A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Michel Fabiano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Michel Fabiano"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Michel Fabiano
Excel 2007 Professor: Michel Fabiano

2 5º: Layout de Página e Impressão
Adicionar cabeçalho e rodapé numa planilha; Mudar margens e centralizar a planilha; Alterar a orientação da escala; Adicionar e excluir quebra de página; Configurar e limpar uma área de impressão.

3 6º: Avaliação Prática O aluno fará uma avaliação sobre o conteúdo aplicado ao longo das cinco primeiras aulas. Na avaliação serão abordados os pontos: Formatação Como utilizar o Mesclar Células Cálculos Básicos Uso de Funções para Soma, Média, Máximo e Mínimo

4 Layout e Página e Impressão
5º Aula

5 Layout de Página Que tal realizar a configuração do Layout da página da planilha no Excel. Isso é possível e bem simples, para isso você trabalhará com a Guia Layout de página e alguns botões irei explicar brevemente.

6 Margens Neste botão você consegue alterar a definição das margens da planilha, por padrão ele possui três tipos: Normal Larga Estreita Caso deseja uma outra definição de tamanho de margem você deve utilizar Margens Personalizada.

7 Orientação Outro botão que temos é o Orientação, onde é possível alterar a orientação do Papel, para Retrato ou Paisagem Retrato, quando você tiver muito mais linhas do que colunas. Paisagem, quando você tiver muito mais colunas do que linhas. Dica: Planilhas Grandes

8 Tamanho O Botão Tamanho é possível configurar o tamanho do papel, isso é muito importante, imprimir com o tamanho adequado da folha. Os dois formatos mais utilizados são A4 e Carta, sempre quando for imprimir defina o tamanho do papel.

9 Margens Personalizadas
Bom se você desejar alterar a margem, você pode definir as configurações que desejar como margens superior, inferior e outras. É possível centralizar a planilha horizontalmente e verticalmente, ficando ao centro da página quando for imprimir.

10 Outras configurações É possível configurar a página e outras opções para isso você terá que clicar no botão configurar página.

11 Outras Configurações Aqui você pode fazer diversas configurações específicas como Página, Margens, Cabeçalho e Rodapé e por final a Planilha. Veremos algumas a seguir.

12 Configurar Página É possível definir a orientação: Dimensionar
Retrato ou Paisagem Dimensionar Ajustar para 100% do tamanho normal Ajustar para página de largura para página de altura. Essa opção é interessante para diminuir uma planilha se essa for muito grande, fazendo com que ela caixa em uma única página. Tamanho do Papel e Qualidade de Impressão

13 Cabeçalho e Rodapé É possível definir o nome do cabeçalho (parte superior da página) e rodapé (parte inferior da página). Você pode exibir página, data, hora e outras informações. É possível personalizar inserindo texto e outros dados para cabeçalho e rodapé.

14 Planilha Nesta opção você tem diversas configurações como imprimir ou não as linhas de grade que dividem as colunas e linhas da planilha. Imprimir em Preto e Branco e até com qualidade de Rascunho.

15 Avaliação Prática 6º Aula

16 1º) Atividade Nesta atividade você deverá criar uma tabela semelhante a abaixo, no entanto terá que seguir algumas observações importantes para conclusão:

17 1º) Atividade - Observações
Nas colunas B, C, D e E aplicar formatação contábil ou moeda, apenas nas células que conterão os valores. Realizar o cálculo do TOTAL com a função SOMA dos meses Janeiro, Fevereiro e Março para cada funcionário. Aplicar a formatação que desejar, importante não utilizar formatar como tabela. Realizar o cálculo das funções Média, Máximo e Mínimo para análise do TOTAL. Mesclar células e centralizar de A1 até E1, para inserção do título da tabela.

18 2º) Atividade Nesta atividade você deverá criar uma tabela semelhante a abaixo, no entanto terá que seguir algumas observações importantes para conclusão:

19 2º) Atividade - Observações
Uso do recurso mesclar células, como em A1 até A5, B1 até G1, e assim por diante, veja na tabela. Realizar formatação no estilo contábil ou moeda nas colunas D, E, F, G, H, I, J e K, apenas no valores. Realizar o cálculo em R$ Total, no caso multiplicar QTDE por R$ Unit. Formatar a tabela com cores, fontes, estilos. Aplicar uso da função Hoje em I1 (i1). Não utilizar formatar como tabela

20 3º) Atividade Nesta atividade você deverá criar uma tabela semelhante a abaixo, no entanto terá que seguir algumas observações importantes para conclusão: Atenção para os Cálculos e Observações Digite os valores que desejar para as colunas Trabalho, Atividade e Prova O valor da Nota 1 é a soma entre trabalho e atividade. O valor da média será com base nos valores de Nota 1 e Prova. Formate a tabela ao seu gosto.

21 4º) Atividade Nesta atividade você deverá criar uma tabela semelhante a abaixo, no entanto terá que seguir algumas observações importantes para conclusão:

22 4º) Atividade - Observações
Digitar valores para Entrada e Saída dos respectivos meses. Calcular o Total entre Entrada e Saída, para isso utilize a subtração Formate ao seu gosto, como sugestão utilize o recurso de bordas e altere a cor e o estilo da linha.

23 5º) Atividade Nesta atividade você deverá criar uma tabela semelhante a abaixo, no entanto terá que seguir algumas observações importantes para conclusão:

24 5º) Atividade - Observações
Realizar Mesclar Células em A1 até G1 Na coluna D, realizar o cálculo do preço a vista dividido por 2 Na coluna E, realizar o cálculo do preço a vista dividido por 3 Na coluna F, realizar o cálculo do preço a vista dividido por 4 Na coluna G, realizar o cálculo do preço com desconto do seguinte modo: Preço a vista – Preço a vista * 10% Formate a tabela ao seu gosto, mude tipo da fonte, tamanho, cores, enfim utilize os recursos vistos no curso.

25 6º) Atividade Nesta atividade você deverá criar uma tabela semelhante a abaixo, no entanto terá que seguir algumas observações importantes para conclusão: Cálculos R$ Total é a multiplicação entre Quantidade e R$ Custo; R$ Venda é: R$ Custo + (R$ Custo*Lucro)

26 Conclusões Você viu como configurar o layout da página com algumas opções importantes e que muitos possuem dúvidas no momento de imprimir e organizar o layout da planilha para visualização. As opções de Margens, Orientação e Tamanho são muito importantes, espero que tenha tido uma noção básica e aplique isso no seu dia a dia.


Carregar ppt "Professor: Michel Fabiano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google