A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitora: Flávia Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitora: Flávia Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Monitora: Flávia Carvalho
Cromossomopatias Monitora: Flávia Carvalho

2 Síndrome de Down Cariótipo de um paciente

3

4 Patologias relacionadas com a Síndrome de Down
Obesidade Diabete Mellitus Distúrbios Gastrointestinais Patologias da Tireóide Doença de Alzheimer Patologias relacionadas com a Síndrome de Down

5 Sobrepeso/Obesidade:
Os indivíduos com Síndrome de Down, desde a infância, já apresentam tendência ao sobrepeso. Em estudo realizado nos EUA, a média de peso encontrada entre crianças com Síndrome de Down estava acima do limite máximo esperado na população.

6 O gráfico mostra a média de peso de crianças com Síndrome de Down com 13 anos de idade em relação ao peso ideal (estabelecido entre 90 e 110%)

7 Já entre os adolescentes com 18 anos de idade com Síndrome de Down observa-se uma diferença ainda maior no peso em relação ao ideal:

8 Em adultos com a síndrome, a obesidade também é um problema freqüente
Em adultos com a síndrome, a obesidade também é um problema freqüente. Um estudo com 58 pacientes, que analisou a prevalência de pessoas acima do limite de peso esperado, teve os seguintes resultados:

9 Prevenção X Tratamento
Ideal: Se necessário: Prevenção X Tratamento Exercícios físicos associados ao lazer Hábitos alimentares saudáveis Detecção precoce do hipotireoidismo Dieta para combater a obesidade já instalada

10 A obesidade pode exacerbar outros problemas de saúde com predisposição aumentada nos pacientes com Síndrome de Down: Refluxo gastroesofágico, asma, artrite. Além de dificultar a higiene pessoal e limitar as oportunidades de recreação e socialização.

11 Diabete Mellitus: Em pacientes com Síndrome de Down são mais comuns distúrbios metabólicos como: Tolerância à glicose Diabete Mellitus tipo II Entretanto, a freqüência estimada de Diabete Mellitus tipo I nesses pacientes é similar à encontrada na população geral.???

12 “Na população geral, 2/1000 crianças têm Diabete Mellitus tipo 1
“Na população geral, 2/1000 crianças têm Diabete Mellitus tipo 1. Se considerarmos as crianças com Síndrome de Down, a prevalência aumenta 10 vezes. As estimativas variam entre 0,33 – 10,6%.”

13 Distúrbios Gastrointes-tinais
As malformações no trato gastrointestinal (TGI) mais comumente associadas com a Síndrome de Down são: Atresia Duodenal Doença de Hirschsprung Além dessas duas patologias, o refluxo gastroesofágico e a doença celíaca também estão associados com a trissomia em questão. Distúrbios Gastrointes-tinais

14 Epidemiologia: Síndrome de Down X Distúrbios do TGI mais freqüentes.
Entre 2 e 15% das crianças com síndrome de Down têm atresia duodenal. Vinte a 30% das crianças com atresia duodenal têm Síndrome de Down Cerca de 2% dos pacientes com Síndrome de Down têm doença de Hirschsprung. Dez a 15% dos pacientes com doença de Hirschsprung têm Síndrome de Down.

15 A doença celíaca é encontrada em 4 a 17% das crianças com Síndrome de Down. Entretanto, aproximadamente 50% das crianças assintomáticas tiveram a doença demonstrada em biópsia do intestino. O tratamento com dieta livre de glúten normaliza as alterações histológicas no intestino delgado, melhora a condição clínica e previne complicações, como a anemia e a osteoporose. O Down Syndrome Medical Interest Group (US) recomenda o rastreamento para doença celíaca em pacientes com Síndrome de Down a partir dos 2 anos de idade.

16 A queixa intestinal mais freqüente e persistente nesses paciente é a constipação.
No início, pode ser causada por estenose anal ou doença de Hirschsprung. Mas muitas crianças com mais idade e adultos são afetados na ausência de anormalidade no TGI. Nesses casos, a origem da constipação é complexa: hipotonia, demorada introdução de alimentos sólidos e outros fatores dietéticos provavelmente combinados com distúrbios de estabelecimento de hábitos intestinais regulares.

17 Patologias da Tireóide:
O hipotireoidismo e a Síndrome de Down estão fortemente associados em todas as idades. Tem especial associação com a Síndrome de Down a tireoidite de Hashimoto, um distúrbio auto-imune da tireóide que leva ao hipotireoidismo. Essa síndrome também pode ser relacionada com outras doenças auto-imunes, mas dados a respeito da freqüência dessas associações ainda permanecem incertos.

18 “Um estudo que avaliou a função da tireóide em pacientes com Síndrome de Down, 30% dos pacientes entre anos apresentaram hipotireoidismo subclínico. Dentre os pacientes com doença subclínica, 90% apresentaram anticorpos antitireóide (relacionado com a ocorrência de tireoidite de Hashimoto). Dois anos depois, 36% dos pacientes com anticorpos positivos desenvolveram evidências clínicas de doença da tireóide.”

19 “A prevalência aumenta c/a idade
“A prevalência aumenta c/a idade. Hipotireodismo não compensado é encontrado em 10% das crianças em idade escolar. Os sinais e sintomas podem não ser óbvios, ou, se presentes, podem ser confundir com as características próprias dos pacientes com a síndrome.”

20 Doença de Alzheimer: Um estudo prospectivo indicou que a prevalência total de doença de Alzheimer nos pacientes com síndrome de Down com menos de 49 anos é de 8%, elevando-se para mais de 75% entre os pacientes com mais 60 anos de idade. Em comparação, a prevalência da doença de Alzheimer em pacientes cromossomicamente normais é de 20% entre 75 e 85 anos.

