objetividade, individual/coletivo e cognição/afeto.

12 Mapa Afetivo: conhecimento, orientação e ética na Cidade
Tornar tangível o intangível Desenhos e metáforas como recursos imagéticos O desenho como deflagrador de emoções e sentimentos As metáforas como recurso de síntese Escrita como expressão da dimensão afetiva (subtexto)

13 Imagens de Barcelona e de São Paulo, conforme as qualidades e sentimentos dos respondentes
Qualidade das cidades Sentimentos Contrastes Atração/sufoco Rica/pobre Alegre/triste, amor / ódio, frieza/calor Atração Atrativa, cultural e oportunidades Alegria, bem-estar e pertencimento Destruição Massificação e pobreza Solidão, impotência, tristeza e desânimo Agradabilidade Beleza, colorido e natureza Recordações, prazer e pertinência Movimento Evolução, novidade e transformação Ambigüidade e estranheza Caixa de Surpresas Novidade, fluidez e abertura Curiosidade, isola- mento e insegurança

14 Sentimentos potencializadores e implicadores com o lugar
Agradabilidade: Recordações; prazer; pertencimento; desfrute; incondicional; gozo de viver; amor Atração pela cidade, oportunidades criadas pelo trabalho e pelo ocio Sentir a cidade como sua casa, Vinculo com a cidade e ou bairro.

15 Sentimentos despotencializadores e distanciadores com o lugar
Medo, ameaça , Insegurança, sentimento de abandono e solidão. Instabilidade, Violência, raiva, depredação, marginalização, perigo Descaso com o espaço público e falta de espaços de lazer Tristeza e depressão

16 Estima do Lugar Uma categoria ambiental socialmente construída
É um indicador da ação do indivíduo no lugar e de sua implicação com ela. Pode ser tomada como eixo orientador da implementação de ações que pretendam buscar o envolvimento da população em questões urbanas e ambientais sustentáveis.

17 Barcelona São Paulo

18 (Des)construção e Regeneração

19 Imagens de contraste e suas metáforas
Sentido 1. É aquela que se contradiz entre o bem estar de viver nela com o mal estar de conviver com as desigualdades sociais. 2. É aquela onde os contrastes impossibilitam seus habitantes viver a solidariedade, pois convivem com a satisfação e o prazer da harmonia urbana e a tristeza e a dor do fechamento às diferenças. Metáfora 1. Cidade maçã vermelha com pontos de podridão (BCN) 2. Cidade museu (BCN)

20 Imagens de contraste e suas metáforas
Sentido Aquela que traz contrastes de prazer (doce) e desprazer (azedo), que pode ser superado pelo sentimento de pertencimento. 2. É aquela que traz contrastes próprios da modernidade, onde a velocidade e aglomeração são suas principais características. Metáfora 1. Cidade abacaxi (SP) 2. Cidade trem de metrô (SP)

21

22

23

24 IMAGENS DE ALUNOS DE ESCOLAS PUBLICAS DE FORTALEZA

25 Destruição: Nesta categoria estão as palavras e sentimentos que envolvem abandono, poluição, esquecimento, desprezo e falta de esperança.

26 PERTENCIMENTO A comunidade unida em todos os momentos de êxito e de dificuldades. (Morador da sede, 18 anos.)

27 Oficina de construção do Mapa de Barrio

28 EDUCAÇAO AMBIENTAL E PRÁTICAS COLETIVAS
TRILHAS URBANAS E ECOLÓGICAS

29 Afetividade, Cidade , Estima de Lugar
Cidades agradáveis que criam contato com a natureza: andar a pé,bicicleta e transporte publico e quem se ande menos de carro. Cidadãos identificados com seu lugar (pertencimento) que facilitam processos de apropriação do espaço Os contrastes das grandes cidades estressam seus habitantes causando agonia alienação Os sentimentos de medo e insegurança na cidade distanciam o cidadão do espaço publico e do contato com o diferente

30 A DIALÉTICA DA AFETIVIDADE
Acción / Reflexión Difusión /Producción del conocimiento Individual / coletivo Vivência / Aprendizagem Racionalidad / Afetividad Investigador-sujeto Afetivo Saúde e doença Social / Ambiental Subjetividad / objetividad

31 SAÚDE, AFETIVIDADE E ESTIMA DO LUGAR
O modelo de atenção a saúde não pode deixar de considerar a relação de afeto dos usuários, com o ambiente ,como uma categoria integradora e orientadora da ação. A não implicação do indivíduo com o lugar adoece e fragiliza. A avaliação da afetividade do lugar, pode ser uma caminho para a integração das ações na saúde.


Carregar ppt "Professora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google