A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar."— Transcrição da apresentação:

1 Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar a economia de mercado, o que contribuiu para a expansão do capitalismo em escala planetária. A partir dessa mundialização do capitalismo, configura-se, então, a chamada globalização, que tem se caracterizado, principalmente, pela integração econômica e comercial cada vez mais intensas entre vários países.

2 Globalização Ainda que vários países de economia primária tenham se industrializado nas últimas cinco décadas , as diferenças que separam as nações ricas das nações pobres não diminuíram como se esperava. Isto porque a economia e o desenvolvimento tecnológico dos países mais pobres continuam dependendo dos investimentos financeiros das multinacionais e dos governos das nações mais ricas, assim como do conhecimento científico produzido por elas.

3 Regionalizando os países
Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos também são denominados, respectivamente, pelas expressões Norte e Sul. Essa denominação tem como critério a posição geográfica dos países: os ricos (exceto Austrália e Nova Zelândia- Sul) estão no hemisfério Norte, enquanto os subdesenvolvidos situam-se ao Sul das nações desenvolvidas.

4 Regionalização Você sabia... Que de acordo com a localização da Terra no Universo, não podemos afirmar que a população de nenhum dos dois hemisférios Norte-Sul estão de cabeça para baixo ou para cima? A noção de estar embaixo ou em cima só existe para o lugar onde estamos. Por ex: você está no primeiro andar e sua família no segundo, ou seja você está embaixo e eles estão em cima. Mais em relação aos países da Terra, isso não se aplica.

5 Divisão Internacional do Trabalho
A divisão internacional do trabalho é, a especialização dos países na produção de determinada mercadoria destinada ao mercado. Atualmente a (DIT) se estrutura da seguinte maneira: Países desenvolvidos: capitais e tecnologia avançada. Subdesenvolvidos industrializados: produtos industrializados com tecnologia estrangeira, produtos primários e matérias-primas.

6 Divisão Internacional do Trabalho
Subdesenvolvidos não-industrializados: produtos agrícolas e matérias-primas.

7 Países desenvolvidos O desenvolvimento de um país ocorre quando há um crescimento de sua economia, isto é, um aumento da produção de bens e serviços, acompanhado de melhoria no padrão de vida de sua população. Em relação aos indicadores econômicos: as características mais relevantes referem-se ao grau de industrialização e à dependência econômica externa. Assim, os países desenvolvidos são bastante industrializados e não possuem dependência financeira.

8 Países desenvolvidos Países desenvolvidos – são os que foram metrópoles ou colônia de povoamento, que enriqueceram pelo processo de acumulação primitiva de riquezas (ouro, prata, produtos agrícolas, etc.) Você sabia... A produção das colônias de povoamento, ficavam no mercado interno, enquanto nas de exploração eram levadas para suas respectivas metrópoles; a mão-de-obra, na 1ª era familiar e assalariada, na 2ª escrava, as propriedades eram pequenas e médias e latifúndios nas demais, os produtos produzidos eram policultura de clima temperado na 1ª e monocultura de produtos tropicais na segunda.

9 Países desenvolvidos No que se refere aos indicadores sociais: os mais utilizados são as taxas de mortalidade infantil, a expectativa de vida e as condições médico-sanitárias da população. Observa-se que, nos desenvolvidos, a população desfruta de um elevado padrão de vida.

10 Países subdesenvolvidos
O subdesenvolvimento de um país, por sua vez, ocorre, quando ele é predominantemente agrícola, geralmente com baixo nível de industrialização, tem economia instável que passa por crises periódicas, além de ser muito dependente financeiramente.

11 Origens do subdesenvolvimento - países
Historicamente , sofreram um processo de exploração, ou seja, sua riqueza (ouro, prata, produtos agrícolas, etc.) foi apropriada por suas metrópoles européias; Na atual divisão internacional do trabalho, são países produtores de gêneros agrícolas e/ou matérias-primas ou foram industrializados recentemente pelas multinacionais. A qualidade de vida de suas populações é baixa, ou seja, o índice de Desenvolvimento Humano é baixo ou médio, já que a distribuição de renda é desigual, acarretando a falta de acesso de suas populações à saúde (alta mortalidade infantil, baixa expectativa de vida), à educação (analfabetismo e baixa escolaridade) e até à alimentação (subnutrição e fome).

12 Índice de Desenvolvimento Humano
Analisar o nível de desenvolvimento de um país examinando os seus indicadores socioeconômicos de maneira isolada pode nos dar um conhecimento apenas superficial da realidade desse país. Para suprir essa deficiência e traçar um perfil mais preciso do nível de desenvolvimento dos países, a ONU (Organização das Nações Unidas) elaborou um critério mais abrangente denominado IDH.

13 Índice de Desenvolvimento Humano
Dessa forma, o IDH tem sido um dos critérios mais adequado para se avaliar o desenvolvimento dos países, pois o seu cálculo leva em consideração, ao mesmo tempo, os seguintes indicadores socioeconômicos: Taxas de mortalidade infantil e expectativa de vida, que indicam as condições de saúde.

14 Índice de Desenvolvimento Humano
Taxas de analfabetismo e anos de escolaridade da população, que medem o grau de instrução. Renda per capita e capacidade de compra da população, que indicam o nível de renda. A combinação de todos esses valores dá origem ao IDH, cujo valor varia de zero até um. Quanto mais próximo de um, melhores serão as condições socioeconômicas e, quanto mais próximo de zero, piores são as condições de vida da população.

15 América Central A América Central é formada por uma estreita faixa de terra denominada istmo( continental) e pelas Antilhas (ilhas). Na América Central ístmica, também se cultiva em grande quantidade a cana-de-açúcar, o algodão e o abacaxi, também na forma de plantations, que ocupam os solos mais férteis. Isso pode representar um obstáculo ao Brasil, em relação à venda de álcool combustível, vista que a maioria desses países, possuem acordos bilaterais com os Estados Unidos, ao contrário do Brasil.

16 América Central Você sabia...
Que com a finalidade de encurtar a distância das viagens marítimas entre a costa do Atlântico e a do Pacífico e permitir rapidez na comunicação entre os dois oceanos, foi construído um canal em um dos pontos mais estreitos do istmo que une a América do Norte à do Sul, no Panamá. Concluída em 1914 pelos EUA, a empreitada recebeu o nome de canal do Panamá.


Carregar ppt "Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google