A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciências Políticas e Teoria de Estado Ciências Políticas e Teoria de Estado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciências Políticas e Teoria de Estado Ciências Políticas e Teoria de Estado."— Transcrição da apresentação:

1 Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciências Políticas e Teoria de Estado Ciências Políticas e Teoria de Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Agamenon das Chagas Soares NEW DEAL Santa Rosa 24 de Setembro de 2007

2 Antecedentes Com o fim da 1ª Guerra, os Estados Unidos da América se colocam na condição de primeira potência do globo, como o "celeiro mundial", abastecendo os mercados europeus, afetados pela guerra, além dos seus internos. Com o fim da 1ª Guerra, os Estados Unidos da América se colocam na condição de primeira potência do globo, como o "celeiro mundial", abastecendo os mercados europeus, afetados pela guerra, além dos seus internos.

3 As origens da crise À medida que a Europa se recupera dos efeitos da grande guerra, reconstruindo fábricas, recuperando campos, gerando empregos, etc., fica menos dependente do dinheiro e dos produtos norte americanos. À medida que a Europa se recupera dos efeitos da grande guerra, reconstruindo fábricas, recuperando campos, gerando empregos, etc., fica menos dependente do dinheiro e dos produtos norte americanos.

4 O ritmo acelerado da produção dos Estados Unidos, com a crescente redução do mercado europeu (e gradativa concorrência com o mesmo), gera um descompasso entre produção e consumo, fazendo-se notar uma superprodução no país, sem consumidores. O ritmo acelerado da produção dos Estados Unidos, com a crescente redução do mercado europeu (e gradativa concorrência com o mesmo), gera um descompasso entre produção e consumo, fazendo-se notar uma superprodução no país, sem consumidores.

5 Acontece a redução da produção, o que leva ao desemprego. A escala crescente de desemprego desestimula ainda mais a produção, pois diminui o poder aquisitivo médio da população.

6 A Crise! Em 1929, fazendas e fábricas vão à falência, ampliando para milhões o número de desempregados. Bancos credores perdem seus capitais investidos no processo produtivo e também falem. Em 1929, fazendas e fábricas vão à falência, ampliando para milhões o número de desempregados. Bancos credores perdem seus capitais investidos no processo produtivo e também falem.

7 Quebra da Bolsa de Nova York 24 de outubro de 1929 ou segunda-feira negra como ficou conhecido o dia da queda fazendo com que o mundo inteiro entrasse em crise (exceto a URSS).

8 Reflexos da Crise Essa situação aflige também as nações periféricas, dependentes das compras das grandes potências, sobretudo de produtos primários, agora sem condições de efetuá-las. Essa situação aflige também as nações periféricas, dependentes das compras das grandes potências, sobretudo de produtos primários, agora sem condições de efetuá-las.

9 No Brasil A cafeicultura brasileira é drasticamente afetada, pois o café, único grande produto nacional não é mais comprado pelos Estados Unidos. A cafeicultura brasileira é drasticamente afetada, pois o café, único grande produto nacional não é mais comprado pelos Estados Unidos.

10 O NewDeal: Uma proposta para amenizar a crise novo pacto ou novo acordo Foi uma série de programas implementados nos Estados Unidos no governo de Franklin Delano Roosevelt entre 1933 e 37

11 Botton da Campanha do candidato democrata Roosevelt A incapacidade de resolver os problemas surgidos após a Depressão leva à derrota do presidente republicano Hoover para Roosevelt, democrata, em 1933.

12 A inspiração vem de economistas da escola de Keynes, que prega a intervenção do Estado na economia para diminuir os focos de tensão social, por meio de grandes investimentos públicos: construção de estradas, usinas, escolas etc.

13 Objetivo: Melhorar a distribuição de renda, a fim de aumentar a capacidade de absorção do mercado interno. Melhorar a distribuição de renda, a fim de aumentar a capacidade de absorção do mercado interno.

