A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Monera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Monera."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Monera

2 Quais são os representantes do reino monera e suas principais características?
. Micoplasmas ou PPLO  (pro/uni/heteró); . Rickéttsias e Clamídias  (pro/uni/heteró); . Bactérias  (pro/uni/heteró – a maioria); . Cianobactérias ou  (pro/uni/autó) Cianifíceas ou algas azuis

3 Como é a estrutura típica de uma bactéria e de uma cianobactéria?

4 Bactéria

5 Bactéria

6 Cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis

7 Bactéria

8 Quais são as principais formas bacterianas?

9

10 Como as bactérias e as cianobactérias conseguem obter seu alimento?

11 . Bactérias autótrofas fotossintetizantes:
Existe um pequeno grupo de bactérias que fabricam seu próprio alimento com a ajuda da energia luminosa, assim como as algas e as plantas. Embora seja uma fotossíntese, difere um pouco da fotossíntese realizada pelas algas e pelas plantas.

12 Fotossíntese “normal” (realizada pelas algas e pelas plantas):
Fotossíntese bacterina: SOL CO2+H2S → C6H12O6+H2O+S bacterioclorofila (glicose) * H2S = ácido sulfídrico e o S2 = gás enxofre Fotossíntese “normal” (realizada pelas algas e pelas plantas): SOL CO2+H2O → C6H12O6+H2O+O2 clorofila

13 . Bactérias autótrofas quimiossintetizantes:
Como são autótrofas também fabricam seu próprio alimento, o que muda neste caso em relação a fotossíntese é a fonte de energia para a ocorrência da reação. Enquanto os seres fotossintetizantes utilizam energia luminosa, os quimiossintetizantes utilizam energia química proveniente da oxidação de substâncias inorgânicas que se encontram no solo. Geralmente as bactérias que participam do ciclo do nitrogênio (bactérias nitrificantes) são os principais exemplos de bactérias quimiossintetizantes.

14 NH3+O2 NO2-+H2O+Energia química
Quimiossíntese: NH3+O NO2-+H2O+Energia química (amônia) (nitrito) NO2-+O NO3-+H2O+Energia química (nitrito) (nitrato) CO2+H2O → C6H12O6+H2O+O2 (glicose)

15 . Bactérias heterótrofas:
A maioria das bactérias são heterótrofas e portanto, não fabricam seu próprio alimentam, por isso precisam se alimentar de outros seres vivos ou dos seus restos mortais. As bactérias heterótrofas podem ser: - decompositoras; - parasitas; - mutualísticas.

16 Bactérias podem ser: Aeróbicas: quando precisam do O2
Anaeróbicas (fermentadoras): quando não precisam do O2 Fermentação Lática: com a produção do ácido lático Fermentação acética: com a produção do ácido acético Anaeróbicas facultativas: podem viver na presença ou na ausência de O2

17 .Cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis:
Todas são autótrofas fotossintetizantes, e sua fotossíntese é como a dos vegetais. SOL CO2+H2O C6H12O6+H2O+O2 clorofila

18 Como as bactérias e as cianobactérias se reproduzem?

19 . Bactérias: Como a maioria dos microorganismos as bactérias reproduzem-se principalmente de forma assexuada, por divisão binária (cissiparidade).

20 . Bactérias: Conjugação; Transdução; - Transformação.
Ocasionalmente as bactérias podem reproduzir-se de forma sexuada, quando isto ocorre pode ser por: Conjugação; Transdução; - Transformação.

21 Transformação Transdução Conjugação

22 . Cianobactéria Não se conhece nenhuma forma de reprodução sexuada neste grupo, reproduzem-se apenas de forma assexuada.

23 O que é a esporulação bacteriana?

24 Qual é a importância ecológica das bactérias e das cianobactérias?

25 Bactérias: Assim com os fungos atuam como decompositoras da matéria orgânica morta, transformando os restos dos seres vivos em sais minerais, devolvendo-os para o solo ou para o ambiente aquático (reciclagem da matéria – nada se perde tudo se transforma); Podem fazer associações mutualísticas, como por exemplo, as bactérias que vivem no estômago dos ruminantes auxiliando na digestão da celulose presente no capim e as bactérias do gênero Rhizobium que se associam às raízes de plantas leguminosas (ex: soja, feijão...) auxiliando na fixação do nitrogênio.

26 Mutualismo entre bactérias do gênero Rhizobium e raiz de planta leguminosa.

27 Cianobactérias: - como são organismos fotossintetizantes, contribuem para a reposição de gás O2 na atmosfera; - Algumas cianofíceas também podem fazer a fixação do gás nitrogênio (N2) atmosférico, contribuindo no ciclo deste gás.

28 Quais são as importâncias econômicas das bactérias?
- Na produção de derivados do leite, tais como iogurtes, queijos, coalhadas, leite fermentado (fermentação lática); Na produção de VINAGRE (fermentação acética) Na produção de antibióticos; - Na produção de hormônios humanos (ex: insulina e hormônio do crescimento) através da utilização de bactérias transgênicas. - Na fertilização do solo Nitrossomas, Rhizobium No desenvolvimento de cáries. No desenvolvimento de doenças.

29 Principais doenças causadas por bactérias em humanos:
Coqueluche  Bordetella pertussis. Difteria ou Crupe  Corynebacterium diphteriae. Tétano  Clostridium tetani. Febre tifóide  Salmonela typhi. Gonorréia  Neisseria gonorrheae. Sífilis  Treponema pallidum. Hanseníase ou Lepra  Mycobacterium leprae. Gastrites  Helicobacter pylori.

30 Tuberculose  Mycobacterium tuberculosis.
Meningite  Neisseria meningitidis. Cólera  Vibrio cholerae. Leptospirose  Leptospira enterrogans. Antraz  Bacillus anthracis. Botulismo  Clostridium botulinium. Peste Bubônica  Yersinia pestis. Pneumonia  Streptococcus pneumoniae.


Carregar ppt "Reino Monera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google