Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais
Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Belo Horizonte, 09 de maio de 2008 Neaspoc - UFOP
2
Entendendo a pesquisa eleitoral
Método quantitativo Cálculo amostral Desenho amostral Inferência Construção do questionário Construção da base de dados Variáveis e índices Trabalho de campo Treinamento dos pesquisadores Supervisão do trabalho Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
3
Usando a pesquisa eleitoral
Objetivo da pesquisa Perfil do contratante: empresa jornalística Demanda do serviço Utilização dos resultados Perfil do contratante: políticos Perfil do usuário do serviço: eleitor/ leitor Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
4
A credibilidade da pesquisa eleitoral
Veracidade da pesquisa Método científico Crítica metodológica Auditoria: fases da pesquisa (justiça eleitoral) Tendências e probabilidades Características do eleitorado Cenários prováveis Análise dos resultados Análise comparativa Apuração das urnas Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
5
Exemplo: tendências É possível evidenciar o quadro de divisão no eleitorado quanto ao apoio à continuidade de uma administração através de uma pergunta sobre a disposição de votar na continuidade ou na oposição. A investigação pode ser aprofundada cruzando a intenção de voto com a disposição de votar na continuidade ou na oposição em relação à atual administração. Exemplo: pesquisa pré-eleitoral do Instituto EM DATA, Belo Horizonte, amostra de 1.100, 16 a 18/06/2004 BH, 16 a 18/06/2004 Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
6
Exemplo: tendências Em pesquisa feita dois meses depois, o quadro muda em favor da candidatura da continuidade. Pesquisa pré-eleitoral do Instituto EM DATA, Belo Horizonte, amostra de 1.100, 25 a 27/08/2004 Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
7
Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
8
Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.