Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Neoclassicismo
2
Neoclassicismo O Neoclassicismo representou a revitalização de elementos da antiguidade greco-romana, apoiado nos novos ideais burgueses do final do século XVIII.
3
Neoclassicismo Movimento artístico que reagiu ao barroco e ao rococó;
Reviveu os princípios estéticos da Antigüidade clássica; Atingiu sua máxima expressão por volta de 1830 (séc XIX).
4
Neoclassicismo Foi um movimento artístico e cultural, que refletiu as mudanças marcadas pela ascensão da burguesia. As mudanças deste período estão relacionadas: ao racionalismo de origem iluminista; a formação de uma cultura cosmopolita e profana; a reação contra a aristocracia e a Revolução Industrial inglesa.
5
Neoclassicismo No século XVIII, as rápidas e constantes mudanças acabaram por dificultar o surgimento de um novo estilo artístico. Recorreram à equilibrada e democrática arte da antigüidade clássica. A descoberta arqueológica de Pompéia e Herculano - Itália, de 79 ac., em 1748, fez com que arquitetos, pintores e escultores encontrassem um modelo a seguir.
6
Neoclassicismo Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, com estátuas alegóricas e pinturas de temas históricos. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada.
7
Neoclassicismo A arte tornou-se eco dos novos ideais da época:
Subjetivismo; Liberalismo; Ateísmo; Democracia. Esses foram os elementos utilizados para reelaborar a cultura da antigüidade clássica, greco-romana.
8
Neoclassicismo No século XVIII, este estilo, que teve seu principal desenvolvimento na França e que se estendeu por toda a Europa, sob o nome de classicismo, representou um segundo renascimento das artes clássicas.
9
Neoclassicismo - Arquitetura
De uma forma geral a arte neoclássica foi marcada pela simplicidade; Percebe-se a influência romana em obras marcadas pela severidade e monumentalidade, e influência grega nas obras dotadas de maior graça e pureza.
10
Neoclassicismo Arquitetura
11
Neoclassicismo Arquitetura
12
Arquitetura – Universidade de Harvard
Neoclassicismo Charles Bulfinch Arquitetura – Universidade de Harvard
13
Neoclassicismo - Arquitetura
Capitol USA Charles Bulfinch
14
Capitol – Washington - USA
Edifício do Congresso Norte-Americano Charles Bulfinch
15
Arquitetura Neoclássica
Capitol USA Charles Bulfinch
16
Neoclassicismo Ledoux Paneled Room
17
Neoclassicismo - Arquitetura
Piranesi – Elementos de arquitetura
18
Neoclassicismo - Arquitetura
Piranesi – Elementos de arquitetura
19
Neoclassicismo - Escultura
Referência estética na estatuária da antigüidade clássica, com naturalismo equilibrado; O escultor neoclássico encontrou o dinamismo na sutileza dos gestos e suavidade das formas.
20
Neoclassicismo - Escultura
Respeitavam-se movimentos e posições reais do corpo, Nas obras estava sempre presente um certo realismo psicológico, representado pela expressão pensativa e melancólica dos rostos. Materiais utilizados: o bronze, o mármore e a terracota.
21
Neoclassicismo - Escultura
Principais temas: estátuas de heróis uniformizados; mulheres envoltas em túnicas de Afrodite; crianças conversando com filósofos; estátuas eqüestres e bustos do imperador e de sua família.
22
Neoclassicismo - Escultura
Antônio Canova Amor de Psyque 1796
23
Neoclassicismo - Escultura
Antônio Canova Duas Amigas
24
Neoclassicismo - Escultura
Giuseppe Ceracchi Escultura Italiana Napoleão
25
Neoclassicismo - Escultura
Augustin Pajou
26
Neoclassicismo - Escultura
Augustin Pajou
27
Neoclassicismo - Escultura
Augustin Pajou
28
Neoclassicismo - Escultura
Painel de Augustin Pajou
29
Neoclassicismo - Escultura
Painel de Augustin Pajou
30
Neoclassicismo - Pintura
Foi a expressão menos desenvolvida do neoclassicismo. Caracterizou-se pela exaltação de elementos mitológicos ou pela celebração de Napoleão. As figuras pareciam fazer parte de uma encenação teatral e eram desenhadas numa posição fixa, como que interrompidas no meio de uma solene representação.
31
Neoclassicismo - Pintura
Buscava-se uma beleza estatuária. As figuras eram rígidas, sem vida, e os rostos, completamente sem expressão, simulavam máscaras das antigas tragédias gregas.
32
Neoclassicismo - Pintura
As túnicas e capas caíam em dobras pesadas e angulosas, cobrindo as formas do corpo. Um enquadramento arquitetônico fechava a composição atrás e nos lados. Os contornos eram claros e bem delineados, as cores, puras e realistas, e a iluminação, límpida.
33
Neoclassicismo - Pintura
Antônio Canova
34
Neoclassicismo - Pintura
Jacques – Louis David
35
Neoclassicismo - Pintura
Jacques – Louis David
36
Neoclassicismo - Pintura
A morte de Marat Jacques – Louis David
37
Neoclassicismo - Pintura
Jacques – Louis David
38
Neoclassicismo - Pintura
Druais – 1727/1775
39
Neoclassicismo - Pintura
Paninni – 1691/1765
40
Neoclassicismo - Pintura
Interior do Pantheon Paninni – 1691/1765
41
Neoclassicismo - Pintura
Ingres 1790/ 1867
42
Neoclassicismo - Pintura
Ingres A banhista 1808
43
Neoclassicismo - Pintura
Ingres
44
Neoclassicismo - Pintura
Robert Adam Arquiteto e designer Francês
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.