A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
Disciplina: Estatística Aplicada

2 Ementa Estatística descritiva. Modelos estatísticos. Preparação de dados para análises estatísticas. Probabilidades. Distribuição de probabilidades. Variáveis aleatórias. Estimação e intervalos de confiança. Pesquisa e amostragem. Amostra e representação de dados. Medidas estatística. Aplicação e utilização de softwares estatístico.

3 Objetivo Geral Compreender e aplicar as principais técnicas e ferramentas estatísticas, como instrumento que subsidia a tomada de decisões na empresa.

4 Objetivos Específicos
Apresentar ao aluno o ambiente que envolve a estatística e sua importância para o Administrador/Contador. Desenvolver a capacidade crítica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas. Demonstrar os fundamentos teóricos e práticos de duas importantes medianas da estatística: Medidas de Posição e Medidas de Dispersão; Fazer com que o aluno seja capaz de criticar cada modelo apresentado a partir de sua experiência profissional e do material bibliográfico disponibilizado.

5 Conteúdos do 1⁰ Bimestre
Introdução a estatística descritiva e a inferência estatística Estatística Descritiva: Dados Brutos e Rol. Amplitude Total de uma amostra. Tabela de distribuição de frequências Classes intervalares Identificação e cálculo no número de classes, valores dos limites inferior e superior da classe: intervalo de classe. Intervalo Aberto e Fechado.

6 Conteúdos do 1⁰ Bimestre
Cálculo de Frequência Absoluta, Frequência Relativa e Frequências Acumuladas Absolutas e Relativas Histogramas e polígonos de frequência. Medidas de posição em intervalos de classes Media aritmética, média geométrica e média harmônica. Moda intervalar e mediana intervalar Medidas de dispersão: Variância e desvio-padrão

7 Conteúdos do 2⁰ Bimestre
Resolução da avaliação em sala de aula e em laboratório Introdução à Probabilidade Espaço amostral, experimento aleatório (eventos). Propriedades das probabilidades Estatística – postulados, probabilidade condicional e lei das probabilidades compostas Amostragem - definição

8 Conteúdos do 2⁰ Bimestre
População, parâmetro e estimador Representatividade e unidades amostrais Amostragem probabilística – amostragem aleatória, amostragem sistemática, amostragem estratificada e amostragem por conglomerados Amostragem não probabilística – amostragem a esmo, amostragem intencional e amostragem por cotas. Distribuições amostrais

9 Metodologia As atividades didático-pedagógicas serão desenvolvidas em sala de aula, através de aulas expositivas, estudos de casos e resolução de exercícios, assim como elaboração de trabalhos de pesquisa extraclasse, além da aplicação de testes de fixação. Será utilizado quadro negro e giz, assim como equipamento de multimídia, bem como o acervo da biblioteca.

10 Avaliação Válidos para os dois bimestres: Percentual da prova 70%
Percentual do trabalho 30%

11 Bibliografia Básica CRESPO, ANTONIO ARNOT. ESTATÍSTICA FÁCIL. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009 TIBONI, CONCEIÇÃO GENTIL REBELO. ESTATÍSTICA BÁSICA PARA CURSOS DE ADM, CONT, TECN E DE GESTÃO. SÃO PAULO: ATLAS, 2010 TOLEDO, GERALDO LUCIANO; OVALLE, IVO IZIDORO. ESTATÍSTICA BÁSICA. SÃO PAULO: ATLAS, 1995.

12 Bibliografia Complementar
CASTANHEIRA, NELSO PEREIRA. ESTATÍSTICA APLICADA A TODOS OS NÍVEIS. CURITIBA: IBPEX, 2008 NEUFELD, J. L. ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO USANDO EXCEL. SÃO PAULO: SARAIVA, 2003 ALENCAR FILHO, EDGARD DE. TEORIA ELEMENTAR DOS CONJUNTOS. SÃO PAULO: NOBEL, 1974 MACEDO, LUIZ ROBERTO DIAS DE; CASTANHEIRA, NELSON PEREIRA; ROCHA, ALEX. TÓPICOS DE MATEMÁTICA APLICADA. CURITIBA: IBPEX, 2008 SHARPE, NOREAN R.; DE VEAUX, RICHARD D.; VELLEMAN, PAUL F. ESTATÍSTICA APLICADA ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E NEGÓCIOS. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2011


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google