A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Oriente Médio O Oriente Médio apresenta-se como uma das mais complexas regiões do globo e desempenha, atualmente, um papel estratégico na Ásia. O Oriente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Oriente Médio O Oriente Médio apresenta-se como uma das mais complexas regiões do globo e desempenha, atualmente, um papel estratégico na Ásia. O Oriente."— Transcrição da apresentação:

1 O Oriente Médio O Oriente Médio apresenta-se como uma das mais complexas regiões do globo e desempenha, atualmente, um papel estratégico na Ásia. O Oriente Médio é também denominado Ásia Ocidental ou Levante. Quadro natural Ao centro situa-se a planície da Mesopotâmia (Crescente Fértil), é atravessada pelos rios Tigre e Eufrates, que nascem no maciço da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico, formando o estuário denominado Chatt-el-Arab. A fronteira entre Israel e Jordânia localiza-se a depressão do Mar Morto, que está a 394m abaixo do nível do mar, recebendo as águas do Rio Jordão.

2 O Oriente Médio - Quadro natural
Clima: Quanto ao clima, ocorre variação entre a semi-aridez e o deserto, em função das massas de ar que atingem a região, oriundas do Norte da África (quentes e secas - Saara). Na Turquia, conhecida como Ásia Menor (Península da Anatólia), o clima é temperado no interior e mediterrâneo no litoral. Ao longo do litoral mediterrâneo (Israel, Líbano e Síria) destaca-se a vegetação típica desse clima (mediterrânea). O Oriente Médio é banhado pelos seguintes mares: Mar negro, Cáspio, da Arábia e pelo Oceano Índico.

3 O Oriente Médio – aspectos humanos
Etnicamente, o Oriente Médio é também uma região complexa, pois aí se destacam povos de variadas origens e com credos diversificados, como: País Etnia Religião Turquia Otomanos Islamismo (Muçulmanos sunitas) Líbano Árabes (semitas) Católicos e Muçulmanos Israel Semitas Judaica (Hebraica) Irã Persas Islamismo ( muçulmanos xiitas) Outros Árabes Islamismo

4 O Oriente Médio – a Civilização islâmica
Islã significa resignação, submissão (a Alá – Deus). O Islamismo surgiu no começo do século VII e rapidamente se difundiu entre as tribos árabes, unindo-as em torno da mesma fé. O livro sagrado dos mulçumanos é o Corão ou AlCorão. A civilização islâmica teve a sua origem na península Arábia. Habitada por diferentes povos semitas (árabes, hebreus, assírios, fenícios e aramaicos). Os povos árabes foram os grandes divulgadores da religião islâmica. A expansão árabe-muçulmana acabou por islamizar uma série de povos não-árabes, como os persas e os turcos.

5 O Oriente Médio – a Civilização islâmica
A morte do profeta Maomé, em 632 d.c., provocou a divisão de seus seguidores em dois grandes grupos: os xiitas e os sunitas, predominantes até hoje. Os sunitas seguiram os ensinamentos de Maomé contidos em um conjunto de textos que foi denominado SUNA. Para os sunitas, o SUNA é uma importante fonte de verdade ao lado do Alcorão. Os xiitas consideram que o líder religioso e político deva ser descendente de Maomé, além de só admitirem o Alcorão como fonte sagrada. Os xiitas são contrários à ocidentalização (costumes americanos e europeus) e são defensores intransigentes dos fundamentos da fé islâmica. Os sunitas correspondem a 85% do mundo muçulmano e os xiitas, aos 15% restantes.

6 O Oriente Médio – a Civilização Islâmica
No mundo muçulmano, não pode nem deve haver conflito entre a política e o mundo espiritual. O mundo político deve submeter-se ao espiritual e a ele deve se adequar. “o mundo islâmico é constituído por uma só nação”, dizia o profeta. O islamismo é monoteísta e o fiel muçulmano tem quatro deveres básicos a cumprir: Fazer orações cinco vezes ao dia, voltado para MECA. Jejuar, não consumir bebidas nem tabaco, abstinência sexual, especialmente no mês sagrado dos mulçumanos (Ramadã). Dar esmolas que sejam proporcionais a sua renda. Ir a Meca pelo menos uma vez na vida, em peregrinação religiosa.

7 O Oriente Médio – conflitos e interesses
O Oriente Médio é uma área estratégica, delimitada pelos mares Negro e Cáspio , ao norte, Mediterrâneo e Vermelho, a oeste, e pelo Golfo Pérsico e Oceano índico, ao sul. é o ponto de encontro entre três continentes: Ásia, África e Europa. Essa área, embora dominada por planaltos ressequidos pela extrema aridez, contém em seu subsolo, o petróleo, a maior riqueza da região, que garante aos muçulmanos um grande poderio perante os demais países do mundo, tornando a região palco de intensos conflitos entre os países vizinhos e alvo de constantes interferências estrangeiras.

8 O Oriente Médio – conflitos e interesses
Após o término da 1ª Guerra Mundial, britânicos e os franceses fizeram a divisão dessa área por meio do acordo secreto de Sykes-Picot. Assim, Síria e Líbano ficaram sob domínio francês, e Palestina, Mesopotâmia e Jordânia, sob domínio inglês. No período entre as duas guerras, muitos conflitos ocorreram, devido ao processo de independência política dos países árabes. Após esse período, os conflitos se intensificaram, principalmente com a criação do Estado de Israel, devido ao interesse de grandes potencias nas áreas petrolíferas e às disputas internas de poder, o que tem contribuído para a instabilidade constante na região.

