A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulos 13 e 14 – Ásia, Oceania e Regiões Polares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulos 13 e 14 – Ásia, Oceania e Regiões Polares"— Transcrição da apresentação:

1 Módulos 13 e 14 – Ásia, Oceania e Regiões Polares
Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 01 – O continente asiático

3 Um território de contrastes
A Ásia é um continente constituído de regiões que se desenvolveram com pouco ou nenhum contato entre si. Do ponto de vista geográfico, considera-se atualmente que a Ásia faz parte da Eurásia, uma enorme massa territorial que inclui a Europa. O território asiático pode ser dividido em 6 grandes regiões, são elas: Ásia Central, Ásia Setentrional, Ásia Meridional, Sudeste asiático, Extremo Oriente e Oriente Médio.

4

5 Relevo Caracteriza-se pela intensa presença de cadeias montanhosas espalhadas por todo o território, desde o mediterrâneo até as margens do mar da China e o arquipélago japonês. Algumas formações importantes: Cordilheira do Himalaia, Planalto do Tibete, Maciço da Arábia, Planalto do Deccan e etc.

6

7 Hidrografia As principais civilizações asiáticas estão ligadas aos grandes rios que cortam o continente. Grande parte dos rios tem suas nascentes no Himalaia, destacam-se: Yangtsé e Huang-ho (Rio Amarelo), Bramaputra, Ganges, Indo, Tigre, Eufrates e o Jordão. Os rios, principalmente os que atravessam o Oriente Médio foram muito importantes para o estabelecimento das grandes civilizações asiáticas pois constituíam formas de navegação, proporcionavam fertilidade para as práticas agrícolas e etc.

8 As terras Áridas do Oriente Médio abrigam dois lagos, ambos de águas salgadas: Mar da Galiléia e o Mar Morto.

9 Clima A extensão territorial e a grande variedade do seu relevo (Altitude) acarretam situações climáticas extremas. O continente abriga a aridez na porção do Oriente Médio e Ásia Central, Frio e temperaturas extremamente baixas na Ásia Setentrional e um clima muito úmido no Sudeste asiático. O continente apresenta os seguintes tipos climáticos: Equatorial, Tropical, Subtropical, desértico e semiárido.

10

11

12 Vegetação Florestas tropicais de monções: Encontrada no Sudeste asiático e no sul da Índia. Possui árvores de porte médio adaptada ao ciclo de monções pois perdem suas folhas nos meses mais secos. Savanas: Encontradas em porções áridas da Índia. Caracterizam-se pela presença de grama com árvores esparsas com plantas xerófilas.

13 Desertos: Encontrado em áreas do Oriente Médio e Ásia Central
Desertos: Encontrado em áreas do Oriente Médio e Ásia Central. Apresenta arbustos xerofíticos, algumas plantas efêmeras pois ocupam áreas com longos períodos de estiagem. Estepes: Encontradas na porção norte da China, Mongólia, Federação Russa. Caracteriza-se pela presença de vegetação rasteira formada por gramíneas. Taiga: Encontradas na Federação Russa. Formadas por árvores cônicas (Pinheiro). Tundras: Ocorre no extremo norte da Federação Russa. Formada por musgos e liquens que aparecem durante o degelo.

14

15 A distribuição da população
A Ásia possui 3,9 bilhões de habitantes, mais da metade da população mundial. A China e a Índia são os dois países mais populosos do mundo, somando 2,4 bilhões de habitantes. As regiões mais povoadas são: Ásia meridional e Extremo Oriente. A densidade demográfica média do continente é de 128 hab./km2. A população está distribuída de modo irregular pelo continente.

16

17 Políticas de controle demográfico
Na China, a lei permite apenas um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro tenha sido menina. Na Índia há políticas de conscientização e planejamento familiar. O efeito dessas políticas é a redução do crescimento demográfico.

18

19 Urbanização e pressão sobre o ambiente
No continente asiático existem grandes concentrações populacionais, algumas delas: Tóquio, Mumbai, Calcutá e Pequim todas superam os 10 milhões de habitantes. Outro aspecto que marca a grande concentração populacional é a proximidade com os grandes rios, poluindo suas águas.

20 Nessas cidades, os problemas sociais são grandes, como: Falta de habitações, redes de esgoto e água, sistema de transporte precário e desemprego.

