A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO
Prof. Engo Celso Atienza

2 1. Definição: “Causa de Acidente é qualquer fator que, se removido, o tempo evitará a ocorrência do Acidente.” 2. Introdução: Confiabilidade: denomina-se confiabilidade, a probabilidade de um determinado equipamento ou sistema (máquina, equipamento, circuito, componentes, aparelhos etc.), desempenhar, sem falhas, uma missão (função específica), durante um determinado período de tempo. - Sendo assim, aumentar a confiabilidade de uma atividade ou operação, dentro de um sistema produtivo implica, necessariamente, na previsão e prevenção de falhas, o que vale dizer, na adoção de medidas preventivas, desde a elaboração de um projeto do produto e/ou do processo, até sua execução ou implantação.

3 Esta interpretação pode ser estendida, enfim, tanto aos Recursos Materiais, como também aos Recursos Humanos da empresa, entendendo-se esta como Sistema e aqueles como subsistemas que a integra. Desta forma, pode-se representar matematicamente a relação entre a confiabilidade (R) e a probabilidade de falha (Q), pela expressão: Q=1-R. II. Tipos de Falhas: As falhas que afetam os Sistemas e equipamentos, podem ser enquadradas em 3 tipos, quais sejam: a) Falhas prematuras Ocorrem quando do nascimento, introdução, adaptação de uma nova variável ao Sistema (equipamentos novos, novos materiais, trabalhadores recém-contratados, etc.). Sua origem é sempre a falta de conhecimento da variável incorporada, mau relacionamento com as condições ou com o ambiente onde foi introduzido, condições deficientes com respeito aos padrões previamente fixados etc. É o chamado período de depuração.

4 b) Falhas CasuaisCom o transcorrer do tempo, aquela nova variável irá se incorporando ao Sistema: já se conhecem suas limitações, busca-se adaptar-lhe melhor às novas exigências, se revê aspectos relativos à forma de montagem mecânica, à disposição física, próprios ou correlatos, além de outros fatores necessários à sua boa adaptação. Assim, as falhas prematuras tendem a decrescer, e chega um momento em que eles se estabilizam em um valor determinado, que pode ter tido como um risco aceitável (ou desprezível), pelo Sistema. Este nível constante de falhas, é entendido como aquele onde as falhas, via de regra, escapam aos elementos de controle e que ocorrem por causas irregulares, geralmente complexas, incontroláveis oou, por vezes, pouco conhecidas. Esse período é conhecido como período de vida útil dos componentes do Sistema.

5 c) Falhas por envelhecimentoComeçam, quando as variáveis (componentes) de um sistema ultrapassaram seus períodos de vida útil. A taxa de falhas aumenta notoriamente, devido à idade ou ao tempo de uso e à incidência de algumas falhas casuais, que se mantém ao longo do tempo. Nesse estágio, atingiu-se o período de desgaste dos componentes do Sistema em questão. - A distribuição da taxa de falhas do Sistema, em um determinado período de tempo, pode ser representado graficamente segundo a curva denominada “Curva da Banheira”, devido ao perfil do seu traçado. Falhas por desgaste Falhas prematuras Taxa de Falhas Falhas casuais Depuração Desgaste Vida útil Idade

6 Pela análise minuciosa das falhas (problemas) observadas em um Sistema, pode-se chegar às causas imediatas que, normalmente, estão presentes nos componentes internos ou externos àquele Sistema, na forma de produto, processo, peças componentes, etc, inerentes à produção. 3. Diagrama Causa-Efeito: É uma ferramenta utilizada para apresentar a relação existente entre o prejuízo ocorrido (efeito) e os fatores (causas) do processo, que provocaram o problema (acidente). O diagrama causa-efeito, além de sumarizar as possíveis causas que levaram ao problema, também atua como um guia para a identificação das causas básicas do evento e para a determinação das ações que deverão ser adotadas. Enumera-se, a seguir, algumas causas operacionais responsáveis pelas falhas geradoras de efeitos danosos aos Sistemas:

7 Erro de montagem; Peças excessivamente gastas; Tratamento térmico inadequado; Torque insuficiente; Ventilação precária; Aquecimento excessivo; Matéria prima fora de especificação; Falta de lubrificação; Operação incompleta, etc.

8 - O relacionamento entre esses fatores, obedece à seguinte representatividade:
Causa Efeito Perdas/Danos Falhas Acidente Taxa de Falhas Taxa de Freqüência Taxa de Gravidade

9 4. Causas Imediatas: Consideram-se as causas imediatas, ou sintomas, como sendo aquelas que nos informam de forma imediata, onde ocorreram as falhas que levaram ao problema em estudo, ou seja, ao Acidente do Trabalho. Kaoru Ishikawa, em sua obra, “Controle de Qualidade Total à Maneira Japonesa”(1993 – Editora Campos – RJ) nos informa que 5 são os fatores característicos que incorporam a grande maioria dos acidentes. Mais tarde, a esses 5 fatores, agregou-se um novo elemento que, hoje são conhecidos como diagrama “6M” ou “espinha de peixe de Ishikawa”, quais sejam:

10 1.Matéria- prima(material); 2.Máquina (equipamento);
3.Meio Ambiente (interno ou externo); 4.Mão-de-obra (direta ou indireta); 5.Método (procedimentos); 6.Medição (aferição ou quantificação). Máquina Medição Matéria-prima Perdas/Danos Humanas Materiais Ambientais Meio Ambiente Mão-de-Obra Método

11 Dominós de Heinrich e Bird:
Administrativo Origens Sintomas Contato Perda CAUSAS DO ACIDENTE NALIDADE ACIDENTE P E R S O FALHAS HUMANAS LESÃO Falta de Controle Causa Básica Causa Imediata Incidente Lesão-Dano à propriedade

12 6. Causa Básica: A partir do conhecimento das causa imediatas, ou seja, dos sintomas que deram causa ao problema em questão, torna-se necessário um maior aprofundamento, na busca das origens das falhas, ou melhor: o que?, quem?, como?, quando?, onde?, por que? Aquele fato indesejável ocorreu. Os elementos acima são conhecidos mais amplamente pela sigla: 5W-1H, por decorrer das iniciais de palavras inglesas inicadas pelas letras W e H, quais sejam: What?(o que?) When?(quando?) Where?(onde?) Why?(por que?) Who?(quem?) How?(como?)

13 Então a aplicação do inquérito acima, em um ou mais elementos definidos por Ishikawa permitirão, com boa aproximação, que se conheça as causas que levaram a um determinado Acidente do Trabalho. Os dados obtidos poderão ser conjugados às técnicas avançadas denominadas FMEA (Failure Modes and Effects Analysis – Análise de Modos de Falhas e Efeitos) e FTA (Fault Tree Analysis – Análise de árvore de falhas) que buscam, além das causas fundamentais dos problemas, a elaboração do correspondente Plano de Ação para o seu bloqueio, com priorização das ações gerenciais a serem adotadas nas soluções propostas.


Carregar ppt "CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google