A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilização da Biomassa para fins Energéticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilização da Biomassa para fins Energéticos"— Transcrição da apresentação:

1 Utilização da Biomassa para fins Energéticos
Faculdade de Ciências Agronômicas Utilização da Biomassa para fins Energéticos

2 Introdução Crise combustíveis década 70.
Estimulo governamental bem aquém do necessário (Wehr el at, 1992). Crescente custos dos insumos energéticos Busca da uma forma econômica de utilização de energia.

3 Introdução Brasil grande potencial do emprego da biomassa para a geração de energia. Apenas o bagaço de cana poderiam ser gerados mais de 4 mil MW/ano quase um terço do programa das termoelétricas.

4 Entidades Governamentais e Centros de Pesquisas
COGEN-SP - Associação Paulista de Cogeração de Energia ( Ministério de Minas e Energia (MME), Sistema Interligado Nacional (SIN) Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), grupo de biomassa sediado na Universidade de São Paulo (USP); Instituto de Tecnologia do Paraná

5 Entidades Governamentais e Centros de Pesquisas
INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética Centro de Pesquisa Energia Inteligente CEFET/MG CERBIO: Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis

6 Setor Energético – Breve Revisão
Reforma do Setor Elétrico Criação da ANEEL ( Lei 1699/96) Divisão da Indústria Elétrica Criação do MAE ( Lei 9648/98) Criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos ( Lei 9433/97)

7 ANEEL vinculada ao Ministério de Minas e Energia - MME ,
Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, vinculada ao Ministério de Minas e Energia - MME , criada pela Lei de 26 de Dezembro de 1996. A missão da ANEEL proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.

8 Classificação ANEEL: Autoprodutor de energia elétrica:
- Pessoa física ou jurídica ou empresas reunidas em consórcio, interessadas em produzir energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo, podendo comercializar, em caráter eventual ou temporário, porém limitado aos seus excedentes de energia elétrica.

9 Classificação ANEEL: Produtor Independente:
- Pessoa jurídica ou empresas reunidas em consórcio, interessadas em produzir e comercializar energia elétrica em caráter permanente e ilimitado.

10 Registro na ANEEL: Até KW Registro Acima de KW Autorização

11 Fundamentação Teórica e Científica Tipos de Biomassa
Biomassa Sólida Biocombustíveis gasosos: biogás Biocombustíveis líquidos

12 Biomassa lenha e resíduos de serrarias movelarias
produtos da cana, álcool etílico, bagaço resíduos agro-pecuários, florestais, industriais, casca de arroz, esterco carvão vegetal e briquetes, óleos vegetais; palma, mamona, buriti resíduos urbano, Lixivia, licor negro, casca de madeira, etc.

13 Produção de Energia a partir da Biomassa
A partir da Combustão Direta; Tecnologias que fazem uso de Combustíveis derivados da Biomassa (Gases ou Líquidos).

14 Sistemas a Vapor Vapor Turbina Biomassa Caldeira Gerador Energia Elétrica ~ Vapor Exausto Produção de Eletricidade a partir da Biomassa (Centrais Termelétricas); Baixa eficiência das Centrais Convencionais a Vapor alimentadas por Biomassa.

15 Gaseificação Uso da Biomassa de forma indireta;
Turbinas a Gás e Motores de Combustão Interna; Emprego da Biomassa: Insumo inicialmente submetido a um processo de Gaseificação ou de Liquefação.

16 Turbinas a Gás para aplicações da Biomassa Gaseificada – Williams & Larson (1996)
Ciclo simples de Turbina a Gás; Turbina a Gás com Injeção de Vapor; Turbina a Gás com Injeção de Vapor e Resfriamento Intermediário; Ciclo combinado com Turbina a Gás e Vapor.

17 Ciclo Simples de Turbina a Gás
Mais simples de todos os Ciclos. Biomassa Processo Gaseificação Gás Ar Comprimido Câmara Combustão Turbina Gerador Energia Elétrica Compressor Vapor ~ Caldeira de Recuperação Gases de Combustão (Temperatura Elevada) Processo

18 Turbina a Gás com Injeção de Vapor
Biomassa Processo Gaseificação Gás Ar Comprimido Câmara Combustão Turbina Gerador Energia Elétrica Compressor Vapor ~ Caldeira de Recuperação Gases de Combustão (Temperatura Elevada) Vapor: - Aumento do Fluxo de Massa através da Turbina; - Aumento do Calor Especifico dos Gases dos Produtos da Combustão; - Mistura Ar – Vapor > Ar somente.

19 Turbina a Gás com Injeção de Vapor e Resfriamento Intermediário
Versão avançada da Turbina a Gás com Injeção de Vapor (Fluxograma anterior); Incorpora um Resfriador no Compressor reduzindo a Potência consumida pelo Compressor com aumento da Potência Elétrica e a eficiência do sistema de Co-Geração de Energia Elétrica.

20 Ciclo Combinado – Turbina a Gás e Turbina a Vapor
Biomassa Processo Gaseificação Gás Ar Comprimido Câmara Combustão Turbina Gerador Energia Elétrica Compressor Vapor ~ Caldeira de Recuperação Gases de Combustão (Temperatura Elevada) Turbina ~ Gerador Energia Elétrica (Potência Adicional) Vapor Exausto Processo

21 Processo de Cogeração de energia elétrica com Bagaço de Cana de Açucar
Aplicações Técnicas Processo de Cogeração de energia elétrica com Bagaço de Cana de Açucar

22 Resultados e Discussão
Exemplo: Uma usina processando 325 t/h de cana de açúcar no período de horas (safra), o custo anual evitado com energia elétrica seria: Custo evitado = 2,44 x 325 x 4.500 = R$/ano A viabilidade econômica da implantação das instalações de co-geração utilizando-se o bagaço de cana como combustível depende da capacidade de processamento de cana, da carga horária (safra) anual da usina e do investimento necessário para implantação do projeto. Quanto maior for a capacidade produtiva e o período disponível da safra, maior será a taxa interna do retorno do investimento ( TIR ).

23 Conclusão “Futuramente, todas as fontes alternativas de energia deverão conviver em parceria, pois a sociedade não deverá desprezar qualquer forma de geração de energia que seja renovável e não poluente” (Da Silva, M. e Ruggero P.)


Carregar ppt "Utilização da Biomassa para fins Energéticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google