A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dominância X Recessividade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dominância X Recessividade"— Transcrição da apresentação:

1 Dominância X Recessividade
Cristina Elisabeth Benincá Pereira

2 Introdução alelo recessivo: expressa-se no fenótipo somente quando em homozigose alelo dominante: expressa-se no fenótipo mesmo em heterozigose

3 Introdução Padrão de herança recessivo: necessita os dois alelos mutados para produzir alteração no fenótipo Padrão de herança dominante: somente um alelo mutado é suficiente para produzir o fenótipo alterado. Quais os mecanismos moleculares que levam a isso?

4 Mutações produtoras de alelos recessivos

5 1.Mutação com perda de função
Inativa o produto gênico, parcial ou totalmente (alelo nulo) A proteína pode ser sintetizada mas não é funcional A mutação pode não se localizar no gene que codifica a proteína deficiente

6 Mutação com perda de função:
A maioria dessas mutações resulta em um alelo recessivo para o alelo normal: Alelo normal restante é suficiente para atingir o efeito do produto gênico; A redução de somente 50% não é suficiente para causar manifestação clínica. freqüentemente envolvem uma enzima exigida em pequenas quantidades; Exemplo: fibrose cística

7 Mutações produtoras de alelos dominantes

8 1. Mutação com ganho de função:
A)Aumento da dosagem gênica duplicação, trissomia rara para um único gene

9 1. Mutação com ganho de função:
B) Aumento da atividade protéica: aumento do tempo de meia-vida de proteínas. Mutação envolvendo sítio de reconhecimento para degradação proteolítica; ou sítios de regulação da atividade protéica (fosforilação,...)

10 1. Mutação com ganho de função:
C) Expressão de RNAm alteradas alteração no tempo ou local da expressão gênica ou em resposta ao sinal errado ou expressão excessiva Mutações que geralmente envolvem partes reguladoras do gene. Ex.: Persistência hereditária de hemoglobina fetal. -globina   e -globina, por ligação de fatores de transcrição no promoter de -globina.

11 2. Mutação com perda de função e padrão dominante:
Ocorre quando: 50% do produto protéico não são suficientes para o funcionamento normal: Haploinsuficiência homozigotos tendem a ter fenótipo mais severo

12 2. Mutação com perda de função e padrão dominante:
Exemplo: Hipercolesterolemia familiar A  de 50% dos receptores de LDL dobraria o nível de colesterol e  o risco cardíaco de heterozigotos em relação a homozigotos normais; Homozigotos para alelos mutados apresentam fenótipo mais grave.

13 2. Mutação com perda de função e padrão dominante:
Exemplo 2: Genes que produzem proteínas com taxa de degradação constante. ex. inibidor da esterase C1 (C1NH) (angioedema)

14 3. Mutação dominante negativa:
Produto mutante perde sua própria função e evita que o alelo normal funcione Ocorre em proteínas multiméricas.(dímeros, trímeros,...)

15

16 4. Alterações protéicas tóxicas:
Mutações que rompem com a função normal da proteína, levando a produtos tóxicos que envenenam a célula. Ex.: Amiloidose hereditária: proteína resistente sofre então multimerização e acumula dentro da célula, como fibrilas, causando ruptura da celular

17 5. Mutações que causam nova função protéica:
Rara em doenças herdadas, comum em câncer Exemplo: Doença hemorrágica fatal causada pela mutação no gene da 1-antitripsina. A 1-antitripsina, inibidor da elastase, é transformada em inibidor da trombina.

18 Mutações recessivas com efeito dominante:
Algumas mutações podem mostrar um modelo de herança dominante em heredogramas, porém somente células em homozigoze são anormais.

19 Mutações recessivas com efeito dominante:
Ex.: Gene do Retinoblastoma (RB-1): Famílias demonstram padrão de herança autossômico dominante, mas somente as células homozigotas são malignas. Hipótese de dois eventos (Knudson, 1971).

20

21

22

23 ?

24 Obrigado !


Carregar ppt "Dominância X Recessividade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google