A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENSOATIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENSOATIVO."— Transcrição da apresentação:

1 TENSOATIVO

2 Histórico Quando surgiram os detergentes?
Quem foram os inventores dessa maravilha? Eles são provenientes de onde? Encontramos na natureza ou temos que produzi-lo? Qual seu princípio ativo? Quando surgiram os Detergentes? -O inicio da história dos Detergentes é um tanto obscura, existem alguns relatos de que desde os tempos remotos, já eram conhecidos alguns tipos de carbonatos, cinzas de madeiras, plantas que foram usados como detergentes no nordeste da África. Quem foram os inventores dessa maravilha? Não se conhece quando foi descoberto a transformação dos carbonatos em alcalis caústicos. O sabão foi o 1º a ser inventado na Itália e datam de 1000 AC e depois foi passado para outras civilizações. Eles são provenientes de onde? Encontramos na natureza ou temos que produzi-los? Na antiguidade era encontrada em fontes naturais, como por exemplo a unha de animais que contem carbonato de amoneo, usado para fabricar sabão junto com óleos de origem animais e vegetais. Com o aumento da população e do consumo surgiu a necessidade, de pesquisar uma substância sintética. Em 1910 intensificaram as pesquisas e em 1950 surgiu o 1º tensoativo sintético chamado de alquibenzeno sulfonato de sodio. Este principio ativo e chamado de tensoativo.

3 Tudo começou com o sabão?
-O inicio da história dos Detergentes é um tanto obscura, existem alguns relatos de que desde os tempos remotos, já eram conhecidos alguns tipos de carbonatos, cinzas de madeiras, plantas que foram usados como detergentes no nordeste da África.

4 Quem foram os inventores dessa maravilha?
O sabão foi o 1º a ser inventado na Itália e datam de 1000 AC e depois foi passado para outras civilizações.

5 Onde podemos encontrar os tensoativos?
Pães Remédios Produtos de limpeza e detergentes Colher exemplos do publico. Anotar e exemplificar o uso do tensoativo. Creme Dental

6 Vamos aprender algumas características sobre a água.

7 Água : por si só não é um limpador eficiente ;

8 TENSOATIVOS OU SURFANTANTES
O QUE SÃO? * Surface * Active * Agent Substâncias que possuem na mesma molécula grupos polares e apolares.

9 Tensoativo ou Sulfactante : Substância química que em solução aquosa, reduz as forças de tensão superficial e interfacial da sujeira com o substratos ; Classificação : Aniônico ; Catiônico ; Não Ionico Anfotérico

10 Como podemos definir a tensão superficial?
Tensão superficial é o trabalho necessário para se aumentar a superfície de um líquido em um cm2. Uma gota d’água colocada sobre uma superfície lisa é o exemplo clássico para o estudo da tensão superficial.

11

12 Primeiro tensoativo sintético: o sabão

13 Classificação de tensoativos
Aniônico Catiônico Anfótero pH > 7 Não-iônico

14 Tipos de tensoativos Não iônicos Nonilfenol etoxilado
Parte hidrófila derivada de óxido de etileno Parte hidrófoba pode ser um Álcool graxo, Nonilfenol, Amina graxa, entre outros Nonilfenol etoxilado Álcoois graxos etoxilados Álcoois graxos etoxilados e propoxilados Ácidos graxos etoxilados

15 Alquilbenzeno sulfonato de Sódio
Aniônicos Parte hidrófila composta por grupos com carga negativa Parte hidrófoba pode ser um Álcool graxo, Dodecilbenzeno, Ácidos graxos, entre outros Alquilbenzeno sulfonato de Sódio Lauril sulfato de sódio Ácidos graxos saponificados ou Sabões

16 Quaternários de amônio com cadeia graxa
Catiônicos Parte hidrófila composta por grupos com carga positiva Quaternários de amônio com cadeia graxa Anfóteros Parte hidrófila pode apresentar carga positiva ou negativa, de acordo com o pH Betaínas

17 A B C D Tensão superficial Concentração (log10C)
TENSÃO SUPERFICIAL E FORMAÇÃO DE MICELAS A B C D Tensão superficial Concentração (log10C) CMC

18 - Micelas-

19 Balanço Lipófilo / Hidrófilo
HLB do Tensoativo Balanço Lipófilo / Hidrófilo Griffin (1949)  números de 0 a 20 Expressa a relação numérica entre os grupos polar e apolar da molécula de tensoativo. Está relacionado à solubilidade do tensoativo nas fases oleosa e aquosa.

