A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS"— Transcrição da apresentação:

1 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem um papel fisiológico separado e distinto.  Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença de bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos. Normalmente são excretadas na urina.

2 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1 Vitamina A 1.1 Introdução Foi a 1ª vitamina a ser identificada. Também é conhecida como retinol. Esta vitamina só se apresenta em alimentos de origem animal, nos alimentos de origem vegetal são encontradas as pró-vitaminas A ou carotenóides, cujo principal exemplo é o β-caroteno.

3 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1.2 Carotenóides São pigmentos naturais muito difundidos na natureza, conferindo cores que vão do amarelo ao vermelho. No Brasil, a hipovitaminose A é considerada uma das principais deficiências na área de saúde pública. Os carotenóides de origem vegetal tem sido considerados a principal fonte de vitamina A na alimentação humana. Um estudo realizado em 1983,

4 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
estimou que os carotenos provenientes de vegetais contribuíam com cerca de 68% da vitamina A da dieta a nível mundial, e 82% nos países subdesenvolvidos. Isto ocorre porque os alimentos de origem animal com vitamina A pré-formada são de alto custo, ao contrário dos alimentos de origem vegetal que são de baixo custo.

5 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1.2.1 Classificação Quimicamente os carotenóides são divididos em 2 grupos: hidrocarbonetos (α, β, γ-carotenos) e derivados oxigenados (xantofilas e oxicarotenóides). 1.2.2 Fontes Salmão, lagosta, camarão, gema de ovo, beterraba, mandioquinha, folhas verdes, frutas variadas, abóbora, azeite dendê...

6 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1.2.3 Funções dos carotenóides A função mais conhecida é sua capacidade de ser convertida em retinol, motivo pelo qual são conhecidos como pró-vitamínicos A. Portanto, exerce as funções da vitamina A. Possui ainda, função antioxidante e proteção contra o câncer. Alguns estudos experimentais apontam o β-caroteno como protetor de diferentes neoplasias como câncer de pulmão e de estômago.

7 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1.3 Funções da vitamina A Visão: protege o organismo da cegueira noturna (visão reduzida à noite ou sob luz escassa) e melhora a visão. b) Crescimento: a vitamina A é essencial para o desenvolvimento normal do feto e de crianças pequenas. c) Diferenciação tissular: responsável pela diferenciação de células epiteliais. Os tecidos mais sensíveis a deficiência

8 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
são: traquéia, pele, glândula salivar, córnea e testículos. d) Manutenção e desenvolvimento dos tecidos epiteliais: pele e mucosas. e) Sistema imunológico: reforça o sistema imunológico. f) Exerce efeito sobre o crescimento normal das estruturas ósseas e dos dentes durante o desenvolvimento. h) Antioxidante: fixa-se a radicais livres

9 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
que teriam efeito nocivo causando problemas como catarata, tumores, doenças de pele, entre outras. 1.4 Principais fontes de vitamina A Óleo de fígado de bacalhau, fígado de frango, fígado de boi, manteiga, margarina, atum, creme de leite, ovo de galinha, azeite de oliva, leite humano, leite de vaca...

10 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1.5 Deficiências É a principal causa de cegueira em crianças, devido a problemas oculares como a xeroftalmia que é a secura nos olhos causada pela deficiência na produção de lágrimas.

11 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

12 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Outro estágio mais grave é o aparecimento das manchas de Bitot, que são manchas superficiais de cor cinza ou esbranquiçada na superfície da córnea. O estágio mais avançado é a xerose (ressecamento anormal) da superfície da córnea ou da conjuntiva e a ulceração da córnea.

13 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

14 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Manchas de Bitot Xerose da conjuntiva Xerose/úlcera da córnea Úlcera de córnea

15 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Os sintomas da deficiência da vitamina A podem ser observados no quadro abaixo: Sinais moderados Sinais graves Perda de apetite Cegueira noturna Retardo no crescimento Xeroftalmia Alterações nervosas Malformação fetal Alterações na pele Cegueira Aumento de infecções Morte

16 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
1.6 Excesso O excesso de ingestão de vitamina A pode provocar sintomas tóxicos como cefaléia, vertigens, náuseas e vômitos. Já os carotenóides, não são tóxicos. Indivíduos que ingerem muita quantidade de carotenóide, podem desenvolver uma hipercarotenose, que é caracterizada por uma coloração amarela da pele e uma alta concentração de carotenóides no plasma.

17 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
2 Vitamina D (Calciferol) 2.1 Introdução Conhecida como vitamina da luz solar, é um hormônio produzido pelo corpo pela ação fotolítica da luz ultravioleta na pele. É formada por um grupo de compostos, cujos principais são ergocalciferol (vitamina D2) e o colecalciferol (vitamina D3).

18 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

19 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
2.2 Funções Nos ossos, a principal função da vitamina D ativa é aumentar a mobilização de estoques de cálcio, quando a ingestão desse mineral é inadequada, atuando na manutenção dos níveis normais de cálcio no sangue e na reabsorção óssea. Além disso, tem papel metabólico essencial na manutenção da homeostase* do cálcio e fósforo.

