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Características Principais:
Burocracia – segundo Max Weber Características Principais: Caráter Legal das normas e Regulamentos Caráter Formal das Comunicações Caráter Racional e Divisão do Trabalho Impessoalidade Nas Relações Hierarquia da Autoridade Rotinas e Procedimentos Estandardizados Competência e Meritocracia Especialização da Administração
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Profissionalização dos Participantes
É um especialista É assalariado É ocupante de cargo É nomeado por superior hierárquico Seu Mandato é por tempo indeterminado Segue carreira dentro da organização Não possui a propriedade dos meios de produção e administração É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa
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Completa Previsibilidade do Funcionamento
O administrador Profissional controla através da burocracia pelas seguintes razões: Aumento do número de acionistas Os proprietários investem em outras organizações Os administradores tem poder de comando e de controle sem possuir a propriedade Completa Previsibilidade do Funcionamento
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A burocracia é baseada em: Conseqüências previstas: 0bjetivo:
1. Caráter legal das normas. 2. Caráter formal das comunicações. 3. Divisão do trabalho. 4. Impessoalidade no relacionamento. 5. Hierarquização da autoridade. 6. Rotinas e procedimentos. 7. Competência técnica e mérito. 8. Especialização da administração. 9. Profissionalização. 10. Previsibilidade do funcionamento. Previsibilidade do Comportamento humano. Padronização do desempenho dos participantes. Máxima eficiência da organização.
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Burocracia Vantagens Max Weber Racionalidade
Precisão da definição do cargo e na operação Rapidez nas decisões Univocidade de interpretação das informações por escrito Padronização de rotinas e procedimentos Continuidade da organização Redução de atrito entre pessoas Constância
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Subordinação dos mais novos aos mais antigos
Confiabilidade através de regras conhecidas Hierarquia é formalizada
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Burocracia Disfunções / Defeitos Max Weber
Internacionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos Excesso de formalismo e de papelório Resistência a mudanças Despersonalização ao relacionamento Categorização como base do processo decisorial Superconformidade às rotinas e procedimentos Exibição de sinais de autoridade Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público
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Características da Burocracia
Disfunções da Burocracia 1. Caráter legal das normas 2. Caráter formal das comunicações 3. Divisão do trabalho 4. Impessoalidade no relacionamento 5. Hierarquização da autoridade 6. Rotinas e procedimentos 7. Competência técnica e mérito 8. Especialização da administração 9. Profissionalização 1. Internalização das normas 2. Excesso de formalismo e papelório 3. Resistência a mudanças 4. Despersonalização do relacionamento 5. Categorização o relacionamento 6. Superconformidade 7. Exibição de sinais de autoridade 8. Dificuldades com clientes Previsibilidade do funcionamento Imprevisibilidade do funcionamento
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