A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcelo Citrin Disciplina de Genética Humana FFFCMPA Outubro 2003

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcelo Citrin Disciplina de Genética Humana FFFCMPA Outubro 2003"— Transcrição da apresentação:

1 Marcelo Citrin Disciplina de Genética Humana FFFCMPA Outubro 2003
Imprinting Genômico Marcelo Citrin Disciplina de Genética Humana FFFCMPA Outubro 2003

2 Conceito É o mecanismo pelo qual, em alguns genes, há diferenciação da expressão gênica entre os alelos maternos e paternos.

3 Padrão não-mendeliano
Mecanismo normal da célula Reversível Epigenético (metilação do DNA) Ocorre na gametogênese

4 Mecanismos (Metilação)
Imprinting (silenciador de genes) é realizado pela adição de um radical metila à citosina do nucleotídeo. A metilação inativa a expressão do gene. Geralmente ocorre em ambas as fitas de DNA (completamente metilado) 5’ mCpG 3’ 3’ GpCm 5’

5 Após a replicação, o locus passa a ser hemimetilado.
A manutenção do estado metilado se dá pela ação das enzimas metilases Metilases adicionam radicais metila Desmetilases removem radicais metila A extensão da metilação está sob controle do Centro de Imprinting.

6

7 Tanto a metilação quanto a desmetilação ocorrem durante a embriogênese.
Homem  não há alterações posteriores durante a espermatogênese  espermatócito=espermatozóide maduro Mulher  padrão imposto na meiose após o nascimento

8 No início da embriogênese, todas as diferenças entre sexos são apagadas, ficando todos os alelos desmetilados. Depois, o padrão específico para cada sexo é imposto.

9

10 Possíveis Causas de Erros Relacionados ao Imprinting
Mutação no gene Alelo silenciado  nenhum efeito óbvio Alelo ativo  incapacidade de produzir determinada proteína Mutação no Centro de Imprinting Dissomia Uniparental (UPD)

11 Dissomia Uniparental (UPD)
“É a herança de dois cromossomos de um único progenitor, ou seja, o par cromossômico é herdado somente de um dos pais, sem que haja uma cópia cromossômica do outro”

12 Classificação da UPD Isodissomia  cromossomos idênticos em duplicata
Não-disjunção na meiose II Mesmas informações gênicas Heterodissomia  ambos homólogos de um progenitor Não-disjunção na meiose I Informações gênicas diferentes

13

14 Dissomia Uniparental

15

16 O que Erros de Imprinting Podem Causar?
Neoplasias Distúrbios de desenvolvimento neurológico Doenças metabólicas Dismorfias Doenças psiquiátricas (?) São hipóteses, uma vez que não se conhece o total funcionamento e abrangência dos genes que sofrem imprinting.

17 Síndrome de Prader-Willi
Clínica: obesidade, mãos e pés pequenos, baixa estatura, hipogonadismo, retardo mental 70%  deleção em 15q11-q13 do cromossomo paterno INFORMAÇÃO GÊNICA SOMENTE DA MÃE!

18 Síndrome de Prader-Willi

19 Síndrome de Angelman Clínica: fácies típica (“boneco feliz”), baixa estatura, retardo mental severo, convulsões Maioria  deleção em 15q11-q13 do cromossomo materno INFORMAÇÃO GÊNICA SOMENTE DO PAI!

20 Síndrome de Angelman

21 É IMPORTANTE TER AMBOS ALELOS MATERNO E PATERNO

22 ?


Carregar ppt "Marcelo Citrin Disciplina de Genética Humana FFFCMPA Outubro 2003"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google