A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.."— Transcrição da apresentação:

1 Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.

2 4 DE DEZEMBRO DE 2015 EPIFANIA DO SENHOR TEXTOS BÍBLICOS
I –LEITURA Is 60,1-6 Salmo 71 (72) II- LEITURA– Ef 3,2-3a.5-6 EVANGELHO – Mt 2,1-12

3 A liturgia deste domingo celebra a manifestação
de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa“luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

4 A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

5 Será que na nossa Igreja há espaço para
todos os que buscam a luz libertadora de Deus? Os irmãos que têm a vida destroçada ou que não se comportam de acordo com as regras da Igreja, são acolhidos, respeitados e amados? As diferenças próprias da diversidade de culturas são vistas como uma riqueza que importa preservar, ou são rejeitadas porque Ameaçam a uniformidade?

6 A segunda leitura apresenta o projeto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.

7 A Igreja, “corpo de Cristo”, é a comunidade daqueles que acolheram “o mistério”. Nela, brancos e negros, pobres e ricos, ucranianos ou moldavos – beneficiários todos da acção salvadora e libertadora de Deus – têm lugar em igualdade de circunstâncias.

8 Temos, verdadeiramente, consciência de que é
nesta comunidade de crentes que se revela hoje no mundo o projeto salvador que Deus tem para oferecer a todos os homens? Na vida das nossas comunidades transparece, realmente, o amor de Deus? As nossas comunidades são verdadeiras comunidades fraternas, onde todos se amam sem distinção de raça, de cor ou de estatuto social?

9 No Evangelho, vemos a concretização
dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor

10 rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora
A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens,sem exceção.

11 Os “magos” representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo, que acolhem a proposta libertadora que Ele traz e que se prostram diante d’Ele. É a imagem da Igreja – essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e que O reconhecem como o seu Senhor.

12 magos. Param, experimentam uma grande alegria, prostram-se e
PALAVRA DE VIDA. A caminho da estrela… Os magos tinham o hábito de perscrutar os astros. Eles viram uma estrela, sem dúvida nova para os seus olhos, então puseram-se a caminho… Aquele que procuravam parece querer fazer-se conhecer, um sinal basta para estes magos. Param, experimentam uma grande alegria, prostram-se e oferecem os seus presentes.

13 Para o regresso, não têm necessidade de estrela.
A criança que eles descobrem não é uma criança como as outras: é rei, então oferecem-lhe ouro; é Deus, então queimam incenso; passará pela morte antes de ressuscitar, então apresentam a mirra. Para o regresso, não têm necessidade de estrela. Deus convida-os a regressar por outro caminho. O verdadeiro rei não é Herodes, mas esta criança que acaba de nascer.

14 Marineves Marina

15 TEXTOS EXTRAÍDOS DO PORTAL DEHONIANOS
SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Carregar ppt "Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google