A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008

2 TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA
Anthony Downs Mancur Olson James Buchanan A visão do indivíduo como sendo egoísta e portador de um comportamento maximizador (lucro) e básico para a TEP

3 DOWNS Em sua análise do processo político a partir da utilização do ferramental microeconômico neoclássico e da teoria dos jogos, vê os políticos como indivíduos que agem somente para conseguir renda poder ou prestígio derivado do exercício de cargos públicos.

4 Os eleitores tendem a ser ignorantes nos assuntos do governo ou apenas desinteressados. Nessa linha a política tende a funcionar a favor dos segmentos sociais bem organizados e bem posicionados em termos de renda.

5 OLSON A lógica racional da ação coletiva favorece a organização de poucos grupos dotados de recursos materiais e coercitivos em detrimento de uma maioria de interesses difusos que permanecem desorganizados. Quanto maior a importância das organizações privadas na intermediação do confronto político, tanto mais a liberdade individual será sacrificada

6 Grandes grupos de interesse tendem a ser dominados pela oligarquia que representa sobretudo a sí mesma, não aos interesses da coletividade.

7 OLSON Favorável ao laissez-faire contrário à intervenção do Estado na economia. A favor dos mercados livres.

8 KARL POLANY Crítico da economia neoclássica.
O avanço do mercado vem sempre acompanhado pelo crescimento dos métodos administrativos de intervenção.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google