21 Atividade 01 Responder questões da Apostila p. 11 a 16.

22 Sub-regiões asiáticas

23 Oriente Médio Composto pelos seguintes países: Arábia Saudita, Iraque, Síria, Jordânia, Líbano, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Kuwait, Irã, Afeganistão e Israel. O relevo é constituído por planaltos circundados por Montanhas e planícies próximas ao litoral. O Clima da região é o Árido e o Semiárido.

24 As formações vegetais predominantes são: Estepes áridas e as Plantas Xerófilas.
A Hidrografia é extremamente importante pois ajudou a formar as civilizações mais antigas da região, destacam-se: Rio Tigre e Eufrates. A Região é rica em petróleo, mas sofre com a falta de água potável. A Região também sofre com os conflitos religiosos, principalmente entre os árabes e Israel.

25

26 Ásia Meridional ou Subcontinente Indiano
Abriga a Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão, Bangladesh e o arquipélago das Maldivas. O relevo da região apresenta três grandes unidades: a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de altas montanhas, de formação recente, abriga o Monte Everest, o pico mais alto do planeta, com m de altitude. Destaca-se também o planalto do Decã e a Planície Indo-Gangética.

27 O clima predominante é o tropical, no entanto há também o clima desértico entre Índia e o Paquistão.
A vegetação predominante é composta por florestas tropicais. Entre os países da região é a Índia, que convive com muitos contrastes, sendo o 2º maior em população do mundo.

28

29 Ásia Central A região é composta por 5 países situados a leste do Mar Cáspio: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistão, com populações de origem russa, eslava e turca muçulmana. Apresenta relevo de planícies e altos planaltos no Leste, além de Montanhas na divisa com o Oriente Médio. A Vegetação predominantemente formada pela Estepes.

30 O Clima predominante é o Semiárido e árido.
A Hidrografia da região é constituída por rios temporários, como: Syr Daria e o Amur Daria. A Região é marcada por inúmeros conflitos étnicos, agravados durante a Guerra Fria e a relação destes países com a Rússia. Países com economia voltada ao setor primário e forte instabilidade política.

31

32 Extremo Oriente Agrupa a China, Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e a Mongólia. O relevo predominante são as montanhas recentes, com destaque o Monte Fuji, no Japão. A região está situada sobre o Círculo de Fogo do Pacífico. Quanto aos climas, verifica-se a existência do clima subtropical e temperado. A vegetação predominante é composta por florestas subtropicais e o desértico.

33 Japão e China são os países mais ricos do continente, sendo que a China é o país que mais cresce no mundo. Os países do extremo oriente são verdadeiros formigueiros humanos, sendo a China, o país mais populoso do mundo.

34

35 Sudeste Asiático Constituída pela península da Indochina, Pela península do Himalaia e pelo Arquipélago da Insulíndia. Compreende os seguintes países: Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Mianmar, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Filipinas e Timor Leste. O relevo predominante é formado por planaltos baixos e planícies.

36

37 Os clima predominante é o Equatorial.
A Vegetação predominante são as Florestas Equatoriais e Tropicais devido ao clima Equatorial. A Insulíndia sofre com forte instabilidade tectônica, provocando fortes terremotos, como o de 2004, quando um Tsunami provocou a destruição e a morte de mais de 230 mil pessoas. Alguns desses países apresentaram grande crescimento econômico, estimulados pelo Japão, os Tigres Asiáticos.

38 Tigres Asiáticos Formado pelos seguintes países: Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul. Recebem esse nome por causa do rápido crescimento industrial e desenvolvimento social, principalmente após a década de 1970. Esse desenvolvimento está relacionado a forte atuação do Estado, protegendo a economia local, através do aumento dos impostos sobre produtos importados e pela implantação estratégias para atrair investimentos estrangeiros.

39 Esses países preocupavam-se com a qualificação da mão-de-obra, investindo muito em educação e pesquisa científica. A partir da década de 1990, Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia juntaram-se ao grupo, sendo chamados de “Novos Tigres Asiáticos”. Esses países adotaram o modelo de redução de custos de produção, intensa utilização da força de trabalho, melhor distribuição de renda, visando a aumentar o mercado consumidor.

40 Ásia Setentrional Corresponde a parte asiática da Rússia, desde o oceano Pacífico até os montes Urais. Apresentam clima do tipo Polar e Subpolar, com invernos longos e rigorosos, atingindo até 50ºC negativos. O relevo é caracterizado pelo domínio das planícies e baixos planaltos, ao leste e sudeste, destacam-se elevadas montanhas, entre elas: Cordilheira Stanovoi e Verkhoyansk.

