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TIPOGRAFIA.

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Apresentação em tema: "TIPOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOGRAFIA

2 Tipografia A tipografia é a arte de compor um texto, visando torná-lo facilmente legível e adaptado ao contexto em que é lido e aos objetivos com que foi publicado.

3 História da Tipografia
Na classificação tradicional acadêmica, é comum atribuir à Pré-História os eventos que não foram registrados de forma escrita – escrita com hieróglifos, pictogramas ou alfabetos fonéticos. A Pré-História tem a haver também com toda uma série de “eventos coletivos”, normalmente não atribuíveis a indivíduos identificáveis. Nesta ordem de idéias, a História ocupa-se dos eventos registrados em suportes de qualquer tipo (pedra, pergaminho, etc.) e muitas vezes atribuíveis a personalidades identificadas – a Afonso Henriques, para dar um exemplo.

4 História da Tipografia
Há anos, muito antes de usarem alfabetos, os habitantes pré-históricos da Península Ibérica identificavam os membros das suas elites gravando desenhos em placas de xisto, que eram depositadas junto os túmulos, representando a introdução aos sistemas mais complexos que vieram depois. PLACAS DE XISTO

5 Tipografia PLACA DE XISTO
As Placas de Xisto foram feitas por padrões gráficos gravados em pedras — padrões para fixar as linhagens dos clãs peninsulares, compondo um sistema de comunicação social com suporte em registros gráficos – sistema este obviamente praticado muito antes da introdução de alfabetos escritos.

6 História da Tipografia
A materialização das letras em metal limitou drasticamente os caprichos da estética da letra manuscrita, mas também anulou as variações (e os erros) dos copistas. Em vez de manu-scritos e de cali-grafia, passamos a ter uma tipo-grafia. No Século XV, os tipos, que haviam sido inventados pelos chineses, foram adaptados por Gutenberg quando foi inventada a prensa mecânica. TIPOS

7 Tipografia A tipografia clássica baseia- se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos: os tipos. O compenedor, invenção prática de Gutemberg, servia para receber os tipos e formar uma linha de texto.

8 Tipografia A Bíblia impressa por Johannes Gutenberg é o símbolo-chave de um momento de transição da história humana. Dos 180 exemplares do primeiro livro impresso do mundo – a Bíblia – existem atualmente apenas 49 exemplares.

9 Tipografia A sua invenção, a IMPRENSA, provocou uma revolução: a propagação do conhecimento para todos. Página de um exemplar da Bíblia de 42 linhas, o primeiro livro europeu impresso por processo industrial.

10 Tipografia A diferença entre os tipos chineses e os de Gutemberg é que os primeiros não eram reutilizáveis. A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos séculos.

11 Tipografia Mesmo com o advento dos computadores e da edição eletrônica de texto, a tipografia permanece viva nas formatações, estilos e grafias. Em formatos de web design, por exemplo.

12 Tipografia Por muito tempo o trabalho com a tipografia, como atividade projetual e industrial gráfica, era limitado aos tipógrafos (técnicos ou designers especializados), mas com o advento da computação gráfica a tipografia ficou disponível para designers gráficos em geral e leigos.

13 Tipografia Hoje qualquer um pode escolher uma fonte (tipo de letra) e compor um texto simples em um processador de texto. Mas essa democratização tem um preço, pois a falta de conhecimento e formação adequada criou uma proliferação de textos mal diagramados e fontes tipográficas mal desenhadas. Talvez os melhores exemplos desse fenômeno possam ser encontrados na internet.

14 Existem imensos exemplos de páginas agressivas aos olhos do leitor em que ele se tem de esforçar demais para poder ler algo. Algo que não aconteceria se o autor soubesse algo de Tipografia.

15 Tipografia Na grande maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação.

16 Tipografia Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.

17 Tipografia No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada: de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.

18 Tipografia Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

19 Tipografia O conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem. A tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design.

20 Tipografia / Tipografia TIPOS
LETRAS SERIFADAS Times New Roman ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz ?! LETRAS SEM SERIFA Arial ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ

21 TIPOS exemplos

22 TIPOS exemplos

23 TIPOLOGIA Para o designer que se especializa nessa area, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design grafico.

24 TIPOLOGIA

25 TIPOLOGIA

26 TIPOLOGIA em logomarcas

27 TIPOLOGIA

28 TIPOLOGIA Jornais CDs Revistas

29 TIPOLOGIA na rua

30 Fim


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