A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA TRABALHO EM ALTURA “TELHADO”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA TRABALHO EM ALTURA “TELHADO”"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA TRABALHO EM ALTURA “TELHADO”

2 O objetivo deste estudo é apenas apresentar os procedimentos de segurança a serem observados na realização de trabalhos em telhados, levando em conta as exigências do Ministério do trabalho, para evitar quedas de nível causadas basicamente pelos seguintes motivos: rompimento de telhas por baixa resistência mecânica; tábuas mal posicionadas; escorregamento em telhados úmidos, molhados ou com acentuada inclinação; súbito do funcionário ou intoxicação decorrente de gases, vapores ou poeiras no telhado; calçados inadequados e ou impregnados de óleo ou graxa; inadequado içamento de telhas e transporte sobre o telhado; locomoção sobre coroamento dos prédios; escadas de acesso ao telhado sem a devida proteção; ofuscamento por reflexo do sol; falta de sinalização e isolamento no piso inferior.

3 Planejamento do trabalho
Todo serviço realizado sobre telhado exige um rigoroso  planejamento, devendo necessariamente ser verificado os seguintes itens:  Tipo de telha, seu estado e resistência;  Materiais e equipamentos necessários à realização dos trabalhos; Definição de trajeto sobre o telhado visando deslocamento racional, distante de rede elétrica ou áreas sujeitas a gases, vapores e poeiras;  Sinalização e isolamento da área prevista para içamento e movimentação de telhas

4

5 Necessidade de montagem de passarelas, escadas (figura 1), guarda-corpos (figura 2) ou estruturas sobre o telhado para facilitar manutenção de telhas, calhas, clarabóias, chaminés, lanternins, etc.    Definição dos locais para instalação de cabo-guia de aço para possibilitar uso do cinturão de segurança conforme exigência do Ministério do Trabalho;  Controle médico e qualificação técnica dos trabalhadores para serviços nessa área de alta periculosidade; Condições climáticas satisfatórias para liberar trabalho em telhado, visto que é proibido com chuva ou vento; programar desligamento de forno ou outro equipamento do qual haja emanação de gases e estão sob o telhado em obras; Orientar os trabalhadores e proibir qualquer tipo de carga concentrada sobre as telhas, visto que é o motivo principal de graves acidentes.

6

7 Durante o trabalho: Para a execução do trabalho em telhados é importante considerar alguns aspectos:
A)  Proibir carga concentrada -  As telhas de fibrocimento, alumínio ou barro não foram projetadas para suportar cargas concentradas. Seus fabricantes advertem para não pisar ou caminhar diretamente sobre elas. Considerando que a maior parte dos acidentes em telhados ocorrem por rompimento mecânico de seus componentes, motivados por concentração excessiva de pessoas ou materiais num mesmo ponto, recomendamos: Ao utilizar escada portátil, subir uma pessoa de cada vez; seu comprimento não pode ser superior a 7 metros (NR e 5.6); A escada fixa, tipo marinheiro, com 6 metros ou mais de altura, deve ser provida de gaiola protetora (NR ). Para cada lance de 9 metros deve existir um  patamar intermediário de descanso (NR ); Nunca pisar diretamente nas telhas; Nunca pisar, apoiar passarelas metálicas ou tábuas sobre telhas translúcidas flexíveis. Elas não foram projetadas para suportar pesos; Nunca permitir concentrar mais de uma pessoa num mesmo ponto do telhado ou mesma telha;     O beiral do telhado não suporta peso de pessoas ou cargas;    Todo material usado deve ser imediatamente removido após conclusão do serviço;

8 Durante o trabalho: Para a execução do trabalho em telhados é importante considerar alguns aspectos:
B)  EPIs - Todo funcionário que executar serviço em telhado deve usar os seguintes equipamentos:  Sapato de segurança com solado antiderrapante; Óculos de segurança com proteção lateral. Quando houver risco de ofuscamento pelo reflexo do sol em telhas novas de alumínio ou outras superfícies refletoras, usar lentes ray ban; Capacete de segurança com jugular; Cinturão de segurança tipo pára-quedista, conectado a cabo, corda ou trilho de aço por meio de dispositivos que possibilitem fácil movimentação sobre toda área de trabalho; Luva de raspa; Outros, de acordo com a tarefa;

9 Içamento de telhas As telhas devem ser suspensas uma a uma, amarradas como mostra a figura 3. Note-se o nó acima do centro de gravidade da carga que evitará seu tombamento. A seguir

10 Posição de Içamento

11 Escadas de acesso aos telhados
Devem ser equipadas com linhas de segurança para uso de trava-quedas.  Nas escadas é possível fazer instalação permanente de cabo de aço galvanizado ou inox (Fig.4). Veja maiores detalhes no Capítulo 3.

12 Equipamento para Içamento

13 Tipo de Escada

14 PASSARELAS PARA TELHADO:
Única forma de andar com segurança em telhados e coberturas.

15 Uso indicado pela norma NR 18.18.1 do Ministério do Trabalho
Única forma de andar com segurança em telhado do tipo plano inclinado (uma água, duas águas ou shed). Em telhados abaulados (em arco) só pode ser usada no sentido transversal das telhas. Indicada para telhas de fibrocimento, alumínio, cerâmica ou vidro.   Fabricada em duralumínio antiderrapante, substitui com segurança e durabilidade as perigosas tábuas. Colocada sobre telhas onduladas de fibrocimento, apoia-se perfeitamente sobre três ondas. Possibilita melhor distribuição da carga do que as tábuas que só se apoiam sobre duas ondas e ficam instáveis quando pisadas nas bordas. Cada unidade tem comprimento de 250 cm, largura de 42 cm, peso de 13 kg (sem degraus) ou 15 kg (com degraus). A escada de telhado Gulin é colocada diretamente sobre as telhas e unida, sem auxilio de ferramentas, por ferrolhos com trava de segurança. Pode, também, ser usada no sentido transversal das telhas (montada sempre próxima às terças). Em locais com inclinação superior a 25 graus é necessário ter degraus. Com ela, movimenta-se até a 50 graus de inclinação.

16 Tipo de Escada para Telhados

17 Linhas de segurança O Ministério do Trabalho exige que nos telhados sejam instaladas linhas de segurança (NR 18.18). Geralmente, são constituídas de trilho, cabo de aço ou corda sintética, para movimentação do sistema de proteção contra queda.

18 SISTEMA MÓVEL DE TRABALHO
Este sistema de segurança pode ser fácil e rapidamente montado a partir de pontos de ancoragem previamente instalados. Na figura abaixo, a linha principal horizontal 1 é constituída pela especial corda de nylon de 16 mm de diâmetro e o Esticador Gulin. A linha secundária 2 é constituída pela corda de nylon trançada de 12 mm de diâmetro com mosquetão M-1 para deslocamento horizontal ao longo da linha 1. O seguro deslocamento de subida ou descida no telhado ou rampa é feito com o manuseio do trava-queda XN.

19 Tipo de Sistema

20 SISTEMA MÓVEL DE TRABALHO

21 Para pontos de ancoragem podem ser usados os parafusos-olhais PO-1, em aço forjado, galvanizado a fogo.

22 SISTEMA PERMANENTE DE TRABALHO

23 Professor Rubens Braga
Apresentação Carlos Vaculik Milton Lima Rafael Mônaco Marcio Moraes Artur Rodrigues Professor Rubens Braga FIM


Carregar ppt "SEGURANÇA TRABALHO EM ALTURA “TELHADO”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google