A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATENDIMENTO FRATERNO ATRAVÉS DO DIÁLOGO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATENDIMENTO FRATERNO ATRAVÉS DO DIÁLOGO"— Transcrição da apresentação:

1 ATENDIMENTO FRATERNO ATRAVÉS DO DIÁLOGO
TAREFA O serviço de atendimento fraterno através do diálogo consiste em: Receber fraternalmente a pessoa que busca o Centro Espírita, proporcionando-lhe a oportunidade de expor livremente, em caráter privativo, suas dificuldades; Conceder-lhe, após isso, orientações e estímulos de que esteja necessitando, oferecendo-lhe, conforme o caso, noções doutrinárias espíritas que a faça melhor compreender suas dificuldades; Encaminhá-la, posteriormente, às atividades do Centro Espírita mais adequadas a suprir as suas necessidades.

2 O SERVIÇO DE ATENDIMENTO FRATERNO ESTÁ PERFEITAMENTE ENQUADRADO DENTRO DAS FINALIDADES DO CENTRO ESPÍRITA.

3 A INSTITUIÇÃO ESPÍRITA
COMO CENÁCULO DE JESUS

4 ETAPAS DE ATENDIMENTO

5 EQUIPE DE TRABALHO Atribuições de Coordenador:
Organizar a tarefa, estabelecendo dias, horários e locais de atendimento nas eventuais dificuldades surgidas; Definir e distribuir tarefas aos membros da equipe, assessorando nas eventuais dificuldades surgidas; Acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido, mantendo a direção de Departamento ou Setor a que estiver vinculado o serviço de Atendimento Fraterno devidamente informado do curso das atividades. “No teu atendimento fraternal, jamais ouvides de que é em nome de JESUS que socorres os padecentes do caminho, razão para que não te vincules à desatenção, à negligência ou à soberba, quando a SEU serviço” (CORRENTEZA DE LUZ – Espírito Camilo – Cap. 26)

6 RECEPÇÃO Recepção é o ato ou efeito de receber ou acolher pessoas.
Recepcionar é acolher com atenção e carinho.

7 PREPARAÇÃO PARA O ATENDIMENTO
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AOS TRABALHADORES POSSUIR: -Sólido CONHECIMENTO DA DOUTRINA ESPÍRITA; Conhecimentos específicos que auxiliem no desempenho da tarefa, tais como técnicas de recepção, práticas de entrevista e noções quanto à hierarquia das necessidades humanas. CONHECER: -A estrutura administrativa e funcional da Instituição Espírita; -Os procedimentos básicos referentes ao SERVIÇO DE ATENDIMENTO FRATERNO. RECONHECER. -A importância e a adequação da tarefa dentro das finalidades da Casa Espírita; -A necessidade de uniformidade no atendimento, mediante o conhecimento e aplicação das diferentes ETAPAS da tarefa a ser desenvolvida; -A necessidade de preparação da Equipe através da prece e leitura de um trecho evangélico, antes do início dos trabalhos. ESTAR: -Integrado nas atividades desenvolvidas na Casa Espírita; -Capacitado pelo TREINAMENTO PRÉVIO. POSSUIR: -Vivências de TRABALHO EM GRUPO adquiridas em participações efetivas no Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita; -Conduta moral-evangélica que inspire confiança e respeito, abstendo-se ainda do álcool e do fumo; -Alto senso de responsabilidade (assiduidade, pontualidade e senso do dever); -Solidariedade humana; -Paciência, ponderação, equilíbrio e trato fraterno; -Capacidade de ouvir e de dialogar;

8 ENTREVISTA CONCEITO: A Entrevista, genericamente considerada, é um diálogo entre duas ou mais pessoas, em local predeterminado. TIPOS: São os seguintes os tipos de Entrevista: CONSENTIDA - Entrevistado é movido por sua vontade. FINALIDADE: Necessidade de ajuda, na forma de uma assistência espiritual. PROCEDIMENTO: O Entrevistador, ouvindo o Entrevistado, deverá obter informações acerca de seus motivos. Essas informações são fundamentais para que o Entrevistador adquira uma percepção da realidade, e em retorno, preste esclarecimentos, consolo e orientação ao Entrevistado.

