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FILO ARTRÓPODES
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Reúne mais de 1 milhão de espécies
Vivem nos mais variados ambientes terrestres, de água doce e de água salgada. Foram provavelmente os primeiros animais a conquistar definitivamente o ambiente de terra firme. O filo dos artrópodes foi também o primeiro a apresentar animais com capacidade de voar.
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Principais características:
Esqueleto externo (exoesqueleto) de quitina Apêndices articulados (pernas, antenas, peças bucais) São triblásticos, celomados, protostômios, apresentam simetria bilateral e metameria (corpo segmentado).
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CURVA DE CRESCIMENTO DE UM ARTRÓPODE
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CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODOS Classe Crustacea (crustáceos)
Classe Arachnida (aracnídeos) Classe Insecta (insetos) Classe Chilopoda (quilópodos) Classe Diplopoda (diplópodos)
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Classe Crustacea (Crustáceos)
Classe Crustacea (Crustáceos). Ex: siri, caranguejo, lagosta, camarão, tatuzinho de jardim, cracas, ermitão, etc.
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Classe Crustacea Crustáceos – estatócitos na base das antenas, táteis e olfativos na base do animal.
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O sistema digestório é do tipo completo, geralmente ocorre a presença de um estômago mastigador, denominado molinete gástrico.
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Classe Arachnida (Aracnídeos)
Classe Arachnida (Aracnídeos). Ex: aranhas, escorpiões, carrapatos, cravos de pele, ácaros, etc.
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Classe Arachnida (Aracnídeos)
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Aracnídeos - ocelos pedipalpos táteis e quimiorreceptores nos apêndices
Fiandeiras
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OUTROS ARACNÍDEOS
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Classe Insecta (insetos)
Classe Insecta (insetos). Ex: borboleta, barata, gafanhoto, pulga, formiga, cigarra, besouro, libélula, etc.
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Insetos sensibilidade auditiva em pelos e patas, olfativas nas antenas, táteis em cerdas e apêndices
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Como na maioria dos insetos, as borboletas têm olhos compostos, que são constituídos por centenas de microscópios e lentes de seis lados que lhes permitem ver em todas as direções simultaneamente. Embora este tipo de visão impeça os insetos de verem as coisas em foco, as borboletas podem ver a luz ultravioleta, que é invisível aos olhos humanos. Este aspecto de sua visão ajuda a levá-los a flores cheias de delicioso néctar.
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Classe Chilopoda (quilópodos). Ex: lacráias e centopéias.
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Classe Diplópoda (diplópodos). Ex. piolho de cobra
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Cabeça, tórax (curto), abdome alongado QUILÓPODOS
DIVISÃO DO CORPO INSETOS Cabeça + tórax + abdome ARACNÍDEOS Cefalotórax + abdome CRUSTÁCEOS DIPLÓPODOS Cabeça, tórax (curto), abdome alongado QUILÓPODOS Cabeça + tronco alongado
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Antenas INSETOS Presente (um par) ARACNÍDEOS Ausente CRUSTÁCEOS
Presente (dois pares) DIPLÓPODOS QUILÓPODOS
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Número de patas INSETOS 6 (hexápodo) ARACNÍDEOS 8 CRUSTÁCEOS
5 pares ou mais DIPLÓPODOS 2 pares por segmento corporal QUILÓPODOS 1 par por segmento corporal
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Presença de asas INSETOS
Presença (1 par ou 2 pares) e Ausência em alguns ARACNÍDEOS Ausência CRUSTÁCEOS DIPLÓPODOS QUILÓPODOS
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Fisiologia geral dos artrópodes
SISTEMA DIGESTÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA EXCRETOR SISTEMA NERVOSO A Completo (com órgãos e glândulas) Aberto (sangue circula dentro e fora dos vasos e do coração) Traqueal Tubos de Malphigi ganglionar B Idem Branqueal Glândulas verdes C Filotraqueal e traqueal Tubos de Malphigi e glândulas coxais D E
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Sistema digestório Completo. Aparelhos bucais diversificados
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Sistema excretor GLÂNDULAS COXAIS – nos aracnídeos
GLÂNDULAS VERDES OU ANTENAIS – nos crustáceos; TÚBULOS DE MALPIGHI – insetos, aracnídeos, quilópodos e diplópodos.
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Sistema excretor TÚBULOS DE MALPIGHI
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Glândula coxal Glândula verde ou antenal
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Sistema Respiratório BRANQUIAL – nos crustáceos
TRAQUEAL – nos insetos, quilópodos, diplópodos e alguns aracnídeos. FILOTRAQUEAL ou por PULMÕES FOLIÁCEOS – nos aracnídeos
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RESPIRAÇÃO EM ARACNÍDEOS
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FILOTRAQUÉIAS ou PULMÕES FOLIÁCEOS
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Sistema respiratório TRAQUEAL
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Sistema Circulatório aberto; sangue (hemolinfa) destituído ou dotado de pigmentos respiratórios como a hemoglobina e a hemocianina.
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Sistema Nervoso composto por um cérebro (fusão de glânglios nervosos) e por uma cadeia nervosa ventral , com pares de gânglios dispostos em seqüência. Sistema sensorial: olhos (simples e compostos) , órgãos de equilíbrio, sensores táteis e químicos
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REPRODUÇÃO: sexuada, espécies dióicas, fecundação externa ou interna; desenvolvimento direto ou indireto, com metamorfose gradual (hemimetábolos) ou completa (holometábolos).
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A importância do estudo dos artrópodos
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