A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
DO AMBIENTE As Ciências do Ambiente constituem um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.

2 OBJETIVO GERAL Introduzir o estudo das Ciências do Ambiente para estudantes das engenharias

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Estudar a Ecologia Geral enfocando os sistemas que dizem respeito à natureza, para conhecer os processos biológicos básicos de transformação da energia, os ciclos alimentares e o papel desempenhado pelos fatores físicos, químicos e biológicos na manutenção da vida.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2) Analisar aspectos da Degradação e Conservação do Meio Ambiente abordando as alterações provocadas pelo homem nos diversos ecossistemas, analisando os desequilíbrios ecológicos decorrentes e identificando algumas soluções

5 O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil,1994)

6 Ciências ambientais : introdução
ECOLOGIA (do grego, oikos = casa; logos = estudo) Ecologia é a área do conhecimento que estuda a relação dos seres vivos entre si e deles com seu meio ambiente (HAECKEL, 1866). OU Ecologia é o ramo da ciência que estuda a estrutura e função da natureza, considerando que a humanidade é parte dela (ODUM, 1972). Conceitos básicos em Ecologia: biosfera, ecossistema, biocenose (comunidade), biótopo, população, hábitat, nicho ecológico, ecótono, homeostase

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Homeostasia (ou Homeostase)
Homeostase : controle das condições estáveis no meio interno É a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático.

16 Sob este ponto de vista, o planeta inteiro mantém homeostase.
Na sua hipótese de Gaia, James Lovelock afirma que toda a massa de matéria viva da Terra, ou de qualquer outro planeta com vida, funciona como um vasto organismo que ativamente modifica o seu planeta para produzir o ambiente que melhor serve as suas necessidades. Sob este ponto de vista, o planeta inteiro mantém homeostase. Por exemplo, quando os níveis atmosféricos de dióxido de carbono sobem, as plantas crescem mais e removem dióxido de carbono da atmosfera.

17

18 COMPONENTES BIÓTICOS E ABIÓTICOS DO ECOSSISTEMA
COMPONENTES BIÓTICOS são os seres vivos: animais (inclusive o homem),vegetais, fungos, protozoários e bactérias. Os seres vivos organizam-se em três grupos distintos: produtores, consumidores e decompositores. COMPONENTES ABIÓTICOS são aqueles que não têm vida: água, gases atmosféricos, sais minerais, temperatura, umidade, solo e todos os tipos de radiação.

19

20

21 CADEIAS ALIMENTARES E TEIAS ALIMENTARES
Cadeias alimentares são sequências lineares de seres vivos nas quais um organismo se alimenta de quem o antecede, antes de servir de alimento para quem o sucede

22 Teias alimentares são conjuntos de cadeias alimentares.
As teias alimentares representam todas as relações tróficas que ocorrem em um determinado ecossistema.

23 CICLAGEM DA MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA

24


Carregar ppt "INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google