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ESTRATÉGIAS DE MARKETING
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Estratégia (Dicionário Aurélio)
1. Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios e/ou aviões, visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos. 2. Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. 3. P. ext. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. 4. P. ext. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. 5. Fig. Fam. V. estratagema (2). 15:20
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O QUE É ESTRATÉGIA ? Estratégia é a criação de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são planos desenhados para atingir objetivos do marketing e devem integrar uma seqüência de ação (tática) num conjunto geral da organização. O objetivo de uma Estratégia de Marketing é colocar a organização em posição de cumprir sua missão com eficácia e eficiência.
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Por que clientes deixam de comprar das empresas ?
1% Por falecimento; 3% Mudam-se domicílio; 15% Acham melhor preço; 14% Não vêem qualidade do produto; 68% Mal atendimento/qualidade/descaso. Fonte: Newsweek US Report
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Questões Fundamentais de Comunicação!
Em qual MOTE vamos focar nossa comunicação com o mercado alvo ? O que se deseja vender? A marca da empresa ou os produtos e serviços oferecidos? Que diferença faria cada estratégia em cada momento? Ressaltar que se trata da educação superior e não da UNIVERSIDADE
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Um consumidor por dia: É impactado por cerca de 1500 mensagens.
Dessas, apenas 80 chamam sua atenção. Mas lê e escuta atentamente apenas 15. Ressaltar que se trata da educação superior e não da UNIVERSIDADE Fonte: Harvard Business School
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ETAPA ZERO: PRECISO ME POSICIONAR !!!
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Conceito de Posicionamento
Posicionamento é a técnica usada por profissionais de marketing para criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor ou como compradores potenciais o vêem. Posicionamento é o que você faz para a mente do comprador potencial. O que o consumidor tem em mente quando pensa no seu produto?
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ETAPAS de Construção do Posicionamento
1. Target Audience 2. Frame of Reference 3. Point of Diference 4. Support
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1. TARGET AUDIENCE Qual meu público-alvo?
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2. FRAME OF REFERENCE MERCADO “Nossa razão de ser . . .”
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Qual o meu diferencial? O que é que só eu tenho?
3. POINT OF DIFERENCE Qual o meu diferencial? O que é que só eu tenho?
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Quais são meus demais benefícios?
4. SUPPORT Quais são meus demais benefícios? (até meus concorrentes podem possuir)
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Vantagens Competitivas - Posicionamento
Diferenciação por produto Ex.: características, desempenho, estilo e design. Diferenciação por serviço Ex.: entrega, instalações, serviços de reparo e treinamento. Diferenciação por imagem Ex.: símbolos, eventos. Diferenciação por funcionários Ex.: contratando e treinando melhor seus funcionários que seus concorrentes. 15:20
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MATRIZ SWOT
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CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
Quanto a dominância de mercado Liderança Desafiante Seguidor Nicho de mercado 4. Crescimento Integração horizontal Integração vertical Diversificação Intensificação 2. Classificação genérica de Michael Porter Pioneiros Seguidores imediatos Seguidores tardios 5. Quanto a agressividade Construir Segurar Ceifar ou colher 3. Quanto a inovação Pode haver um esquema detalhado por Prospectar Analisar Defender Reagir
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Questões para avaliação do tema:
Explique o que você entendeu por Estratégias de Marketing. Qual o principal objetivo das Estratégias de Marketing? O que você entendeu por Posicionamento ? Explique as etapas de construção do Posicionamento. Por que é importante identificar os Pontos Fortes e Fracos, as Oportunidades e Ameaças, da sua empresa e do seus concorrentes?
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