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FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE
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AUTONOMIA VERGONHA E DÚVIDA (dos 18 meses aos 3-4 anos)
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Segundo Erikson, esse é o segundo estágio, a segunda idade, o segundo desafio, o segundo conflito, ou a segunda fase na formação da auto-identidade.
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COMPREENSÃO DO TERMO Auto + “nomos” (em grego = norma, lei).
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Autonomia é a norma, a lei que eu estabeleço segundo decisão própria.
É o início do processo decisório pessoal, seguindo escolhas e gostos do sujeito.
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A criança diante do conflito: aprende a decidir de forma adequada, ou amarga a vergonha de não saber tomar suas próprias decisões ou, ainda, vive eternamente o conflito e a dúvida incapaz de decidir.
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A criança é submetida a um grande desafio:
a aprendizagem da higiene pessoal; o controle dos próprios esfíncteres.
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Precisa aprender: quando “reter” e quando “soltar”.
Aprendizagem que depende da modalidade das insistências.
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Conflito Central da Segunda Idade
Uma luta entre: - um sentido de sã autonomia e
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A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia.
- um sentido de vergonha e dúvida. A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia.
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Desafio pode ser fonte de conflito ou fonte de crescimento.
O estilo de autoridade suave e dialogante favorece a boa integração.
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O estilo rígido, a autoridade dura, impositiva dificulta a integração sadia desse padrão.
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INDICADORES DE AUTONOMIA NÃO SADIA
Auto-suficiência, arrogância e independentismo;
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Dominar e querer sempre ter a última palavra.
Autonomia orgulhosa e contestadora; Sentir-se sempre dominado; Dominar e querer sempre ter a última palavra.
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Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações.
A verdadeira autonomia procede da autodeterminação reflexiva. Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações.
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São as frustrações sadiamente dosadas e enfrentadas que levam à socialização e ao verdadeiro crescimento.
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DÚVIDA VERGONHA e Surgem: da falta de exercício em decidir ou
do medo exagerado de errar: nunca decide.
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Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres.
Nesta idade a criança descobre a instituição autoridade, também chamada de princípio da lei e da ordem. Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres.
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A criança manifesta a firme determinação de fazer livremente as próprias escolhas e controlar o próprio desenvolvimento.
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INICIATIVA X CULPA (3-4 anos até os 6-7) Continua o processo de diminuição da dependência e crescimento da independência.
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Começa a aparecer o interesse pelos órgãos genitais, sua manipulação e a curiosidade pelas diferenças sexuais.
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IDADE LÚDICA E DA INTRUSÃO
Intrusão no desconhecido: dos porquês. Intrusão nos espaços livres.
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Intrusão nos olhos e ouvidos: agressão.
Intrusão no corpo da outra pessoa pela relação sexual.
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Todas essas ações geram a iniciativa: equilibrada e sadia ou exagerada e anti-social.
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Exagerando nas iniciativas, surge a culpa;
Cada pessoa precisa descobrir até onde sadiamente pode ir com suas iniciativas.
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Neste estágio, a vida se resume em:
- iniciativas construtivas e benéficas - ou iniciativas abusivas e maléficas.
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A pessoa precisa aprender a colocar limites tanto em suas próprias iniciativas quanto nas iniciativas dos outros.
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Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a).
APRENDER TRÊS VALORES: Direito: conhecer as diferenças sexuais. Dever: aprender a respeitar o outro. Preservar: a intimidade pessoal e a do outro. Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a).
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Descobre a instituição denominada “regra de ouro”.
Primeiros indícios da consciência moral. Descobre a instituição denominada “regra de ouro”. Começa a estruturar a virtude da retidão e do sentido da vida.
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APLICAÇÃO INFERIORIDADE X
(6-7 anos aos 11-12) Inicia com a idade escolar quando a criança é submetida a pequenas tarefas.
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Aprende a assumi-las e levá-las adiante, mesmo quando surgem dificuldades.
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Aprende a saldar os compromissos também quando as responsabilidades causam frustrações.
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O modo de viver este quarto. desafio vai exercer uma
O modo de viver este quarto desafio vai exercer uma influência marcante sobre: - o futuro desempenho profissional e - o desempenho vocacional.
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Com a forma de trabalhar em si a pessoa:
Fortifica o senso de VALIA Ou reforça a inferioridade.
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futuro profissional que:
Começa a preparar o futuro profissional que: Acredita em si; Tem consciência de suas capacidades;
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Aprende a assumir responsabilidades;
Aceita e assume desafios.
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Do Influxo educativo e da auto-educação:
Desenvolve suas potencialidades. Adquire novas capacidades.
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Cultiva a auto- estima. Alimenta a auto-imagem positiva. Assume responsabilidades;
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Prepara o futuro; Prepara a futura profissão.
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SÍNTESE DO ESTÁGIO: Fortifica a segurança pessoal;
Supera os medos do futuro;
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Alimenta a auto- estima;
Deixa de alimentar a inferioridade.
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IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS
CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO
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DESCONFIANÇA VERGONHA E DÚVIDA CONFUSÃO DE PAPÉIS CULPA INFERIORIDADE
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IDENTIDADE CONFUSÃO DE PAPÉIS
11-12 anos até os 18-20 Esta idade é conseqüência direta da “modalidade” da pessoa viver e organizar as 4 idades anteriores.
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Se essas tiverem sido bem integradas, a pessoa consegue, como resultante, uma boa identidade.
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Se essas tiverem sido mal integradas, o acento recai no pólo negativo e a pessoa pende para a Confusão de Papéis ou Crise de Identidade.
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Identidade ou Crise de identidade
É o resultado. Um conjunto de boas ou más identificações: valores, atitudes, gestos e modos de ser, agir e reagir bem caracterizados.
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1. Até que ponto você tem consciência de que é modelo de identificação para a geração que o(a) sucederá: filhos, educandos, crianças e jovens da sociedade na qual vive e trabalha?
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2. Você identifica alguns aspectos ricos, na ESTRUTURA DE SUA IDENTIDADE, que lhe servem de sustentáculo? Igualmente, identifica alguns aspectos que carecem de acabamento para diminuir sua vulnerabilidade e consolidar sua identidade?
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Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação.
Quais? Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação.
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3. No diálogo e discussão grupal, com os componentes de seu teleposto, procure suscitar elementos concretos (atitudes, posturas, iniciativas, ações...) que podem ser trabalhadas em sua unidade educativa para ajudar a criança e o adolescente a prosseguirem na estruturação de sua identidade.
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Aprofunde essa reflexão para poder ajudar seus educandos e envie uma síntese grupal ao professor deste bloco?
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a) Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II;
4. Sugestões para consolidar o aprendizado: a) Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II; b) Assistir e discutir grupalmente o vídeo “Duas Vidas”.
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