A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”"— Transcrição da apresentação:

1 “Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.” Bill Gates

2 Software: Criação intelectual compreedendo programas, procedimentos, regras e qualquer documentação associada, pertinente à operação de um sistema computacional. (ISO )

3 Características da qualidade do software
Funcionalidade - Conjunto de atributos que evidenciam a existência de um conjunto de funções e suas propriedades especificadas. Confiabilidade - Conjunto de atributos que evidenciam a capacidade do Software de manter seu nível de desempenho sob condições estabelecidas durante um período de tempo estabelecido. Usabilidade - Conjunto de atributos que evidenciam o esforço necessário para se poder utilizar o Software, bem como o julgamento individual desse uso, por um conjunto explícito ou implícito de usuários. Eficiência - Conjunto de atributos que evidenciam o relacionamento entre o nível de desempenho do Software e a quantidade de recursos usados, sob condições estabelecidas. Manutenibilidade - Conjunto de atributos que evidenciam o esforço necessário para fazer modificações especificadas no Software. Portabilidade - Conjunto de atributos que evidenciam a capacidade do Software de ser transferido de um ambiente para outro.

4 O que é a ISO? ISO (The International Organization for Standartization) é uma federação mundial de organizações nacionais de normalização, fundada em 1946 e localizada em Genebra , Suiça. A missão da ISO é prover padronização internacional para facilitar a comercialização de bens e serviços no mundo. A ISO tem cerca de 91 membros, sendo que a maioria aceita a série ISO 9000 como base para sistemas de qualidade.

5 O que é a ISO ? O Comitê Técnico ISO 176 elabora as normas ISO da série 9000, que trata de assuntos de gestão e garantia da qualidade. Brasil : ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas E.U.A. : ANSI - American National Standards Institute Inglaterra : BSI - British Standards Institution

6 Normalização de Software no Brasil
ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas CB-21 Comitê Brasileiro de Informática SC-21:10 Subcomitê de Software Comissões Técnicas Comissões de Estudo

7 O que é a ISO 9000 ? É uma série de normas genéricas para a construção, operação e documentação de sistemas de gestão da qualidade. A série 9000 foi elaborada em 1977 pelo ISO-TC-176, porém a primeira versão foi publicada em 1987. Compreende 5 normas: ISO 9000 ISO 9001 ISO 9002 ISO 9003 ISO 9004

8 AS NORMAS ISO SÉRIE 9000 ISO 9000 ISO 9001 ISO 9002 ISO 9003 ISO 9004
DIRETRIZES PARA SELEÇÃO E USO DAS NORMAS ISO SÉRIE 9000 ISO 9001 MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE EM PROJETO/DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO INSTALAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA ISO 9002 MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE EM PRODUÇÃO E INSTALAÇÃO ISO 9003 MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE EM INSPEÇÃO E ENSAIOS FINAIS ISO 9004 DIRETRIZES PARA A GESTÃO DA QUALIDADE

9 Normas da Série ISO 9000 ISO 8402 Vocabulário ISO 9000-1 ISO 9000-2
Garantia da Qualidade Guias ISO ISO ISO ISO 10012 ISO 10013 Gestão Normas Complementares

10 Normas da Série ISO 9000 ISO Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade - Vocabulário. ISO Guia para seleção e uso de uma das três normas (9001, 9002, 9003). ISO Diretrizes para aplicação da ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003. ISO Diretrizes para aplicação da ISO 9001 ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software. ISO Aplicação para a gestão de dependabilidade

11 Normas da Série ISO 9000 ISO 9001 Modelo para a garantia da qualidade em projetos/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. ISO 9002 Modelo para a garantia da qualidade em produção e instalação. ISO 9003 Modelo para a garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais.

12 Normas da Série ISO 9000 ISO Diretrizes para a gestão da qualidade e dos elementos da qualidade. ISO Diretrizes para os serviços. ISO Diretrizes para os materiais processados. ISO Diretrizes para o melhoramento da qualidade. ISO Diretrizes para o plano da qualidade. ISO Diretrizes para a gestão de configuração.

