A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno(a): Dionéia Sileide Soares Conceito: Friedrich von Hayek Santo Augusto-RS Data: 24/03/2008

2

3 Friedrich von Hayek, nasceu em Viena na Áustria, em 08 de maio de 1899, numa família de cientistas e professores acadêmicos, seu pai era professor de Botânica na Universidade de Viena.

4 Quando jovem, esteve indeciso entre seguir a carreira de economista e a de psicólogo. Escolheu a economia, e seu trabalho nesse campo é notável. Em 1974, ganhou o Prêmio “Nobel de Economia”.

5 ->Sua juventude é marcada por um clima político difícil
->Sua juventude é marcada por um clima político difícil. ->Assiste a desorganização do regime ameaçado pelo populismo. ->Apaixona-se pelas teses da Sociedade Fabiana.

6

7

8 Hayek poderia ter se tornado um grande psicólogo: em 1952 publicou um livro sobre a percepção sensorial.

9 Propôs a teoria de que a mente humana é um sistema adaptativo.

10 A partir dos anos 40 passou a ser respeitado pelas novas visões que trouxe ao pensamento liberal real, nos campos jurídico, político, filosófico e histórico.

11 O trabalho de Friedrich divide-se em 3 partes: ■a primeira, teoria econômica; ■a segunda, problemas de economia política; ■ a terceira, filosofia política e teoria do direito.

12 Foi o teórico que mais contribuiu para a desmistificação do ideal socialista, sendo referência na defesa da liberdade.

13 Hayek enfatizava a importância da moralidade no desenvolvimento da civilização.

14 Demonstrou que uma economia próspera e evoluída requer uma ordem moral sólida.

15 Defendia que os traços menores da personalidade dos agentes econômicos são mais importantes do que as instituições formais ou os recursos materiais.

16 Sua principal obra foi o livro “O caminho da servidão”, publicado em 1944.

17 Em setembro de 1945, publicou um de seus ensaios mais importantes “O uso do conhecimento na sociedade”.

18 Hayek esteve no Brasil na década de 70, e trouxe uma mensagem de menos estado e mais liberdade econômica.

19

20 Hayek, na continuidade da tradição liberal iniciada por Adam Smith, defende uma concepção mínima do Estado.

21 O economista empenhou-se em desacreditar toda a forma de regulação da economia por ser complexa para que se pretenda organizá-la.

22 A sua teoria do “Estado Mínimo” tornou-se a religião do Partido Republicano dos Estados Unidos. Inspirou os governos de Pinochet, Reagan e de Thatcher.

23 >> O pensamento de Hayek é uma mistura de conservantismo e de liberalismo. >> Recusando aderir à idéia de justiça social, Hayek desenvolve uma concepção particular da justiça.

24 A partir de 1955, os ultra-liberais conduzidos por Hayek são marginalizados face aos representantes de uma “terceira via”, social-democrata.

25 → Keines (principal rival de Hayek) vê na ação do governo uma verdadeira necessidade. → Hayek, defende a idéia de uma intervenção mínima do Estado.

26 Limitação da razão, é nisso que reside, segundo Rayek, o erro socialista.

27

28 Friedrich von Hayek, faleceu em Friburgo, na Brisgóvia, em 23 de março de 1992.

29 Bibliografia: Google


Carregar ppt "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google