9 O Oriente Médio – Israel
Em 1897, na Basiléia, Suíça, ocorreu um congresso do qual se originou o sionismo, movimento nacionalista que defendia a luta pela formação de um Estado judaico. O termo sionismo vem de Sion, uma colina na antiga Jerusalém, mas que os judeus usam para se referir à Palestina como um todo. A religião judaica, tronco da qual se originou o cristianismo, é monoteísta. Os judeus seguem o Talmude, uma coleção de tradicionais escritos dos rabinos que interpretam a Lei de Moisés. Sua principal características é o messianismo, ou seja, a crença na vinda de um Messias, que viabilizará a libertação definitiva de Israel.

10 O Oriente Médio – Questões territoriais
A divisão territorial arbitrária promovida no Oriente Médio pelos colonizadores europeus, no início do século XX, gerou diversos problemas de ordem geopolítica que perduram até hoje. Isto porque, quando os ingleses e franceses subdividiram a área do extinto império Turco-otomano em novos países, não levaram em conta a diversidade de grupos étnicos que habitavam esses territórios, mas apenas os seus interesses econômicos nessa parte da Ásia, da mesma forma que ocorrera com a chamada Partilha da África.

11 A criação de Israel e a questão Palestina
Entre os conflitos existentes hoje no Oriente Médio, provavelmente o que tem causado maior repercussão e apreensão em todo o mundo seja o conflito entre judeus e palestinos. No inicio do século XX, milhares de judeus espalhados pelo mundo passaram a migrar para a Palestina, fundando bairros judaicos nas cidades e colônias agrícolas na zona rural. ameaçados pelo grande afluxo de judeus, os palestinos entraram em conflito com esses migrantes, que reivindicavam parte do território palestino. No final da década de 1940, a pressão exercida pela comunidade judaica internacional, com o apoio do EUA, levou a ONU a instalar o Estado de Israel, usando, para isso, parte do território palestino. Esse fato serviu para acirrar ainda mais o conflito entre esses dois povos.

12 Jerusalém: cidade sagrada das três grandes religiões
Localizada no centro do Estado de Israel e fazendo fronteira, a oeste, com o território da Cisjordânia, Jerusalém é uma síntese dos conflitos existentes no Oriente Médio. Ela apresenta-se como um mosaico étnico que reúne em uma única cidade povos de religiões distintas. Atualmente com cerca de 500 mil habitantes, Jerusalém está dividida entre a cidade nova, onde vive a maioria da população, e a cidade velha histórica, onde moram cerca de 20 mil pessoas. O controle da cidade velha é uma das principais causas das disputas que ocorre hoje em dia entre judeus e árabes. Nesse pequeno espaço, de aproximadamente 1km², estão reunidos monumentos históricos sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos. Todos esses monumentos estão espalhados em quatro bairros distintos: o judeu, o árabe, o cristão e o armênio. Assim, tomado pelos judeus e reivindicado pelos árabes, o controle político da “cidade santa” apresenta-se como o principal obstáculo ao acordo de paz entre israelenses, palestinos e as outras nações árabes do Oriente Médio.

13 A questão da água no Oriente Médio
Nessa região de clima árido, o controle de um país sobre os poucos recursos aqüíferos subterrâneos , nascentes e cursos de rios possui enorme importância, pois garante o abastecimento de água. Dessa forma, disputas por áreas de bacias hidrográficas e pela utilização de lençóis subterrâneos têm sido, também, causa de conflitos armados. A bacia hidrográfica do rio Jordão, é motivo de disputa territoriais entre quatro países fronteiriços: Israel, Líbano, Síria e Jordânia. Um dos objetivos de Israel ao invadir a Síria, em 1967, era obter o controle sobre as colinas do Golã, onde estão as nascentes do rio Jordão.

14 A questão da água no Oriente Médio
Outra região do OM em que a questão da água provoca tensão é a área em torno das bacias dos rios Tigre e Eufrates. As principais nascentes desses rios localizam-se em território turco, e suas águas, que correm em direção ao Golfo Pérsico, abastecem a Síria e o Iraque. No entanto, os sírios e os iraquianos se vêem ameaçados pela Turquia, que pode controlar os fluxos de água por meio de projetos de irrigação e da construção de hidrelétricas em seu território. Isso poderá prejudicar o abastecimento dos países a jusante (abaixo), gerando novos conflitos.

15 O petróleo e as desigualdades sociais
A economia baseada na exploração do petróleo trouxe muita riqueza para os países produtores do OM. No entanto, podemos afirmar que essa riqueza está desigualmente distribuída. Na realidade, as riquezas geradas pela exploração do petróleo acabam por beneficiar apenas uma pequena elite dominante: a nobreza; os altos funcionários do Estado; os proprietários de terras onde estão os campos petrolíferos; e as multinacionais que dominam o mercado mundial do produto.


Carregar ppt "O Oriente Médio O Oriente Médio apresenta-se como uma das mais complexas regiões do globo e desempenha, atualmente, um papel estratégico na Ásia. O Oriente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google