A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Site: www.aveiros.com.br Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site: www.aveiros.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Site: www.aveiros.com.br Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site: www.aveiros.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Site: www.aveiros.com.br
Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:

2 Cinemática Escalar Unidimensional
Conceitos de Movimento: “Quando a posição do objeto varia em relação a um referencial cm o decorrer do tempo”. Referencial: Aquilo que tomamos como referência para analisar um movimento. Partícula: Objeto sem dimensões. Chamamos de partícula o objeto que tem dimensões desprezíveis quando comparada ao quanto percorre. Trajetória: Linha descrita pelo móvel ao se deslocar. * Movimento retilíneo e Movimento curvilíneo. Movimento Uniforme: Ocorre quando a velocidade do objeto que se move é constante. Nesta etapa iniciaremos a Cinemática, cujo método de descrição de movimentos emprega, basicamente, as seguintes grandezas: espaço, tempo, velocidade e aceleração.

3 Cinemática Escalar Unidimensional
Deslocamento Escalar (ΔS): É a grandeza física que indica, entre dois instantes, a diferença entre a posição inicial (So) e a posição final (S), mais conhecido como Variação do Espaço do móvel (ΔS). Velocidade Escalar Média (vm ): É a razão entre a variação do espaço (ΔS) percorrido e a variação do tempo (Δt) gasto na trajetória. Para transformar km/h para m/s, dividimos por 3,6; para o inverso, multiplicamos por 3,6.

4 Cinemática Escalar Unidimensional
Aceleração escalar média (am ): é a razão entre a variação de velocidade escalar instantânea (ΔV) e a correspondente variação do intervalo de tempo (Δt). No Sistema Internacional (SI), a unidade para a aceleração escalar média é m/s2. Outras unidades podem ser utilizadas, tais como cm/s2 e km/h2. Classificação da Aceleração

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Principais Características:
Classificação dos Movimentos. Movimento Uniforme (MU) – Conhecido por apresentar como característica principal, a velocidade constante e não nula, isto é, o espaço percorrido permanece igual para intervalos de tempo iguais. Principais Características: Velocidade constante e não nula. A partícula percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Aceleração nula. Movimento Uniforme Variado (MUV) – Conhecido por apresentar como característica principal, a aceleração constante, isto é, a variação da velocidade permanece igual para intervalos de tempos iguais. A aceleração é constante e não nula. A partícula sofre variações de velocidade iguais em intervalos de tempo iguais.

16 Movimento Uniforme (MU)
Classificação dos Movimentos. Movimento Uniforme (MU) Equação: Movimento progressivo - Chegamos a esta conclusão a partir de: As posições da partícula crescem com o "passar" do tempo. A velocidade é positiva. Gráficos do MRU:

17 Movimento Uniforme (MU)
Classificação dos Movimentos. Movimento Uniforme (MU) Movimento retrógrado - Chegamos a esta conclusão a partir de: As posições da partícula decrescem com o "passar" do tempo. A velocidade é negativa. Gráficos do MRU:

18 Queda livre e Lançamento Vertical
”Todos os corpos soltos num mesmo local, livres da resistência do ar, caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam suas massas. Essa aceleração é denominada gravidade (g)”.

19 Classificação dos Movimentos.
MOVIMENTO RETILINEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) Equações: Função da Velocidade ( V x t ) Função dos espaços ( S x t ) Função de Torricelli Função da velocidade média.

20 Classificação dos Movimentos. Gráficos do MRUV:
Posição em função do tempo ( S x t ) é uma parábola (função do segundo grau), cuja inclinação fornece a velocidade da partícula. Velocidade em função do tempo ( V x t ) é uma reta inclinada (função do primeiro grau). A inclinação desta reta dá a aceleração que é constante. A área a baixo da reta é numericamente igual a distância percorrida. Aceleração constante e não nula ( a x t ) é uma reta horizontal. A área abaixo da reta é numericamente igual à variação de velocidade. Movimento progressivo acelerado. As posições da partícula crescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é positiva. A aceleração e a velocidade têm mesmo sinal.

21 Classificação dos Movimentos. Gráficos do MRUV:
Orientação da trajetória com aceleração negativa, ou seja, o movimento é progressivo retardado. As posições da partícula crescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é positiva. A aceleração e a velocidade têm sinais contrários.

22 Classificação dos Movimentos. Gráficos do MRUV:
Orientação da trajetória (velocidade negativa) com aceleração negativa, isto é, o movimento é retrógrado acelerado. As posições da partícula decrescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é negativa. A aceleração e a velocidade têm mesmo sinal.

23 Classificação dos Movimentos. Gráficos do MRUV:
Orientação da trajetória (velocidade negativa) com aceleração positiva, isto é, o movimento é retrógrado retardado. As posições da partícula decrescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é negativa. A aceleração e a velocidade têm sinais contrários.

24 Classificação dos Movimentos.
Movimento Uniforme (MU)

25 Classificação dos Movimentos.
Movimento Uniforme (MVU)


Carregar ppt "Site: www.aveiros.com.br Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site: www.aveiros.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google