A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Nacional de Residentes em Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Nacional de Residentes em Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Nacional de Residentes em Saúde

2 Seminário Nacional Sobre Serviços Civil em Saúde
Monique Padilha Enfermeira Residente Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/Fiocruz Brasília, 8 de Julho

3 Fórum Nacional de Residentes
O Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) é uma articulação entre residentes de todo o país e visa promover um espaço de troca entre residentes multiprofissionais e em área profissional da saúde.

4 Fórum Nacional de Residentes
XII Encontro Nacional dos Residentes em Saúde, de Junho de – Uberaba/MG

5 Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde
3. Estabelecimento do Serviço Civil em Saúde: “...é uma forma de incentivar e fortalecer o sentimento de pertencimento, compromisso e qualificação profissional”

6 Observatório –Rio de Janeiro/RJ
“é uma das estratégias com potencial de provocar impacto imediato, na disponibilidade de profissionais, de modo a assegurar acesso e continuidade da atenção à saúde da população” civil-profissional-em-saude Qualidade X Quantidade?

7 Questões Norteadoras Como garantir que o profissional se fixe no território após 1 ano? –vínculo importante para a Estratégia Saúde da Família; Não aumenta a rotatividade no serviço? Qual a qualidade deste serviço prestado?

8 Questões Norteadoras Como será a remuneração? –bolsa de residência?
Que tipo de qualificação vai ter este profissional? Qual título sairá no final? Quais categorias profissionais participarão?

9 Questões Norteadoras Como estimular o estudante a se inscrever nestes programas? Por que não estimular residências em Saúde da Família pelo país? Qual impacto real da proposta?

10 Propostas de contribuição
Inclusão/estímulo nas grades curriculares e projetos políticos pedagógicos de conteúdos que contemplem o SUS; Contribuir com uma prática qualificada no SUS!! Estimular a participação social;

11 Propostas de contribuição
Utilização de ferramentas como Telesaúde e qualificação também dos profissionais locais; Estimular programas e projetos como PET Saúde, VER-SUS e outros ainda na graduação; Garantir supervisão e apoio acadêmico aos participantes;

12 Propostas de contribuição
Estimular a estabilidade do profissional: Concursos públicos; Plano de Cargos e Carreiras. Discutir a formação dos profissionais;

13 Propostas de contribuição
Avaliar a inserção das residências neste processo: inserção de profissionais ou pontuação? Estimular residências multiprofissionais; Discutir a formação destes residentes: Encontro Regional Rede Unida / Oficina Temática IV Seminário Nacional de Residências em Saúde

14 Considerações Finais O Serviço Civil Voluntário em Saúde vem para tentar resolver o problema de profissionais do Sistema Único de Saúde?

15 Considerações Finais Defendemos um plano de ação que contemple questões para além do serviço civil, perpassando pela graduação, identificando nós críticos da adesão dos profissionais no local de trabalho e vendo formas de estímulo não apenas na atenção básica, mas o SUS como um todo.

16 Obrigada!!


Carregar ppt "Fórum Nacional de Residentes em Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google