A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salmonella Márcia Regina Garcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salmonella Márcia Regina Garcia."— Transcrição da apresentação:

1 Salmonella Márcia Regina Garcia

2 Características Família: Enterobacteriaceae; Gênero: Salmonella;
Bastonetes Gram negativos; Maioria das espécies é móvel por flagelo; Anaeróbias facultativas; Não formadoras de esporos.

3

4

5 Características de desenvolvimento
Temperatura: Aa: pH: Ótima: de 35 a 37°C; Crescimento: 5 a 47°C 0,97 (0,94 a 0,99); Não cresce a <0,93, mas sobrevive Ótima: de 7,0 a 7,5; Crescimento: de 3,8 a 9,5

6 Veículos de Transmissão
Intestino do homem e de outros animais de sangue quente ou frio; Portadores ou doentes; Água doce; Alimentos: carnes e derivados, leite e derivados, ovos, frutos do mar, saladas, chocolate.

7

8 Salmonella em aves Como tudo começou?
Até início da década de 90: raramente acontecia; 1993: detecção em matrizes no Brasil; Efeitos na produtividade: A presença de salmonella no intestino de aves sem sinais clínicos é comum; Não afeta a produtividade dos lotes.

9 Salmonella – enfermidades no homem
Febre tifóide - Salmonella Typhi Febres entéricas - Salmonella Paratyphi (A, B, C) Enterocolites (outros sorotipos)

10 Febre tifóide Doença infecciosa aguda, sistêmica, transmissível, cosmopolita, causada por Salmonella Typhi. No Brasil ocorre de forma endêmica o ano todo, com maior prevalência nos meses de verão; Causada pela ingestão de água ou alimentos contamaminados; Período de incubação: de 1 semana a 1 mês.

11 Febre tifóide Sintomas: anorexia, dores de cabeça e abdominais, febre. Podem ocorrer convulsões, delírios e calafrios; a letalidade situava-se em torno de % na era pré-antibiótica atualmente corresponde a 1% - 2%.

12 Febre tifóide eliminação de grande quantidade de bactérias viáveis nas fezes e urina após a segunda semana de doença. 1/3 dos pacientes continuará eliminando o agente por mais de 6 semanas. 5% por um ano e 2% torna-se-ão portadores crônicos

13 Febres entéricas Salmonella Paratyphi A, B, C
Infecção bastante semelhante à febre tifóide, embora com um quadro clínico menos severo

14 Enterocolites Período de incubação: 12 - 36h
Sintomas: diarréia, febre, dores abdominais, vômitos Grupos de risco: septicemia Duração da enfermidade: 4 a 5 dias Pode haver o desenvolvimento de algum quadro crônico posteriormente artrite reumatóide, por exemplo.

15 Medidas de controle Controle da disseminação entre animais;
Eliminação de portadores ou limitar presença em ambiente de manipulação; Evitar consumo de ovo cru; Evitar contaminação cruzada; Armazenar alimentos em temperatura adequada; Higiene pessoal; Sanitização de equipamentos e utensílios.


Carregar ppt "Salmonella Márcia Regina Garcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google