A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1426288-7823-PROTESTOS+PACIFICOS+DAO+LUGAR+A+GUERRA+CAMPAL+NO+EGITO,00.html.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1426288-7823-PROTESTOS+PACIFICOS+DAO+LUGAR+A+GUERRA+CAMPAL+NO+EGITO,00.html."— Transcrição da apresentação:

1 Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo...

2 Revolução de Jasmim da Tunísia se espalha...
Vídeo proliferação revoltas...2:17

3 É bom lembrar que “Oriente Médio” é uma expressão imposta pelo imperialismo “eurocêntrico” (como se fossem superiores). Porém, o Or.Médio possui um passado com períodos culturais e econômicos muito mais avançado que os europeus... Lembra do “Crescente Fértil”? Lá foi o “berço da civilização”... Cidades, escrita, religiões...

4 Com a expansão colonial européia séc XV ...
Apesar da proximidade em relação á Europa, foi o último a ser colonizado pelos europeus devido a presença do Império Turco-Otomano. Tal isolamento gerou uma desigual evolução entre as duas sociedades (“moderna e racionalista” x teocrática). Porém, era o contrário durante a “Idade Média”...

5 Tal visão “cultural” superior do ocidente (europeu) influenciada pelo “darwinismo” acabou submetendo-os economicamente e genericamente denominados de “áfrica branca”...

6 Com a Rev. Industrial foram neo-colonizados violentamente devido a necessidade de mais mercados e independências americanas. Em foi dividida na “Conferência de Berlin” para início do Plantation, sem respeitar qualquer divisão cultural, territorial ou tribal.

7 Após a II G.Md. EUA e URSS promovem a independência de vários países, devido á Guerra Fria. Porém, na defesa de seus interesses reacendem conflitos tribais, financiam ditaduras e provocam radicalismos políticos e culturais “religiosos”.

8 Séc. XX judeus (inimigos dos árabes) voltam para região perseguidos pelos
Alemães + árabes + japoneses. X URSS X EUA

9 EUA e URSS ajudam criação Israel contra inimigo “comum”...
Diversos movimentos, inclusive religiosos, surgem contra tal “Guerra Fria”. Porém, com o fim da URSS, a revolta passa a ser incentivada por “líderes locais” contra os EUA ou “ocidente” ... Irã... Saddam... Bin Ladem... Após 11 de setembro tal conflito passou a ser generalizado pela Doutrina Bush (contra eixo do mal) como “Ocidente x terrorismo”... Porém, a globalização (internet) gerou um novo grupo paralelo ao conflito “Ocidente x Oriente médio”...

10 A Revolução de Jasmim começou no dia 17de dezembro de  Foi motivada pelo aumento excessivo dos preços nos alimentos básicos, elevado desemprego, contra a corrupção e as más condições de vida dos habitantes tunisianos... Entre eles, Mohamed Bouazizi

11 Clipe M. Bouazizi 1:31 Vídeo protestos 1fev...

12 Na Tunísia, como Mohamed Bouazizi (26anos) não conseguiu arranjar um emprego formal, começou a vender frutas e legumes para se manter e ajudar sua família. Ajudava sua mãe e irmã através de uma renda de 75 dólares mensais, pois seu pai morreu quando ele tinha 3 anos e desde os 10 ele vendia frutas nas ruas depois do colégio.

13 Mas autoridades da cidade confiscaram o carrinho de frutas de Bouazizi, alegando ser ilegal a venda ambulante na Tunísia. Assim, Mohamed decide ir à sede do governo regional para tentar defender seu caso com o governador, pois tinha poucas opções para ganhar a vida. Após receber um não ao seu pedido, decide comprar duas garrafas de thinner e ...

14 Na sexta feira, 17 de dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi colocou fogo em si mesmo...

15 Morreu 17 dias depois às 17:30 na quinta-feira, 4 de janeiro de 2011 em um hospital na cidade de Ben Aros.  5.000 pessoas participaram da procissão funerária.

16 Ele deixou uma mensagem para sua mãe no Facebook...

17 Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis
Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis. Estou perdido e está fora das minhas mãos. Perdoe-me se não fiz como você disse e desobedeci suas ordens. Culpe a era em que vivemos, não me culpe. Agora vou e não vou voltar. Repare que eu não chorei e não caíram lágrimas de meus olhos. Não há mais espaço para reprovações ou culpa nessa época de traição na terra do povo. Não estou me sentindo normal e nem no meu estado certo. Estou viajando e peço a quem conduz a viagem esquecer.

18 O EGITO é mais um da “onda”
O EGITO é mais um da “onda” ... Porém, é estratégico pela presença do Canal de Suez, logística do petróleo e turismo. Marcado pelo conflito entre o governo Hosni Mubarak (81) e o grupo radical islâmico "Gammaat“, além da disputa por água com Sudão e Etiópia.

19

20

21 Além da Jordânia, o Egito é o único país árabe a reconhecer o Estado de Israel. Qualquer mudança brusca no regime de Mubarak pode tornar mais tensa a política já inflamada da região.

22 BD importância Egito...2:21

23 com intenção de eleger... BD protestos 1fev....

24 Mubarak, assumiu posições de comando na Força Aérea em 1966 (Guerra 6 dias foi 1967) e 1974, após participar ativamente da Guerra do Yom Kippur (73). Tornou-se presidente em  1981, quando Anwar Al Sadat foi assassinado (pela Jihad). Nos anos 80 passou a aliar-se aos EUA...

25 Grupo fundamentalista islâmico, ligado ao Hamas palestino, foi posto na clandestinidade por Mubarak, sob pressão do Ocidente. (2005)

26 Grupo fundamentalista islâmico, ligado ao Hamas palestino, foi posto na clandestinidade por Mubarak, sob pressão do Ocidente. (2005) Vídeo 3º. 3:45

27 Além do Egito, Jordânia, Argélia, Mauritânia, Omã e o Iêmen registram protestos inspirados na Revolução de Jasmim da Tunísia.


Carregar ppt "Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1426288-7823-PROTESTOS+PACIFICOS+DAO+LUGAR+A+GUERRA+CAMPAL+NO+EGITO,00.html."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google