A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O horizonte de sentido da Educação em Direitos Humanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O horizonte de sentido da Educação em Direitos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 O horizonte de sentido da Educação em Direitos Humanos
Resultados de uma discussão promovida pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos Sistematização: Profa. Vera Maria Candau (PUC-Rio de Janeiro, Projeto Novamérica)

2 A formação de sujeitos de direito
Favorecer processos de auto-conscientização dos alunos como sujeitos de direitos, a nível pessoal e coletivo. Fazer perceber a interdependência de direitos e deveres: enquanto estou cumprindo um dever, estou atendendo um direito de outrem e vice-versa (interdependência entre as pessoas e entre as pessoas e o ambiente).

3 Favorecer o processo de empoderamento (empowerment)
Liberar o potencial de cada pessoa para que se torne sujeito da própria vida e ator social (alguém que participa plenamente nas decisões coletivas). Favorecer a organização dos grupos sociais desfavorecidos e sua participação ativa na vida social.

4 Reconhecimento da pluralidade
Favorecer o reconhecimento do outro, fazendo perceber a necessidade recíproca que as pessoas têm umas das outras. Não hierarquizar ou classificar pessoas e grupos sociais e culturais como superiores ou inferiores, mostrar e valorizar a contribuição de cada indivíduo e grupo ao desenvolvimento da sociedade a partir da diferença.

5 Educar para o “nunca mais”
Resgatar a memória histórica e romper a cultura do silêncio e da impunidade para construir a identidade de um povo na pluralidade de suas etnias e culturas.


Carregar ppt "O horizonte de sentido da Educação em Direitos Humanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google