A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I"— Transcrição da apresentação:

1 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
ENE 065 Prof.: Arlei Lucas de Souza Rosa

2 UNIDADE II

3 LEVANTAMENTO DE CARGAS E DIVISÃO DE CIRCUITOS
Aplicam-se as indicações das normas NBR 5410, ND – 5.1 e ND – 5.2; Determinação de potência de alimentação; Previsão dos equipamentos da instalação com suas respectivas potências nominais; Considerar a não simultaneidade de funcionamento destes equipamentos; Reservas para futuras ampliações. A determinação da potência de alimentação é essencial para a concepção econômica e segura de uma instalação nos limites adequados de temperatura e de queda de tensão. Na determinação da potência de alimentação de uma instalação ou de parte de uma instalação, devem-se prever os equipamentos de utilização a serem instalados, com suas respectivas potências nominais e, após isso, considerar as possibilidades de não simultaneidade de funcionamento destes equipamentos, bem como capacidade de reserva para futuras ampliações.

4 LEVANTAMENTO DE CARGAS E DIVISÃO DE CIRCUITOS
Os equipamentos podem ser alimentados diretamente ou através de tomadas de uso geral; A carga para um equipamento é a sua potência nominal absorvida, dada pelo fabricante ou calculada; A potência nominal pode ser calculada através do fator de potência, tensão e corrente nominais; Para potência de saída, devem ser considerados o rendimento e o fator de potência.

5 ILUMINAÇÃO Deve haver pelo menos um ponto de iluminação, com potência mínima de 100 VA em cada cômodo; A potência é determinada para o dimensionamento dos circuitos de alimentação. Iluminação a descarga A potência nominal considera a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência.

6 ILUMINAÇÃO Carga mínima de iluminação:
Dependências com área igual ou inferior a 6 m2 carga mínima de 100 VA Dependências com área superior a 6 m2 carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m2 acrescidas de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros Os pontos de luz devem ser distribuídos uniformemente; Para lugares específicos, utilizam-se pontos de luz complementares.

7 TOMADAS As tomadas são classificadas como:
Tomadas de uso geral (TUG’s); Tomadas de uso específico (TUE’s). TUG’s: usadas para alimentar aparelhos cuja corrente nominal é inferior a 10A; TUE’s: usadas para alimentar de modo exclusivo ou dedicado aparelhos cuja corrente nominal é superior a 10A.

8 TOMADAS Esquema para determinação do número e da carga das TUG’s.

9 TOMADAS A potência de cada ponto TUG depende do cômodo:
Em banheiros, cozinhas, copas, áreas de serviços: 600 VA, até 3 pontos. 100 VA por ponto excedente; Demais cômodos: 100 VA por tomada. O número de tomadas é fixado como segue: Banheiro: pelo menos 1 tomada junto ao lavatório; Cozinhas, copas, áreas de serviços e afins: no mínimo 1 tomada para cada 3,5m, sendo que acima de cada bancada com largura superior a 0,3m, deve ter ao menos 1 tomada; Halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, pelo menos 1 tomada.

10 TOMADAS Observação das distâncias seguras entre pontos de tomada e “áreas molhadas”. No Volume 0, somente é admitida uma tensão máxima de 12V, sendo que essa fonte deve ser instalada fora do Volume 0. Nenhum dispositivo de proteção, comando ou seccionamento pode ser instalado nos Volumes 0, 1, e 2. Desta forma, quaisquer tomadas, excetuando-se a TUE do chuveiro, devem ser colocadas no Volume 3. O mesmo é válido para comandos de iluminação (interruptores).

11 TOMADAS Continuação: A iluminação nestes locais devem ser especialmente projetadas. Os equipamentos de iluminação instalados neste locais, devem ser especialmente projetados para esse uso, de forma que, quando instalados não permitam que o excesso de umidade se acumule em condutores, porta-lâmpada (receptáculo) ou em outras partes elétricas.

12 DIVISÃO DE CIRCUITOS A instalação deve ser dividida em vários circuitos; Cada circuito pode ser seccionado sem risco de realimentação inadvertida; A divisão deve levar em consideração: A facilidade de inspeção; Ensaios e manutenção; Evitar que toda uma área fique sem alimentação.

13 DIVISÃO DE CIRCUITOS Utilização de circuitos distintos para partes de instalações que necessitem de controle específico; Previsão para a possibilidade de ampliações futuras (condutos e instalação elétrica); Circuitos individualizados pela função dos equipamentos que alimentam; Cada equipamento com corrente superior a 10 A deve possuir circuito independente. Circuitos de distribuição distintos devem ser previstos para partes das instalações que necessitem de controle específico, de tal forma que estes circuitos não sejam afetados pelas falhas de outros (por exemplo: minuterias, circuitos de supervisão predial, etc.).

14 DIVISÃO DE CIRCUITOS Distribuição equilibrada das cargas nas fase;
Circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos que alimentam; Circuitos terminais distintos para iluminação e tomada; Um quadro de distribuição deve possuir apenas os componentes de uma única instalação.

15 SIMBOLOGIA A simbologia padrão é definida pela NBR 5444: Traços:
n – número do circuito ao qual pertence; A – interrutor(es) ao qual está ligado; x – potência total do ponto (VA). Traços: Representam o eletroduto; Diâmetros normalizados (mm); Triângulo equilátero Representam tomadas em geral; Variações mudam significado e funções.

16 SIMBOLOGIA Círculo: Quadrado:
Representa: ponto de luz, interruptor e indica dispositivos instalados no teto; Ponto de luz com diâmetro maior do que o do interruptor; Elemento circundado indica que este se localiza no teto; Quadrado: Representa elementos no piso ou conversor de energia (motor elétrico); Envolvendo a figura, significa que o dispositivo localiza-se no piso;

17 SIMBOLOGIA Dutos e distribuição:

18 SIMBOLOGIA continuação

19 SIMBOLOGIA Quadros de distribuição:

20 SIMBOLOGIA Interruptores:

21 SIMBOLOGIA Luminárias:

22 SIMBOLOGIA Tomadas:

23 TIPOS DE FORNECIMENTO Define o número de fases que irão alimentar a instalação elétrica; Relacionado com: A carga instalada; Tipo de rede e Local. Determinados pela empresa de distribuição local (CEMIG);

24 TIPOS DE FORNECIMENTO Classificação:

25 Quadro de cargas Exemplo:

26 QUADRO DE CARGA Potência média de alguns aparelhos elétricos:

27 EXEMPLO DE PLANTA


Carregar ppt "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google