A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Marina Nogueira Ferraz Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Praça da Liberdade, nº21, Funcionários Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

2 “O que se guarda e armazena é o que se quer lembrar, pois o não mais visto tende ao
esquecimento”. (ENNE, 2001)

3 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Secretaria de Estado da Cultura Superintendência de Bibliotecas Públicas Bibl. Pública Estadual Luiz de Bessa Hemeroteca Histórica

4 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Criada em 1954 pelo governador Juscelino Kubitschek e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

5 raros e de grande relevância histórica e cultural.
A Hemeroteca Histórica compõe as Coleções Especiais da BPELB, e o acervo é formado por periódicos publicados em Minas Gerais e outros estados, a partir de 1825, incluindo exemplares raros e de grande relevância histórica e cultural.

6 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Histórico Coleção teve início em Ouro Preto, no final do séc. XIX. É parte da coleção original do jornalista, historiador e deputado provincial José Pedro Xavier da Veiga. Esteve sob a guarda do Arquivo Público Mineiro, quando foi transferida para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa/ Hemeroteca Histórica, através do Decreto de 01 de julho de 1996.

7 Acervo 1.200 títulos de jornais 550 títulos de revistas editados em Minas e principais capitais do país.

8 O Universal, foi editado em Ouro Preto, e era responsável pela publicação dos atos governamentais, em especial decretos, editais e leis. Circulou no período de 1825 a 1842.

9 Jornais de cunho político também fazem parte da coleção:
“A Actualidade- órgão do partido liberal”, “A Província de Minas- órgão do partido conservador”, de propriedade de José Xavier da Veiga e “Colombo – semanário republicano”

10 Boletim Leite Criôlo (1929)
O acervo de revistas é composto por diversos títulos de extrema relevância para a imprensa mineira, sendo retrato de uma época. Boletim Leite Criôlo (1929) Revista Alterosa (dec. 1940) Revista Palavra (1990)

11 O Malho (1909) Eu Sei Tudo (1944) MAD (1978) Revista Illustrada (1876)

12 Les Bons Romans (1870) L’Illustration (1848) Le Livre (1880)

13 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Acesso Leitor deixa seus pertences no escaninho. Permitido: lápis, papel, notebook e máquina fotográfica. Primeira visita: preenche o “Cadastro de Consulentes”: dados pessoais, contatos e dados sobre a pesquisa.

14 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Acesso (continua) Não é permitido aos leitores o livre acesso às estantes. A consulta no suporte original (papel), somente quando o periódico não estiver digitalizado. O leitor poderá fotografar, sem flash, não sendo permitida a cópia xerox.

15 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Acesso (continua) O número não é determinado, mas já se percebe a necessidade de se implantar um limite para tal atividade, devido ao abuso da permissão oferecida. Recomenda-se ao leitor o uso de máscaras e luvas.

16 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Digitalização Necessidade de ampliar o acesso e intervir na documentação devido ao processo de degradação. 80% do acervo de jornais está microfilmado, mas a falta de modernas leitoras de microfilme obriga o acesso aos originais, aumentando assim, a degradação por seu manuseio.

17 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Projetos de Digitalização: 2006- parceria com o APM e a Sec. de Estado de Ciência, Tec. e Ensino Sup., com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Digitalizados 98 rolos de microfilmes de jornais editados em MG no período Imperial ( ) fotogramas.

18 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Projetos de Digitalização: 2007 até 2010 (ainda em andamento) recursos orçamentários da SEC. Em média 530 mil fotogramas (530 rolos), de jornais editados em BH e municípios mineiros, 1900 a 1995.

19 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Padrão “gray-scale”- tons de cinza, Resolução de 350 dpi (pontos por polegadas) Formato .jpeg 70% do tamanho original. Indexação: título do jornal, nº da edição, data da edição do jornal, nº do filme, localidade do jornal. Ferramenta visualizadora para recuperação das imagens digitalizadas segue os padrões de Interface Web Linguagem de desenvolvimento PHP ou Java.

20 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Interface Web para busca dos jornais digitalizados

21 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
3 terminais de consulta para os leitores. Estão disponíveis pela internet os jornais do séc. XIX. O leitor pode adquirir cópias das imagens, previamente selecionadas, salvas em CD.

22 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Dificuldades e Propostas Adequação às normas: limite de cópias e utilização das imagens, tanto fotografadas quanto digitalizadas. Reprodução de parte dos documentos, relacionados ao tema específico da pesquisa. Assinatura de termo de compromisso pela utilização das imagens, proibindo a comercialização e divulgação para fins não-acadêmicos, além de:

23 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Dificuldades e Propostas Crédito em nome da instituição; Doação do produto final da pesquisa à Biblioteca Pública. Poucas revistas foram inseridas na base Pergamum (software utilizado para administração de bibliotecas), e os jornais, não há previsão de início. Falta de RH e capacitação adequada para catalogação de periódicos.

24 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Conservação Principais fatores de degradação física: - ação humana. - manipulação diária A digitalização contribui para a preservação do acervo, mas os parcos recursos faz a atividade ficar morosa, e parte importante de certos títulos estão se perdendo. A restauração também é de caráter de urgência, mas há somente 1 restauradora.

25 jornal Estado de Minas

26 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Comissão Especial de Avaliação de Periódicos Em janeiro de 2009 foi formada uma Comissão Especial, encarregada de apontar critérios para a formação dos acervos de periódicos da SUB/MG.

27 HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Projetos “Hemeroteca Histórica - Tratamento, Acessibilidade e Divulgação do Acervo”: encaminhado à Lei Rouanet, aprovado em 2008, com prorrogação da captação dos recursos até 31 de dezembro de Valor do projeto: R$ ,40 Julho de 2010: projeto sofreu adaptações e foi encaminhado ao Programa Petrobrás Cultural. Valor do projeto: R$ ,03.

28 Considerações Finais Jornais e revistas são valiosos materiais de pesquisa para estudo de uma época, além de contribuírem na construção da identidade cultural de uma determinada região, possibilitando a discussão de interesses em comum. A Biblioteca, como um “lugar de memória”, torna-se a guardiã desse acervo, possibilitando o acesso a toda comunidade. O grande desafio parece ser a preservação e conservação desses materiais, sem restringir o acesso aos interessados. É nesse caminho que a Hemeroteca Histórica se propõe a seguir, garantindo as melhores condições de conservação dos acervos, e acesso irrestrito às informações pelos leitores.

29 Equipe da Hemeroteca

30 OBRIGADA! Vídeo Hemeroteca.wmv
(31)


Carregar ppt "HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google