41 A vegetação é adaptada a esses climas rigorosos, predominam as Taigas ou floresta de coníferas.
A hidrografia é formada por rios extensos, que possuem águas congeladas em determinadas épocas do ano e são usados para produção de energia elétrica. Destacam-se: Rio Ob, Ienissei e o Lena. A região é ocupada por campos de exploração de petróleo e gás natural e grandes plantações agrícolas.

42

43 Atividade 02 Responder questões da Apostila p. 64 a 69.

44 Oceania e região polares

45 A composição do continente
A Oceania tem Km2, dos quais 85% correspondem à Austrália, que, por isso, é chamada de ilha-continente. O continente possui duas outras massas territoriais significativas (Papua Nova Guiné e Nova Zelândia) e inúmeras pequenas ilhas e atóis dispersos, que se dividem em três grupos: Melanésia, Micronésia e Polinésia.

46

47 As regiões ártica e antártica: os extremos da Terra

48 A Região Ártica Não constitui um continente, pois em sua maior parte é ocupada por um oceano congelado, formado por gigantescas banquisas e por terras setentrionais da América, Europa e da Ásia. O clima da região é o Polar e somente a Tundra, formada por musgos e liquens, consegue se desenvolver nessas condições.

49 População e atividades econômicas
Vivem no ártico diversos povos autóctones, entre eles os inuits, os lapões, os samoiedos e os iacutos. Dedicam-se à caça e à pesca, além do pastoreio nômade. Também se destacam a extração de madeira e recursos minerais, além do petróleo e gás natural por empresas dos países da região.

50 Com o objetivo de discutir as questões ambientais e econômicas que envolvem a região, foi criado, em 1996, o Conselho do Ártico, que reúne ministros das relações exteriores das nações costeiras.

51 Problemas ambientais no Ártico
Estão ocorrendo problemas na região, como o formação de buracos na camada de ozônio, constituindo uma situação grave, porque atinge regiões povoadas da Europa, Ásia e da América do Norte. Outro grave problema é a forte poluição do ar provocado pela incineração de lixo e indústrias dos países da América do Norte. Agravamento do Efeito Estufa.

52

53 A Antártida: um vazio continental
Contém quase 90% das geleiras do mundo, seu contorno é irregular, com inúmeras reentrâncias. A camada de gelo cobre toda a superfície do território e tem espessura média de 2 km. Apresenta clima polar (Frio e Seco) e a vegetação predominante é a Tundra, principalmente no litoral. As condições adversas do clima na Antártida tornam o povoamento inviável, e a população local se restringe a pesquisadores de missões científicas.

54 O continente conta com 37 bases científicas permanentes e 18 bases sazonais, abrigando 4 mil pessoas e pertencentes a 27 países, cujos limites estão delimitados pelo Tratado de Antártida, assinado em 1959. As principais atividades econômicas extração de minérios como o Carvão Mineral e Ferro, além da pesca de camarões. Para evitar que haja exploração de recursos no continente e conflitos resultantes desse processo, foi assinado o Protocolo de Madri, em 1991, em que houve uma proibição da extração de minérios por 50 anos.

55

56 Problemas ambientais na Antártida
Sofre os efeitos das agressões ao meio ambiente em outros continentes e está no centro das discussões em torno do aquecimento global, pois houve um considerável aumento do buraco na camada de ozônio existente sobre o continente. Entre os principais problemas ambientais do continente estão: Aquecimento global, derretimento das geleiras e Aumento no nível dos oceanos.

57 A Atividade científica na Antártida
Através de pesquisas no continente, os cientistas podem obter informações sobre as alterações ambientais e climáticas ocorridas no planeta e compreender o funcionamento das correntes oceânicas e seus efeitos no clima global e descobrir outras fontes de alimento.

58 Em 1959, 12 países assinaram o Tratado da Antártida pelo qual se firmou o compromisso do uso do continente apenas para fins pacíficos e de cooperação internacional por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas. Entre os trabalhos desenvolvidos nas regiões polares, podemos destacar: Fontes de alimentos (Camarão Krill) e fontes de água doce.

59

60 Atividade 03 Responder questões da Apostila p. 54 a 58.

61 Referências Bibliográficas
Apostila Sistema UNO (Módulo 13). Livro didático Projeto Araribá (9º anos). Imagens: Google Imagens/ Recursos Multimídia Sistema UNO (E.M). Vídeos: Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos


Carregar ppt "Módulos 13 e 14 – Ásia, Oceania e Regiões Polares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google