13 Normas da Série ISO 9000 ISO Diretrizes para auditoria do sistema da qualidade. ISO Diretrizes para critério de qualificação de auditores do sistema da qualidade. ISO Diretrizes para o gerenciamento de programas de auditoria. ISO Requisitos para a garantia da qualidade de equipamentos de medição. ISO Guia para o desenvolvimento do Manual da Qualidade.

14 O que é QUALIDADE ? “É A ADEQUABILIDADE PARA O USO” (J. M. JURAN)
“É A TOTALIDADE DE CARACTERÍSTICAS DE UM A ENTIDADE QUE LHE CONFERE A CAPACIDADE DE SATISFAZER AS NECESSIDADES IMPLÍCITAS OU EXPLÍCITAS” (ISO VOCABULÁRIO) “É O ATENDIMENTO ÀS ESPECIFICAÇÕES” “É A FORMA DE ADMINISTRAR UMA EMPRESA”

15 Qualidade de Software é:
Ausência de defeitos; “Atendimento às especificações” (Crosby); Atendimento à Série ISO 9000; “Software de Qualidade é aquele que não apenas satisfaz as exigências, mas também é implementado a tempo e de acordo com o orçamento.” (Juran).

16 O que é um sistema da qualidade ?
“É a estrutura, as responsabilidades, os procedimentos, os processos e os recursos da organização necessários para implementar a gestão da qualidade para atingir os objetivos estabelecidos na Política da Qualidade.”(ISO 8402) “É um mecanismo o qual coordena e controla as atividades necessárias para atingir a qualidade requerida de um produto ou serviço. Envolve todo elemento de uma organização que direta ou indiretamente afeta o fornecimento de um produto ou serviço”. (TickIT)

17 Gestão da qualidade total - TQM
“Uma abordagem de gerenciamento para uma organização centrada na qualidade, que se baseia na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso a longo prazo por meio da satisfação do cliente e dos benefícios para os membros da organização e da sociedade.” (ISO 8402)

18 Críticas à ISO 9001 Tem limitados requisitos para a melhoria contínua.
Contraste com: US NIS Malcolm Baldrige Quality Award; KAIZEN, a filosofia japonesa para melhoria da qualidade; CMM, Capability Maturity Model; Todas com requisitos para a melhoria contínua. ISO provê diretrizes para a implementação da melhoria contínua, mas não são requeridas como critério de auditoria. ISO 9001 é projetada para assegurar a adequação de um dado sistema da qualidade e para uso nas auditorias para assegurar sua aderência aos padrões.

19 Críticas à ISO 9001 Não mede a eficiência do sistema da qualidade.
Certificação não é uniforme ou é menos uniforme do que aparenta. Diferença entre países, dos certificadores e dos próprios auditores. Se você define um processo pobre, mas executa como definido, ISO 9001 dá crédito para certificação. Os padrões são genéricos para todos os tipos de organizações, deixando muito para interpretação. Aparenta promover uma resposta direcionada ou baseada no papel (burocracia) para as organizações que procuram a certificação. Auditores para o software parecem não ter experiência em todos os domínios de aplicação. Aceitação da certificação de um país para outro. Reciprocidade em discussão. Preço alto da certificação para pequenas e médias empresas.

20 Tipos de organizações que se aplica a ISO 9001
A todas organizações de software que desenvolvem produtos e serviços de software: software sob encomenda pacote de software fornecedor interno (IS) da organização Qualquer tamanho de organização. Qualquer modelo de ciclo de vida. O escopo da certificação é definido pelo fornecedor.

21 Documentos e interpretações disponíveis para entendimento da ISO 9001 para software.
ISO Diretrizes para aplicação da ISO 9001 no desenvolvimento , fornecimento e manutenção de software. TickIT Um guia para a construção de sistema de qualidade para software e certificação conforme a ISO 9001. MSQH Modelando um manual para a qualidade de software.


Carregar ppt "“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google