21 Síndrome de Turner Cariótipo de uma paciente

22

23 Patologias relacionadas com a Síndrome de Turner
Diabete Mellitus Hipertensão Patologias relacionadas com a Síndrome de Turner Osteoporose Obesidade Doença intestinal inflamatória Patologias da tireóide Anormalidades renais

24 ‘Um estudo na Dinamarca, incluindo 594 pacientes (70% das pacientes com Síndrome de Turner), revelou que as pacientes com a síndrome apresentaram risco relativo (nº de casos observados/esperados) de 5,8 para desenvolver hipotireoidismo (embora 0,5% já apresentem a doença); 11,6 para Diabete Mellitus tipo I; 4,4 para Diabete Mellitus tipo II; e 2,2 para fraturas (talvez devido a reposição de estrógeno insuficiente).”

25 De acordo com alguns estudos, a expectativa de vida média entre os indivíduos com Síndrome de Turner é de 69 anos.

26 Diabete Mellitus: Diminuição da tolerância à glicose foi relatada entre 10-43% dos pacientes com Síndrome de Turner (os números variam de acordo com o critério diagnóstico e com a idade dos pacientes), e Diabete Mellitus não-insulino-dependente em 4-8% dos pacientes com a Síndrome.

27 Obesidade: Mulheres com síndrome de Turner podem ter sobrepeso ou obesidade, provavelmente mais relacionado com de calorias em excesso em relação à demanda, do que com uma desordem no metabolismo. Problemas relacionados com a Síndrome de Turner, como intolerância à glicose, hipertensão, osteoporose, têm relação causal com a obesidade ou podem ser exacerbados por ela.

28 Osteoporose: As mulheres com Síndrome de Turner apresentam disgenesia gonadal e necessitam reposição de hormônios ovarianos (somente 2% a 16 % das pacientes têm puberdade espontânea), tanto para desenvolver os caracteres sexuais secundários, quanto para diminuir a ocorrência de complicações associadas, dentre elas a osteoporose. É mais simples prevenir a osteoporose, associando reposição hormonal, de vitamina D, exercícios físicos e alimentação com as quantidades mínimas de cálcio necessárias, do que reverter o processo já estabelecido.

29 Patologias da Titeóide:
A Síndrome de Turner também está relacionada com tireoidite de Hashimoto. O hipotireoidismo ocorre em 5 a 10 % das meninas com Síndrome de Turner e pode exacerbar o retardo de crescimento. Isso também é descrito em mais de 30% das mulheres adultas com a síndrome. Outro estudo refere que 50% das mulheres adultas com a síndrome têm hipotireoidismo, e, se não for detectado, pode aumentar os riscos de dislipidemia e obesidade.

30 Anormalidades estruturais do trato urinário ocorrem em mais de 40% das pacientes com Síndrome de Turner. Agenesia renal, rins em ferradura, sistema coletor duplicado, obstrução urinária e malformações vasculares são descritas. A hipertensão também está descrita em associação com a Síndrome e deve ser tratada agressivamente ao longo da vida da paciente, sendo importante descartar causas cardíacas ou renais relacionadas.

31 Foi citada também a associação da Síndrome de Turner com Doença Inflamatória Intestinal, telangiectasia intestinal com hemorragia e anorexia nervosa. O aumento do risco relativo (nº de casos observados/esperados), considerando as pacientes com Turner em relação à população geral, é de 2.25 para doença inflamatória intestinal.

32 Síndrome de Klinefelter
Cariótipo de um paciente

33 Patologias Vasculares Diabete Mellitus
Patologias relacionadas com a Síndrome de Klinefelter Patologias da Tireóide Osteoporose

34 “Uma série de condições clínicas vem sendo descritas associadas a Síndrome de Klinefelter. Uma incidência maior de doenças auto-imunes..., assim como Diabete Mellitus, Doença varicosa,...”

35 Diabete Mellitus: A Síndrome de Klinefelter tem sido associada com a diminuição da tolerância à glicose, assim como Diabete Mellitus leve.

36 Osteoporose: Níveis relativamente baixos de testosterona aumentam o risco de osteoporose. A suplementação do hormônio reduz a taxa de reabsorção óssea e aumenta a absorção de cálcio, para promover a mineralização do esqueleto e reduzir o risco de osteoporose.

37 Patologias Vasculares:
Estão entre os distúrbios clínicos associados à Síndrome de Klinefeter com freqüência maior que a ocasional: veias varicosas, dermatite de estase e Doença Vascular Cerebral.

38 Patologias da Tireóide:
Há também relação desta cromossomopatia com a prevalência aumentada de Tireoidite de Hashimoto, dentre outras doenças auto-imunes.

39 Referências Bibliográficas:
Emery and Rimoin’s. Principles and Practice of Medical Genetics, vol.1, 4th edition, Ed. Churchill Livingstone. 2002 Nancy J. Roizen M.D. Medical care and monitoring for the adolescent with Down syndrome. Adolescent Medicine june 2002; Volume 13 Number 2 Carl Tyler, MD, MS. Jennifer C. Edman, MD Down syndrome, Turner syndrome, and Klinefelter syndrome: primary care throughout the life span. Primary Care; Clinics in Office Practice September 2004 Volume 31 Number 3 Marder E., Dennis J. Medical management of children with Down’s Syndrome. Current pediatrics : 57-63


Carregar ppt "Monitora: Flávia Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google