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FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE

2 AUTONOMIA VERGONHA E DÚVIDA (dos 18 meses aos 3-4 anos)

3 Segundo Erikson, esse é o segundo estágio, a segunda idade, o segundo desafio, o segundo conflito, ou a segunda fase na formação da auto-identidade.

4 COMPREENSÃO DO TERMO Auto + “nomos” (em grego = norma, lei).

5 Autonomia é a norma, a lei que eu estabeleço segundo decisão própria.
 É o início do processo decisório pessoal, seguindo escolhas e gostos do sujeito.

6 A criança diante do conflito: aprende a decidir de forma adequada, ou amarga a vergonha de não saber tomar suas próprias decisões ou, ainda, vive eternamente o conflito e a dúvida incapaz de decidir.

7 A criança é submetida a um grande desafio:
a aprendizagem da higiene pessoal; o controle dos próprios esfíncteres.

8 Precisa aprender: quando “reter” e quando “soltar”.
Aprendizagem que depende da modalidade das insistências.

9 Conflito Central da Segunda Idade
Uma luta entre: - um sentido de sã autonomia e

10 A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia.
- um sentido de vergonha e dúvida. A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia.

11 Desafio pode ser fonte de conflito ou fonte de crescimento.
 O estilo de autoridade suave e dialogante favorece a boa integração.

12  O estilo rígido, a autoridade dura, impositiva dificulta a integração sadia desse padrão.

13 INDICADORES DE AUTONOMIA NÃO SADIA
Auto-suficiência, arrogância e independentismo;

14 Dominar e querer sempre ter a última palavra.
Autonomia orgulhosa e contestadora; Sentir-se sempre dominado; Dominar e querer sempre ter a última palavra.

15 Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações.
A verdadeira autonomia procede da autodeterminação reflexiva. Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações.

16 São as frustrações sadiamente dosadas e enfrentadas que levam à socialização e ao verdadeiro crescimento.

17 DÚVIDA VERGONHA e Surgem:  da falta de exercício em decidir ou
 do medo exagerado de errar: nunca decide.

18 Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres.
Nesta idade a criança descobre a instituição autoridade, também chamada de princípio da lei e da ordem. Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres.

19 A criança manifesta a firme determinação de fazer livremente as próprias escolhas e controlar o próprio desenvolvimento.

20 INICIATIVA X CULPA (3-4 anos até os 6-7)  Continua o processo de diminuição da dependência e crescimento da independência.

21  Começa a aparecer o interesse pelos órgãos genitais, sua manipulação e a curiosidade pelas diferenças sexuais.

22 IDADE LÚDICA E DA INTRUSÃO
Intrusão no desconhecido: dos porquês. Intrusão nos espaços livres.

23 Intrusão nos olhos e ouvidos: agressão.
Intrusão no corpo da outra pessoa pela relação sexual.

24 Todas essas ações geram a iniciativa: equilibrada e sadia ou exagerada e anti-social.

25 Exagerando nas iniciativas, surge a culpa;
Cada pessoa precisa descobrir até onde sadiamente pode ir com suas iniciativas.

26  Neste estágio, a vida se resume em:
- iniciativas construtivas e benéficas - ou iniciativas abusivas e maléficas.

27 A pessoa precisa aprender a colocar limites tanto em suas próprias iniciativas quanto nas iniciativas dos outros.

28 Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a).
APRENDER TRÊS VALORES: Direito: conhecer as diferenças sexuais.  Dever: aprender a respeitar o outro.  Preservar: a intimidade pessoal e a do outro. Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a).

29  Descobre a instituição denominada “regra de ouro”.
Primeiros indícios da consciência moral.  Descobre a instituição denominada “regra de ouro”. Começa a estruturar a virtude da retidão e do sentido da vida.

30 APLICAÇÃO INFERIORIDADE X
(6-7 anos aos 11-12)  Inicia com a idade escolar quando a criança é submetida a pequenas tarefas.

31  Aprende a assumi-las e levá-las adiante, mesmo quando surgem dificuldades.

32 Aprende a saldar os compromissos também quando as responsabilidades causam frustrações.

33 O modo de viver este quarto. desafio vai exercer uma
O modo de viver este quarto desafio vai exercer uma influência marcante sobre: - o futuro desempenho profissional e - o desempenho vocacional.

34 Com a forma de trabalhar em si a pessoa:
Fortifica o senso de VALIA Ou reforça a inferioridade.

35 futuro profissional que:
Começa a preparar o futuro profissional que: Acredita em si; Tem consciência de suas capacidades;

36 Aprende a assumir responsabilidades;
Aceita e assume desafios.

37 Do Influxo educativo e da auto-educação:
Desenvolve suas potencialidades. Adquire novas capacidades.

38 Cultiva a auto- estima. Alimenta a auto-imagem positiva. Assume responsabilidades;

39 Prepara o futuro; Prepara a futura profissão.

40 SÍNTESE DO ESTÁGIO: Fortifica a segurança pessoal;
Supera os medos do futuro;

41 Alimenta a auto- estima;
Deixa de alimentar a inferioridade.

42 IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS
CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO

43 DESCONFIANÇA VERGONHA E DÚVIDA CONFUSÃO DE PAPÉIS CULPA INFERIORIDADE

44  IDENTIDADE CONFUSÃO DE PAPÉIS
11-12 anos até os 18-20 Esta idade é conseqüência direta da “modalidade” da pessoa viver e organizar as 4 idades anteriores.

45 Se essas tiverem sido bem integradas, a pessoa consegue, como resultante, uma boa identidade.

46 Se essas tiverem sido mal integradas, o acento recai no pólo negativo e a pessoa pende para a Confusão de Papéis ou Crise de Identidade.

47 Identidade ou Crise de identidade
É o resultado. Um conjunto de boas ou más identificações: valores, atitudes, gestos e modos de ser, agir e reagir bem caracterizados.

48

49       1. Até que ponto você tem consciência de que é modelo de identificação para a geração que o(a) sucederá: filhos, educandos, crianças e jovens da sociedade na qual vive e trabalha?

50 2. Você identifica alguns aspectos ricos, na ESTRUTURA DE SUA IDENTIDADE, que lhe servem de sustentáculo? Igualmente, identifica alguns aspectos que carecem de acabamento para diminuir sua vulnerabilidade e consolidar sua identidade?

51 Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação.
Quais? Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação.

52     3. No diálogo e discussão grupal, com os componentes de seu teleposto, procure suscitar elementos concretos (atitudes, posturas, iniciativas, ações...) que podem ser trabalhadas em sua unidade educativa para ajudar a criança e o adolescente a prosseguirem na estruturação de sua identidade.

53 Aprofunde essa reflexão para poder ajudar seus educandos e envie uma síntese grupal ao professor deste bloco?

54 a) Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II;
4.    Sugestões para consolidar o aprendizado: a)   Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II;   b) Assistir e discutir grupalmente o vídeo “Duas Vidas”.


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