A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
Seminário sobre Desigualdade e Pobreza no Brasil e na Bahia

2 DEFINIÇÃO É uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

3 MARCO REGULATÓRIO Decreto nº 7.746/2012 e IN nº 10/2012

4 Decreto nº 7.746, de Regulamenta o art. 3º da Lei 8666/93, estabelecendo critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP.

5 VINCULAÇÃO E FINALIDADE DA CISAP
Vinculada à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, tem a finalidade de propor a implementação de critérios, práticas e ações de logística sustentável no âmbito da administração pública federal direta autárquica e fundacional e das empresas estatais dependentes.

6 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 12 de
novembro de 2012 Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável de que trata o art.16, do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, e dá outras providências.

7 PRAZOS Até 14 de dezembro de 2012 para a constituição da Comissão Gestora; 13 de maio de 2013 (180 dias após a a partir da publicação da IN nº 10), prorrogado por 120 dias, a partir de 10 de maio de 2013 (Portaria 12/2013/SLTI).

8 ASPECTOS GERAIS Devem ser elaborados pelo órgão ou entidade e sua delegação e aprovação será de responsabilidade do Secretário Executivo do respectivo Ministério, ou cargo equivalente; Poderão ser subdivididos em razão da complexidade de sua estrutura, sendo os resultados consolidados e apresentados pela autoridade responsável pela sua aprovação.

9 METODOLIGIA Composição da Comissão de Gestão do PLS do órgão Deverá ser constituída a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável , composta por no mínimo três servidores, designados pelos respectivos titulares dos órgãos ou entidades que terá como atribuição de elaborar, monitorar, avaliar e revisar o PLS.

10 Realização de Inventário de bens e materiais
Descrição Quantidade Unidade de Medida Valor total Item Sustentável

11 CONTEÚDO MÍNIMO Atualização do inventário de bens e materiais do órgão ou entidade e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; Práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; Responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e Ações de divulgação, conscientização e capacitação.

12 TEMAS Material de consumo compreendendo, pelo menos, papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão; Energia elétrica; Água e esgoto; Coleta seletiva; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obras, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial; Deslocamento de pessoal, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes.

13 ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO
Objetivo Detalhamento de implementação das ações Unidades, áreas envolvidas e respectivos responsáveis; Metas para cada ação. Ex. até 201X, reduzir em X% consumo de energia elétrica em comparação a 2012; Cronograma; Previsão de recursos financeiros, humanos instrumentais, entre outros, necessários para a implementação das ações.

14 INICIATIVAS QUE PODERÃO SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DO PLS
Programa de Eficiência do Gasto Público – PEG; Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel; Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P; Coleta Seletiva Solidária; Projeto Esplanada Sustentável – PES; Contratações Públicas Sustentáveis – CPS.

15 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO
Publicação do PLS em site e encaminhamento à Secretaria Executiva da CISAP. Realização das práticas e ações previstas.

16 MONITORAMENTO Acompanhamento semestral: Os resultados alcançados serão avaliados semestralmente pela comissão gestora; Compartilhamento de soluções novas, experiências e boas práticas com outras instituições e órgãos públicos; Identificação de desvios, obstáculos e de necessidade de ações adicionais.

17 VERIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO
Anualmente: Elaboração de relatório de acompanhamento do PLS de forma a evidenciar o desempenho de cada órgão ou entidade, contendo: I - consolidação dos resultados alcançados; II- identificação e definição das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente. Revisão do PLS.

18 Ações desenvolvidas na UFRB
Composição da Comissão Gestora do PLS; Instituição de Grupos de Trabalho específicos por tema; Criação de uma estrutura administrativa para gestão da logística sustentável na UFRB; Elaboração e revisão dos Planos de Ação; Criação de uma Página para divulgação das ações ( Celebração de convênio com uma Associação de Catadores de material reciclável;

19 Boas práticas de sustentabilidade implementadas na UFRB
Coleta Seletiva; Aquisição de computadores com configurações aderentes à TI verde; Aquisição de papel ofício reciclado; Aquisição de mobiliário fabricados com material provenientes de reflorestamento; Incorporação de critérios de sustentabilidade nos contratos de serviços terceirizados;

20 Boas práticas de sustentabilidade implementadas na UFRB
Capacitação para trabalhadores terceirizados; Aquisição de torneiras temporizadas; Aquisição de vasos sanitários com caixa acoplada; Substituição luminárias existentes por luminárias de maior eficiência; Aquisição de squeezes para todos os estudantes.

21 Obrigada! Rosilda Santana rosildas@ufrb.edu.br
Seminário sobre Desigualdade e Pobreza no Brasil e na Bahia 21


Carregar ppt "PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google