Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictorhugo Pontes Alterado mais de 10 anos atrás
1
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social “OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 Programa de Educação Previdenciária
2
Os Empregados Domésticos no Mercado de Trabalho
3
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho Há 6,08 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil acima de 10 anos, sendo que 93,5% são mulheres. Do total de domésticos, 1,64 milhão possui carteira assinada, o que representa apenas 27,1%. Contudo, a informalidade tem decrescido com o decorrer dos anos. Formalização dos Empregados Domésticos no Brasil – 1996 a 2003 Fonte: Microdados PNAD 1996 a 2003. Elaboração: SPS/MPS. Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
4
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho Apenas 25,2% dos empregados domésticos com carteira possuem menos de 30 anos de idade, ao passo que, dentre os empregados domésticos sem carteira, 41,1% estão situados em faixas etárias mais jovens (de 10 a 29 anos). Participação dos Empregados Domésticos com e sem Carteira de Trabalho por Faixa Etária Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS - Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
5
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho A prática no mercado de trabalho doméstico é a contratação de empregados sem a imediata assinatura da carteira de trabalho. Participação das Pessoas com 10 anos ou mais de Idade, Ocupadas em Atividades Domésticas, por Tempo de Permanência no Emprego Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
6
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho As Regiões Sudeste e Sul do Brasil apresentam índices de formalização superiores ao resto do País. Tal fato tem como provável causa a melhor condição econômica dessa região. O quadro abaixo apresenta o percentual de trabalhadores domésticos com carteira assinada para cada Região. Formalização dos Empregados Domésticos por Grande Região Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
7
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho Os negros (pretos e pardos) estão sobrerepresentados dentre os empregados domésticos, pois representam 57,4% das pessoas nessa posição na ocupação e 46,6%* da população total. Distribuição da População e dos Empregados Domésticos, com 10 anos ou mais de Idade, por Raça/Cor Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS - Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins. * Exclusive ignorados.
8
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho Em todas as Grandes Regiões do país há maior participação de negros no total de empregados domésticos do que a verificada na população total. Participação de Negros, com 10 anos ou mais de Idade, no Serviço Doméstico e na População, por Regiões Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS - Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
9
Os Empregados Domésticos no Mercado de
Trabalho Na Região Sudeste são pagos os maiores salários e na Região Nordeste os menores. Em todas as regiões, os negros recebem salários inferiores àqueles pagos aos brancos. No País, essa diferença chega a 21,3%. Rendimento Médio (R$) dos Empregados Domésticos Brancos e Negros, por Grandes Regiões Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS - Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
10
Cobertura Previdenciária
- Brasil (2003)
11
BRASIL: Panorama da Proteção Previdenciária
da População Ocupada (entre 16 e 59 anos) POPULAÇÃO OCUPADA DE 16 A 59 ANOS (71,6 milhões) CONTRIBUINTES (5,03 milhões) Regimes Próprios (Militares e Estatutários) BENEFICIÁRIOS (1,26 milhão) SOCIALMENTE PROTEGIDOS (44,79 milhões) CONTRIBUINTES (30,81 milhões) Regime Geral de Previdência Social – RGPS SOCIALMENTE DESPROTEGIDOS (26,85 milhões)** SEGURADOS ESPECIAIS* (RURAIS) (7,68 milhões) Regime Geral de Previdência Social – RGPS NÃO CONTRIBUINTES (28,12 milhões) < 1 Salário Mínimo (11,3 milhões) Igual ou maior que 1 Salário Mínimo (15,2 milhões) Fonte: Microdados PNAD 2003 Elaboração: SPS/MPS * Na PNAD essas pessoas se auto-declaram não contribuintes ** Inclui 313,8 mil de desprotegidos com rendimento ignorado Obs: A PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
12
Cobertura no Mercado de Trabalho - Resultados 2003 -
Proteção Previdenciária para População Ocupada entre 16 e 59 anos* - Brasil Fonte: PNAD/IBGE Elaboração: SPS/MPS. *Independentemente de critério de renda. ** Moradores da zona rural dedicados a atividades agrícolas, nas seguintes posições na ocupação: sem carteira, conta própria, produção para próprio consumo,construção para próprio uso e não remunerados, respeitada a idade entre 16 e 59 anos. *** Trabalhadores ocupados (excluídos os segurados especiais) que, apesar de não contribuintes, recebem benefício previdenciário. Obs: Dentre os trabalhadores socialmente desprotegidos, possuem renda desconhecida.
13
Taxa de Cobertura Previdenciária por UF
e Média Nacional Fonte: PNAD/IBGE – 2003. Elaboração: SPS/MPS. * Ocupados entre 16 e 59 anos. Obs: a PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
14
A Cobertura Previdenciária e os Empregados Domésticos – Brasil (2003)
15
Cobertura entre os Empregados Domésticos
- 2003 Proteção Previdenciária entre Empregados Domésticos com Idade entre 16 e 59 anos* - Brasil Fonte: PNAD/IBGE – 2003. Elaboração: SPS/MPS. *Independentemente de critério de renda. ** Moradores da zona rural dedicados a atividades agrícolas, nas seguintes posições na ocupação: sem carteira, conta própria, produção para próprio consumo,construção para próprio uso e não remunerados, respeitada a idade entre 16 e 59 anos. *** Trabalhadores ocupados (excluídos os segurados especiais) que, apesar de não contribuírem, recebem benefício previdenciário. Obs: Dentre os trabalhadores socialmente desprotegidos, possuem renda desconhecida. Obs: a PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
16
Cobertura entre os Empregados Domésticos
- 2003 Proporção de Empregados Domésticos Ocupados (A) e Desprotegidos* com Capacidade Contributiva**(B) e Idade entre 16 e 59 anos, segundo Sexo Fonte: PNAD/IBGE – 2003. Elaboração: SPS/MPS. * Dentre os trabalhadores socialmente desprotegidos, possuem renda desconhecida. ** Trabalhadores com idade entre 16 e 24 anos e com rendimento de todos os trabalhos igual ou superior a um salário mínimo. Obs: a PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
17
Cobertura entre os Empregados Domésticos
- 2003 Proporção de Empregados Domésticos Ocupados (A) e Desprotegidos* com Capacidade Contributiva**(B) e Idade entre 16 e 59 anos, segundo Idade Fonte: PNAD/IBGE – 2003. Elaboração: SPS/MPS. * Dentre os trabalhadores socialmente desprotegidos, possuem renda desconhecida. ** Trabalhadores com idade entre 16 e 24 anos e com rendimento de todos os trabalhos igual ou superior a um salário mínimo. Obs: a PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
18
Cobertura entre os Empregados Domésticos
- 2003 Proporção de Empregados Domésticos Ocupados (A) e Desprotegidos* com Capacidade Contributiva** (B) e Idade entre 16 e 59 anos, segundo Faixas de Rendimento Fonte: PNAD/IBGE – 2003. Elaboração: SPS/MPS. * Dentre os trabalhadores socialmente desprotegidos, possuem renda desconhecida. ** Trabalhadores com idade entre 16 e 24 anos e com rendimento de todos os trabalhos igual ou superior a um salário mínimo. Obs: a PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
19
Taxa de Cobertura Previdenciária por
Grande Região do País Proteção Previdenciária entre Empregados Domésticos com Idade entre 16 e 59 anos*, por Grande Região Fonte: PNAD/IBGE – 2003. Elaboração: SPS/MPS. *Independentemente de critério de renda. Obs: a PNAD não cobre a área rural da Região Norte, exceto Tocantins.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.