9 PERCEPÇÃO DA REALIDADE

10 ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

11 RECOMENDAÇÕES AO ENTREVISTADOR:
Seleção de informações – Selecionar apenas as mais importantes. Discrição – Proceder de forma reservada e prudente. Triagem – Separar os casos que merecem assistência espiritual. Desenvolver empatia – Capacidade de vivenciar pensamentos e sentimentos do outro. Saber ouvir – Resume-se em manter atenção plena. Aceitação – Resume-se em tratar o Entrevistado como um igual. “A PACIÊNCIA vive na base de todas as boas obras” (PALAVRAS DE VIDA ETERNA – Emmanuel – Cap. 77

12 AS FASES DO ATENDIMENTO
ACOLHER - Colocar a pessoa à vontade para falar, manifestar interesse; OUVIR - Para analisar, o tempo maior para falar deve ser do atendido; OBSERVAR - Com atenção e descrição o atendido; FAVORECER - A percepção psíquica (Sintonia); CLARIFICAR - A problemática com perguntas, se necessário; DESVIAR - “Os temas que levam à queixa, lamentação, autopunição, conscientizando-o que o momento de libertação e paz está chegando, mas a ação para o êxito depende do próprio atendido"; ANALISAR - Se há desajustes psíquicos, emocionais, influência espiritual, enfermidade orgânica, etc. ; SENSIBILIZAR - Para os valores eternos. Fatores de ajustamento: o ideal, a religião, o amor, o exemplo dos pais, a harmonia do lar, a valorização como pessoa, compreensão e uso saudável do livre-arbítrio como fator de libertação, etc. Levá-lo a refletir -autoanálise, renovação da visão, incentivar as mudanças; ORIENTAR - De forma clara e simples, passar informações práticas a partir das quais se definirá um plano de ação, que o atendido deverá seguir por iniciativa própria, objetivando a solução almejada. Cada pessoa é a maior autoridade em sua vida.

13 CONDIÇÕES DE TRABALHO Ambiente – Silencioso. Assegure Privacidade. Tempo – É necessário controlar o tempo da entrevista em função do tempo disponível e da demanda. - Tempo máximo: trinta minutos. Número de Entrevistadores – Existem duas modalidades: Dois Entrevistadores por atendimento. Um Entrevistador por atendimento. A Casa Espírita escolherá a modalidade que entenda ser mais conveniente.

14 LEMBRETES IMPORTANTES
Na entrevista, que será sempre facultativa, isto é, jamais obrigatória: Não deve ocorrer qualquer conotação de “tratamento” e sim de assistência espiritual. É importante não esbarrar em delitos tipificados no Código Penal Brasileiro: Art. 283 – Charlatanismo – inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível. Pena: detenção de três meses a um ano, e multa. Art. 284 – Curandeirismo – exercer o curandeirismo: I – Prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitual- mente, qualquer substância; II – Usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; III – Fazendo diagnósticos. Pena: detenção de seis meses a dois anos.

15 LEMBRETES IMPORTANTES
Tendo aptidão mediúnica, o Entrevistador não deve dar orientações mediunizado, embora tenha a certeza de que conta com a constante proteção e inspiração dos Bons Espíritos. É importante lembrar que a proteção e a inspiração encontram tanto maior apoio, na medida em que a Equipe do Atendimento Fraterno se harmonize, renunciando aos pontos de vista pessoais e fixando-se nos objetivos gerais da Doutrina Espírita e nos objetivos instrumentais que são a tarefa em si.

16 AVALIAÇÃO (O LIVRO DOS MÉDIUNS, item 328)
É fundamental a Avaliação do Desempenho, de forma habitual, na Equipe do Atendimento Fraterno. Será de iniciativa do seu Coordenador. Essa avaliação poderá ser em termos quantitativos, como por exemplo, o número de atendimentos por mês, mas principalmente em termos qualitativos, em razão da qualidade dos atendimentos e dos resultados obtidos. Caracterizando-se como um meio de aprimoramento, integração e ajuda nos procedimentos vivenciados pelos membros da equipe, as avaliações possibilitam a correção de equívocos e decisões insatisfatórias, possibilitando ainda o aperfeiçoamento do trabalho como um todo e sua integração com vários Departamentos da Casa Espírita. “A instrução espírita não abrange apenas o ensinamento moral que os espíritos dão, mas também o estudo dos fatos. Incumbe-lhe a teoria de todos os fenômenos, a das causas, a comprovação de que é possível e do que não o é; em suma, a observação de tudo o que possa contribuir para o avanço da ciência”. (O LIVRO DOS MÉDIUNS, item 328)

17 INTEGRAÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS
“Por isso, agradece a Deus o frutuoso ensejo de atender ao bem, que te é concedido, e unge-te de amor e prepara-te, pelo estudo e pela meditação, para que, a cada dia, dispenses o melhor de ti aos que te chegam buscando, em verdade, a orientação e os braços amoráveis de Jesus”. (CORRENTEZA DE LUZ, Cap. 26)


Carregar ppt "ATENDIMENTO FRATERNO ATRAVÉS DO DIÁLOGO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google