20 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
*Homeostase (homeo = igual; stasis = ficar parado) é uma condição que faz permanecer dentro de certos limites fisiológicos, ou seja, atua no controle do transporte e absorção desses minerais. 2.3 Fontes Encontrada naturalmente, na forma D3, em produtos animais, principalmente em peixes gordurosos (arenque, salmão,

21 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
sardinha e bacalhau), gema de ovo, fígado, leite e produtos lácteos. Nos vegetais, está presente na forma de vitamina D2, sendo encontrada principalmente em cogumelos comestíveis. 2.4 Deficiências Se manifesta como raquitismo em crianças e como osteomalácia em adultos.

22 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
2.4.1 Raquitismo Doença que envolve a mineralização prejudicada dos ossos em crescimento. É caracterizado por anormalidades estruturais dos ossos que sustentam o peso.

23 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

24 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
2.4.2 Osteomalácia Ocorre em adultos com ossos formados. A doença envolve redução generalizada na densidade óssea. Os pacientes sentem fraqueza muscular e sensibilidade óssea e possuem maior risco de fratura, em particular do punho e pelve.

25 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
2.5 Excesso Pode produzir intoxicação caracterizada por níveis de cálcio (hipercalcemia) e fósforo (hiperfosfatemia) séricos elevados e, a calcificação de tecidos moles incluindo rins, pulmões, coração e até membrana timpânica do ouvido. Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, fraqueza, náusea, vômito...

26 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
3 Vitamina E (Tocoferol) 3.1 Introdução Descoberta em 1922 como um fator lipossolúvel inicialmente denominado “fator X anti-esterilidade” que era essencial para gravidez normal em ratas. Em 1925 passou a ser chamada de vitamina E, por sua descoberta ser subsequente à descoberta das vitaminas A, B, C e D.

27 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
3.2 Absorção A absorção dos tocoferóis é insuficiente. Somente cerca de 20 a 40% do tocoferol ingerido são absorvidos. A eficiência na absorção é aumentada pelo concomitante consumo de gordura na dieta. A absorção máxima ocorre no intestino delgado e depende das funções biliar e pancreática adequadas (emulsificação e solubilização).

28 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
3.3 Transporte A partir de sua absorção, a vitamina E é incorporada aos quilomicrons (lipoproteína de grandes dimensões) e secretada na corrente linfática. Estes são então captados pelo fígado, onde serão incorporadas à VLDL e a HDL.

29 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
3.4 Funções A vitamina E é reconhecida como o principal antioxidante dos tecidos. Os ácidos graxos poli-insaturados são os principais constituintes das membranas celulares. Eles são particularmente susceptíveis à oxidação por radicais livres (moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular). Este processo oxidativo pode

30 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
causar danos à estrutura da membrana. A vitamina E bloqueia o processo de oxidação lipídica , preservando a membrana celular. Diversos estudos demonstram os efeitos nocivos dos radicais livres, frequentemente associados aos desenvolvimento de doenças degenerativas como câncer, doença de Alzheimer, artrite, catarata, entre outras.

31 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
3.5 Fontes A vitamina E é sintetizada apenas por plantas , sendo os óleos vegetais as principais fontes desta vitamina. 3.6 Deficiências Em geral, atingem os sistemas neuromuscular, vascular e reprodutor.

32 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
3.7 Excesso A vitamina E é uma das vitaminas menos tóxicas. O ser humano é capaz de tolerar quantidades de até 100 vezes a demanda nutricional. Acima disso, pode dificultar a utilização das outras vitaminas lipossolúveis.

33 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
4 Vitamina K 4.1 Introdução Sua descoberta foi casual, devido a ocorrência de hemorragias e lenta coagulação em pintinhos, em O nome vitamina K se deve a palavra “koagulation”. 4.2 Biodisponibilidade A vitamina K requer bile e suco

34 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
pancreático para sua absorção, portanto é solubilizada no duodeno e absorvida no intestino delgado, que envia para o fígado através do sistema linfático, associada aos quilomicrons.

35 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

36 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
4.3 Funções A vitamina K atua como uma coenzima durante a síntese de várias proteínas envolvidas na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo. 4.4 Fontes Está amplamente distribuída em alimentos de origem animal e vegetal. Altas concentrações de vitamina K são encontradas em vegetais verdes (como

37 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
brócolis, espinafre, repolho...). Raízes, bulbos, cereais e frutas são fontes pobres desta vitamina. São encontradas, também, em produtos de origem animal como carnes, peixes e produtos lácteos. Alguns óleos vegetais, incluindo a canola, soja e oliva, são ricos nesta vitamina. 4.5 Deficiências A deficiência de vitamina K é comum em

38 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
crianças recém-nascidas, devido a transmissão insuficiente desta vitamina pela placenta. A ampla variedade em alimentos ricos em vitamina K contribui para manutenção dos níveis normais nos adultos. A deficiência em recém-nascidos pode causar sua morte. O fígado é imaturo para síntese vitamínica e o intestino imaturo para absorção. Devido a esses fatores, ocorre constantemente o

39 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
desenvolvimento de doenças hemorrágicas dos recém-nascidos. Assim, a administração da vitamina K intravenosa em crianças recém-nascidas tem sido recomendada. 4.6 Excesso Nenhum efeito tem sido atribuído a longos períodos de ingestão de altas doses de vitamina K em humanos e animais.


Carregar ppt "VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google