A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO"— Transcrição da apresentação:

1 DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO
Fatores que afetam a produtividade, motivação e satisfação do funcionário: Variedade de habilidade – uso de diferentes habilidades e talentos Identidade da tarefa – possibilidade de conclusão de um trabalho completo e identificável Significado da tarefa – impacto substancial na vida ou no trabalho de outras pessoas

2 Autonomia – liberdade, independência e critério para fixação de procedimentos e horários
Feedback – possibilidade de obtenção de informações diretas e objetivas sobre seu desempenho A combinação de Variedade de habilidade, Identidade da tarefa e Significado da tarefa resultam em um Trabalho Significativo: importante, valioso e meritório

3 Cargos com autonomia propiciam responsabilidade pessoal pelos resultados.
Quando há feedback, há um acompanhamento do desempenho, pelo próprio funcionário, desencadeando recompensas internas.

4 Pessoas que trabalham em cargos com dimensões essenciais são mais motivadas, satisfeitas e produtivas. Pessoas com fortes necessidades de crescimento reagem de maneira mais positiva a cargos com elevado potencial de motivação do que pessoas com baixas dimensões de crescimento.

5 Dimensões do cargo atuam através dos estados psicológicos, influenciando os resultados pessoais e do trabalho.

6 ENRIQUECIMENTO DO CARGO
Técnica para aumentar o potencial motivacional de um funcionário. Significa permitir que o trabalhador assuma o planejamento e o controle de seu trabalho, com menor supervisão e maior auto-avaliação.

7 Deve aumentar a responsabilidade, a liberdade e a independência para organizar as tarefas e realizar as atividades completas, com constante feedback para correção de desempenho.


Carregar ppt "DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google