14 Suas principais medidas são: Fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças; Fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças; A desvalorização da moeda por meio de uma inflação moderada, com o objetivo de elevar os preços dos produtos agrícolas e permitir que os fazendeiros paguem suas dívidas; A desvalorização da moeda por meio de uma inflação moderada, com o objetivo de elevar os preços dos produtos agrícolas e permitir que os fazendeiros paguem suas dívidas; Emissão de papel-moeda e o abandono do padrão- ouro, que permitem ao Banco Central financiar o seguro-desemprego, para atender a população mais carente. Emissão de papel-moeda e o abandono do padrão- ouro, que permitem ao Banco Central financiar o seguro-desemprego, para atender a população mais carente.

15 As medidas de alívio do chamado primeiro New Deal, de 1933 a 1935, como a criação da Autoridade do Vale do Tennessee, estimulam a produtividade, e a Administração de Projetos de Trabalho reduz o desemprego. As medidas de alívio do chamado primeiro New Deal, de 1933 a 1935, como a criação da Autoridade do Vale do Tennessee, estimulam a produtividade, e a Administração de Projetos de Trabalho reduz o desemprego.

16 A falência das agências do governo central provoca o segundo New Deal, de 1935 a 1938, devotado à recuperação por meio de medidas como o Ato de Seguridade Social, que garante o seguro- desemprego, dá cobertura previdenciária aos assalariados e estabelece a liberdade sindical. A falência das agências do governo central provoca o segundo New Deal, de 1935 a 1938, devotado à recuperação por meio de medidas como o Ato de Seguridade Social, que garante o seguro- desemprego, dá cobertura previdenciária aos assalariados e estabelece a liberdade sindical. O Segundo New Deal

17 Apóia trabalhadores, fazendeiros e pequenos empresários e, indiretamente, negros, que são beneficiados pela legislação, que propõe equiparar as oportunidades e criar padrões mínimos de salário, carga horária, descanso e seguridade. Apóia trabalhadores, fazendeiros e pequenos empresários e, indiretamente, negros, que são beneficiados pela legislação, que propõe equiparar as oportunidades e criar padrões mínimos de salário, carga horária, descanso e seguridade.

18 Desemprego nos EUA O problema do desemprego, no entanto, só é resolvido às vésperas da II Guerra Mundial, com a reativação da indústria bélica, a partir de 1937, em função do rearmamento dos países da Europa. O problema do desemprego, no entanto, só é resolvido às vésperas da II Guerra Mundial, com a reativação da indústria bélica, a partir de 1937, em função do rearmamento dos países da Europa.

19 Os opositores do New Deal, os quais protestavam contra o crescimento dos gastos públicos e o deslocamento de atribuições dos Estados para a União norte-americana, conseguiram interromper a sua expansão em 1937 e abolir alguns de seus programas a partir de 1943. Os opositores do New Deal, os quais protestavam contra o crescimento dos gastos públicos e o deslocamento de atribuições dos Estados para a União norte-americana, conseguiram interromper a sua expansão em 1937 e abolir alguns de seus programas a partir de 1943.1937194319371943 Fim do New Deal

20 http://www.crazymania.com.br/bibliot eca/index.php?cat=historia&page2=ne w_deal 07/09/07 19h25min http://www.crazymania.com.br/bibliot eca/index.php?cat=historia&page2=ne w_deal 07/09/07 19h25min http://www.crazymania.com.br/bibliot eca/index.php?cat=historia&page2=ne w_deal http://www.crazymania.com.br/bibliot eca/index.php?cat=historia&page2=ne w_deal http://www.brasilescola.com/historiag/ new-deal.htm 07/09/07 17h43min http://www.brasilescola.com/historiag/ new-deal.htm 07/09/07 17h43min http://www.brasilescola.com/historiag/ new-deal.htm http://www.brasilescola.com/historiag/ new-deal.htm CD Ciência Politica e Teoria do Estado – Dejalma Cremonese CD Ciência Politica e Teoria do Estado – Dejalma Cremonese Bibliograia: FIM


Carregar ppt "Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciências Políticas e Teoria de Estado Ciências Políticas e Teoria de Estado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google