A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias"— Transcrição da apresentação:

1 Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Leonardo Lazarte Universidade de Brasília - UnB Universidade Federal do Recôncavo da Bahia 5 de dezembro de 2008

2 Contexto nacional Desigualdade: Econômica, mas também Cultural,
de Realização do potencial humano de Oportunidades de trabalho de Produtividade do trabalho de Acesso a oportunidades econômicas Baixo acesso à educação terciária Vestibular discriminatório Qualidade da formação terciária muito baixa

3 Desafios Democratizar o acesso Diminuir evasão e frustração
Melhorar a qualidade dos cursos Melhorar o rendimento da instituição Melhorar as condições de trabalho docente Revalorizar o trabalho docente

4 Eixos Estruturação curricular Estruturação pedagógica
Estruturação institucional

5 Estruturas curriculares
Mobilidade interdisciplinar Focalização paulatina Formação mais que informação Capacitar para formação continuada Estimular autonomia Abordar os grandes problemas Transmitir os desafios epistêmicos de cada área Incluir a formação de valores

6 Problemas na metodologia de aprendizagem
Excesso de horas-aula, de aulas expositivas Falta de autonomia para aprender Falta de tempo para estudar Pouca aprendizagem ativa Conteúdismo em detrimento de formação Visão global muito limitada Fragmentação disciplinar, fragmentação de responsabilidades (institucionais)‏ Domínio da expressão do pensamento – língua

7 Práticas pedagógicas Estruturar, diversificar, particularizar
Palestras (aulas expositivas), Orientar estudo prévio Estudo dirigido Aulas tutoriais Trabalhos em grupo Orientação Laboratórios Trabalhos de campo Práticas profissionais

8 O necessário apoio tecnológico
Estuturação de disciplinas Dinâmica na atualização de material didático Centro de gravidade no aluno Aprendizagem ativa e interativa A avaliação como processo permanente, com o apoio tecnológico

9 Complexificar Funções Docentes
Desenho de disciplinas, programas e conteúdos Equipe de coordenação da oferta da disciplina, definição de atividades, metas e métodos de avaliação Aulas expositivas, conceituais. Poucas, para muitos Equipe de orientadores de atividades e estudo dirigido (turmas menores, contato pessoal)‏ Orientação de itinerários formativos (alunos avançados)‏ Incorporar, em cada caso, as melhores práticas propostas para cada área específica

10 Funções docentes Professores responsáveis pelas disciplinas
Professores responsáveis pelas turmas Tutores de estudo dirigido e atividades práticas Monitores para consultas eventuais Titular, Associado, Adjunto, Assistente e Auxiliar, hoje, como docentes de graduação, fazem todos as mesmas coisas

11 Reestruturação institucional
Responsabilidade central pelas disciplinas “de serviço” e ciclos iniciais Equipes inter-disciplinares de estruturação e atualização dos currículos básicos Alocação de docentes de destaque para os ciclos iniciais, sob responsabilidade central (carga docente)‏

12 Apoio ao Docente Núcleo de Apoio ao Docente
Capacitação pedagógica inicial Formação continuada nas práticas docentes Auxílio sob demanda Apoio para utilização de tecnologias Capacitação para uso pedagógico de tecnologias Desenvolvimento pontual de material de apoio Metodologias de avaliação eficientes Tecnologias para avaliação Elaboração de disciplinas para introdução do aluno na universidade, técnicas de estudo, responsabilidade social, valores.

13 Resumo Proposta político-pedagógica renovada, incluindo valores, metas e metodologia Estruturas curriculares dinâmicas e flexíveis, atendendo às propostas político-pedagógicas Estrutura institucional de sustento à estrutura curricular e pedagógica Estrutura de apoio ao docente


Carregar ppt "Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google