A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo Lattes vs Avaliação CAPES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo Lattes vs Avaliação CAPES"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Escola de Pós-Graduação em Economia – FGV/EPGE Currículo Lattes vs Avaliação CAPES Clemilson Marques Batista

2 Tópicos Agencias de Fomento (CAPES, CNPq e FAP’S);
Compreendendo a Avaliação CAPES; Nova Ficha de Avaliação; Avaliação QUALIS (Periódicos e Livros); Preenchimento de atividades acadêmicas pontuadas pela CAPES; Preenchimento de atividades não-acadêmicas pontuadas pela CAPES; Grupos de Pesquisa: Objetivos, criação e manutenção de grupos; Apresentação do CV-Lattes (aspectos mais relevantes do CV);

3 Pontuação da Produtividade e Atividades
avaliadas pela CAPES A CAPES, através da Ficha de Avaliação do Programas, efetua a análise das atividades e produtividade desenvolvidas no Programa, considerando diversos aspectos detalhados em 5 Quesitos, a saber: I - Proposta do Programa; II – Corpo Docente; III – Corpo Discente, Teses e Dissertações; IV – Produção Intelectual; V – Inserção Social. Observação: Para os cursos com conceito 6 e 7, também serão aplicados critérios especiais que identificam os “diferenciais de Alta Qualificação e Desempenho e de Forte Liderança Nacional do Programa”. Dos quesitos relacionados, alguns possuem pontuação explícita em forma de pontos, que o corpo docente tem que cumprir no período de avaliação [ ], e outros são avaliados no conjunto, como por exemplo, a média de orientandos por orientador e a adequação da distribuição das atividades de docência, pesquisa e orientação.

4 Ficha e Avaliação CAPES - Novo Formato
Opção 1 Versão para os quesitos centrais (= 35% para Produção Intelectual e 35% para Corpo Discente, Teses e Dissertações) Opção 2 Versão (= 40% para Produção Intelectual e 30% para Corpo Discente, Teses e Dissertações) Observação: Os quesitos “3” – Corpo Discente – e o quesito “4” – Produção Intelectual – devem ser considerados como “quesitos centrais” ou “mais relevantes” por todas as áreas (por contemplar resultados e não processos), recebendo, portanto, maior peso. Quesitos Laterais Opção 3 Versão para os quesitos laterais (= 20% para Corpo Docente e 10% para Inserção Social.) Opção 4 Versão para os quesitos laterais (= 15% para Corpo Docente e 15% para Inserção Social.)

5 QUALIS CAPES A1, o mais elevado. A2 B1 B2 B3 B4 B5 C, com peso zero.
Conforme deliberação do Conselho Técnico Científico - CTC em 16 e 17/04/2008, a classificação dos periódicos divulgados no Qualis das áreas passou a ser composta de oito estratos, a saber: A1, o mais elevado. A2 B1 B2 B3 B4 B5 C, com peso zero.

6 Modelo Tabela de Pontos de Produtividade

7 Produção Técnica ou Tecnológica
Exemplos de Produção Tecnológica: Casos e materiais para ensino presencial e a distância; Produção protegida por patentes registradas ou depositadas; Modelos de Gestão; Modelos de análise de dados e informações; Instrumentos padronizados para coleta de dados; Aplicativos; Produtos; Marcas e Softwares desenvolvidos com ou sem INPI; Exemplos de Produção Técnica: Relatórios de serviços técnicos; Consultorias e projetos executados; Pareceres e perícias técnicas; Planos elaborados e devidamente documentados; Consultorias a agências de fomento; Avaliação de Trabalhos para Eventos e Periódicos; Organização de evento científico; Editoria científica.

8 Atividades: No Programa
Docência: Pelo menos 90% dos Docentes Permanentes tenham ministrado pelo menos 1 disciplina no Programa, por ano; É altamente recomendado que os Docentes Permanentes ministrem ao menos 1 disciplina na graduação, por ano. Orientação: Para conceito Muito Bom, é permitido aos Docentes Permanentes orientar até 8 alunos do Stricto Sensu. É altamente positiva a orientação de alunos da graduação de Iniciação Científica. Pesquisa: Todos os docentes do Programa devem manter projetos de pesquisa em andamento no Programa. Observação: Para conceito Muito Bom, 90% dos Docentes Permanentes devem ministrar disciplinas na graduação e orientar alunos de Iniciação Científica. Porém, o excesso nestas atividades pode ser considerada negativa, se intervêm nas necessidades do Programa.

9 Atividades: Externas ao Programa
Algumas atividades externas ao Programa consideradas relevantes: Membro de Corpo Editorial de Revistas Científicas; Participação em projetos de pesquisa de outros centros nacionais e internacionais; Participação em comitês e diretorias de associações internacionais; Consultoria Ad Hoc em agências de fomento; Convênios com Instituições ,Institutos e Associações Internacionais e Nacionais; Participação em Grupos de Pesquisa de outras IES.

10 Fim da apresentação Agradecemos a Participação


Carregar ppt "Currículo Lattes vs Avaliação CAPES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google