20  maior solubililidade em água  tensoativo é mais hidrófilo
 emulsões O/A HLB > 6  menor solubililidade em água  tensoativo é lipófilo  emulsões A/O HLB < 6

21 Aplicação do HLB Faixa de HLB 4 - 6 7 - 9 8 - 18 13 - 15 10 - 18
Emulsionante A/O Umectante O/A Detergentes Solubilizantes - 2 a 3 3 a 23 9 6 a 23 1,8 4,0 4 a 40 9,5 a 15 5 a 40 Nonilfenóis etoxilados (moles de EO) Aplicação Álcoois Laurílicos

22 Os principais fenômenos da detergência são :

23 Objetivo do tensoativo
Agir como conciliador entre compostos sem afinidade, pela alteração da tensão superficial principalmente da água. Denominações dos tensoativos Emulsionante Dispersante Umectante Detergente Antiespumante Surfactante Desengraxante Lubrificante Amaciante Solubilizante Espumante Espalhante Emoliente Penetrante

24 Ação Umectante(ou tensoativa)
Propriedade do detergente de diminuir a tensão superficial do meio, aumentando a capacidade de penetração, e facilitando a remoção dos resíduos. Os agentes umectantes abaixam a tensão superficial da água pela quebra das linha de força magnética.

25 Ação Emulsificante : Emulsificação é a ação mecânica em que graxas e óleos são divididos em partículas muito pequenas, uniformemente misturados com a água.

26

27 Ação Saponificante: Saponificação é a reação química entre um álcali e uma gordura animal ou vegetal resultando em um sabão.

28 Ação Dispersante: Propriedade do detergente caracterizada pela desagregação de resíduos depositados na superfície de objetos e ambientes inanimados, em partículas minúsculas, favorecendo a sua suspensão e facilitando a sua remoção.

29 Peptizantes: Peptização é a transformação física das deposições que só podem ser parcialmente solúveis em soluções coloidais. Esta ação, em parte, é similar à dispersão, mas é particularmente aplicável à materiais tais como deposições de proteína.

30 Outros componentes : Inibidores de corrosão Solubilizantes
Anti-redepositantes Alvejantes Alcalinizantes Ação de Tamponamento: Hidrótopo: Branqueador Ótico: Ácidos

31 Inibidores de corrosão:
Substância que quando incorporado ao detergente, reduz o efeito corrosivo de ácidos ou cáusticos sobre superfícies metálicas, cerâmicas, vidro, plástico, etc. Ex: O Silicato de Sódio ou Metassilicato de Sódio inibe a corrosão da soda cáustica sobre o Alumínio. Ácido Nítrico inibe a corrosão do Peróxido de Hidrogênio sobre o aço inox.

32 Solubilizantes: Substância que quando incorporada ao detergente, auxilia a solubilização de sujidade de origem orgânico como gorduras. Ex.: Solventes Glicólicos, Álcool.

33 Anti-redepositantes:
Anti-redepositante é a ação que mantém partículas insolúveis suspensas em uma solução. Esta ação impede a deposição de sólidos que poderiam formar depósitos. Facilita também a remoção por enxágüe das partículas insolúveis no equipamento. Ex: O Silicato de Sódio, ácidos acrílicos.

34 Alvejantes: Utilizado para auxiliar no clareamento de fibras naturais como algodão, linho, celulose,etc. Ex: Hipoclorito de Sódio, Peróxido de Hidrogênio.

35 Alcalinizantes ; Substância químicas utilizadas para saponificação das gorduras. Alguns tipos são corrosivo para alumínio, estanho, zinco, latão e muito irritante para a pele. Ex: Soda Cáustica, Carbonato de Sódio.

36 Ação de Tamponamento: A resistência de uma solução a mudança de seu pH. Ex: Bicarbonato de Sódio, Tetraborato de Sódio, Fosfatos de Sódio.

37 Hidrótopo: Compostos químicos que têm a propriedade de aumentar a solubilidade em água de várias substâncias orgânicas pouco solúveis neste meio. Ex: Cumeno Sulfonato de Sódio, Tolueno Sulfonato de Sódio.

38 Branqueador Ótico: Substância química que absorve radiações ultravioleta e emite radiação na região visível.

39 Ácidos inorgânicos: É um grupo importante de produtos químicos que tem valores específicos contra deposições alcalinas. Os ácidos são classificados em 02 tipos gerais: orgânicos e inorgânicos. Os ácidos Inorgânicos são derivados dos minerais e são na maioria fortes e corrosivos. Ex: Ácido Clorídrico, Ácido Fosfórico.

40 Ácido Clorídrico / Muriático:
Este ácido é comumente empregado para a descalcificação e desincrustação de equipamentos pesado, onde a perda de um pouco de ferro não é séria. Ponto de ebulição: 53 o C.

41 Ácido Nítrico: Este ácido mineral tem ação diferente dos outros porque possui forte ação oxidante. Esta ação oxidante forma em certos metais como aço inox um filme de oxido que protege o metal de ataque de peróxidos em geral.

42 Ácido Fosfórico: Este um ácido mineral forte muito utilizado em alimentos e bebidas. Os fosfatos sobre o ferro tem uma certa ação de proteção, mas não se deve depender deles para prevenção à corrosão.

43 Ácido Orgânicos: É um grupo importante de produtos químicos muito utilizado como auxiliares de limpeza, fabricação de sabão e sabonetes, conservante, sequestrante, bactericida, etc. Ácido Acético Ácido Fosfônico Ácido Oléico Ácido Caprílico

44 Produtos Alcalinos: É o grupo de produtos químicos mais utilizados na limpeza em geral. Ex: Carbonato de Sódio, Hidróxido de Sódio.


Carregar ppt "TENSOATIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google