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INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENT0 E DA SOCIEDADE

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Apresentação em tema: "INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENT0 E DA SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENT0 E DA SOCIEDADE
Profª. Drª. Adelaide Faljoni-Alario Vice-Reitora da UFABC UFRB - 05/12/08

2 SÉCULO XXI QUE UNIVERSIDADE QUEREMOS? QUE SOCIEDADE QUEREMOS?
QUE SEJA MELHOR!

3 UFABC – 2005 Harvard University – 2007
Univ. California - Mercedes – 2007 Princeton University – 2008

4 SÉCULO XX Década de 60: Inquietação
A geração de conhecimento explode, em quantidade e qualidade. Como formar o novo cidadão para este mundo novo, esta sociedade nova?

5 A INTELECTUALIDADE ACADÊMICA PENSA ...!
BRASIL UnB, UNICAMP, Reforma Universitária Institutos de Pesquisa: locais de geração do conhecimento Centrado no gerador de conhecimento O aprendiz recebe as informações no local de geração É muito nobre

6 DÉCADA DE 90: Professor Luiz Bevilacqua prega:
A Ciência é interdisciplinar; Este conceito deve ser passado ao estudante universitário logo no início de sua formação.

7 TENTATIVAS ... Luiz Bevilacqua – UFRJ
Ada Pellegrini Grinover e Adelaide Faljoni-Alario – USP Outros atores ...

8 INTERDISCIPLINARIDADE
Ensino centrado no estudante; O jovem busca sua formação; Precisa de tempo e orientação; O professor é somente orientador: mostra as fontes e como apropriar-se dos conhecimentos; Mostra os caminhos do pesquisar e os caminhos do criar.

9 NOVEMBRO 2004 Professor Nelson Maculan, então Secretário de Educação Superior do MEC, procura professor Bevilacqua: Solicita um PROJETO INOVADOR para uma Universidade para o século XXI Professor Bevilacqua aceita o desafio.

10 SOLICITA COMISSÃO Portaria SESu de 18 de março de 2005;
40 docentes renomados foram convidados; 30 docentes aceitaram, oriundos de diversas Instituições: USP, IPT, UFMG, UFRJ, PUC-RIO, UnB, UNICAMP e outras instituições

11 ESSA COMISSÃO ELABOROU O DOCUMENTO:
“UFABC – Universidade de ponta para o século XXI: Arquitetura Acadêmica para a Universidade Federal do ABC, Brasília, 2005”.

12 O Projeto da Universidade
ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo.

13 O Projeto procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela interseção de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

14 O Projeto ……. tem como proposta reduzir as assimetrias regionais, locais, dentro da própria IES. tem compromisso com Ensino Fundamental e Médio através da Formação de Professores. e mais ainda com a inserção do Egresso no magistério e na pós-graduação (Pesquisa em Ensino)

15 o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, buscando soluções para os problemas regionais e nacionais, cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, instâncias do setor industrial, poder executivo, legislativo e judiciário.

16 CONCEPÇÃO INOVADORA Educação Superior: inovação, competitividade, repercussão sobre a empregabilidade Mobilidade garantia da qualidade e portabilidade das bolsas Sustentabilidade (PPA – Projeto Pedagógico Acadêmico) Modernização Evitar o consevadorismo pedagógico Desviar da reprodução acrítica das estruturas estabelecidas

17 UFABC: Projeto Multi-campi
Multi-campi: Em 10 anos, 3 ou 4 campi Primeiro campus: Santo André, concentração: Ciência e Tecnologia Previsão: alunos sendo de Graduação e de Pós-Graduação 2º campus: São Bernardo do Campo pedra fundamental - 18/outubro/2008.

18 UFABC - Projeto Pedagógico
Ingresso comum no Bacharelado em Ciência e Tecnologia e não em cursos específicos BC&T em 3 anos 1 ano adicional - Bacharelado e/ou Licenciatura 2 anos adicionais - Engenharias

19 Projeto Pedagógico (cont.)
Benefícios do modelo: Combate à evasão (*) Competitividade (sadia) estudantes buscam disciplinas optativas e livres que comporão seu histórico escolar no BC&T e nas carreiras profissionalizantes (*) A evasão em alguns cursos de bacharelado científico em universidades públicas paulistas chega a ser superior a 60%

20 6 EIXOS Estrutura da matéria Processos de Transformação Energia
Informação e Comunicação Representação e Simulação Humanidades

21 O Projeto Pedagógico (cont.)
Formação universitária: Interdisciplinaridade; Autonomia de aprendizado; Capacidade de interação com grupos heterogêneos; Domínio de língua inglesa e dos meios informáticos; O educando é protagonista de sua formação.

22 Se o educando é o protagonista...
Deve ser ativo; Deve elaborar seu aprendizado; Apropriar-se dos conhecimentos; Elaborar seus próprios saberes. PORTANTO: Somente 4 horas diárias de aulas, mas o aluno é orientado a ficar em período integral na UFABC.

23 BC&T 40% de disciplinas básicas obrigatórias, em 06 grandes eixos; 30% de disciplinas optativas: Bloco de disciplinas de formação profissional básica; podem ser profissionalizantes: engenharias, física, química, matemática, computação, biologia; 30% de disciplinas livres: Buscar uma formação mais abrangente.

24 Cursos Oferecidos Bacharelado em Ciência e Tecnologia
(comum a todos os alunos) Bacharelados e Licenciaturas Biologia, Física, Matemática e Química Bacharelado Ciências da Computação

25 Cursos Oferecidos Engenharias Ambiental e Urbana Aeroespacial
Bioengenharia Energia Gestão Informação Instrumentação, Automação e Robótica Materiais

26 Pós BC&T: Cursos pós BC&T (UFABC/outra IES) Mercado de trabalho
(grandes empresas ou micro-empresas próprias) Pós-Graduação

27 Estrutura Organizacional
3 Grandes Centros (sem Departamentos): Ciências Naturais e Humanas Matemática, Computação e Cognição Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

28 Implantação GRADUAÇÃO 2006 / 2007 – 1500 VAGAS (BC&T)
PÓS-GRADUAÇÃO 09 cursos (Energia, Nanociências, Informática, Química, Física e Matemática)

29 BACHARELADO EM CIÊNCIA & TECNOLOGIA PRIMEIRO ANO – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
TRIMESTRE Bases Computacionais Base Experimental das Ciências Naturais Estrutura da Matéria Bases Matemáticas Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos Natureza da Informação Fenômenos Mecânicos Transformações nos Seres Vivos e Ambiente Funções de Uma Variável Geometria Analítica Processamento da Informação Fenômenos Térmicos Transformações Químicas Equações Diferenciais Ordinárias Bases Epistemológicas da Ciência Moderna

30 BACHARELADO EM CIÊNCIA & TECNOLOGIA SEGUNDO ANO – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
4° TRIMESTRE Comunicação e Redes Fenômenos Eletromagné-ticos Transformações Bioquímicas Funções de Várias Variáveis Estrutura e Dinâmica Social 5° TRIMESTRE Energia: Origem, Conversão e Uso Física Quântica Probabilidade e Estatística Ciência, Tecnologia e Sociedade 6° TRIMESTRE Interações Atômicas e Moleculares

31 BACHARELADO EM CIÊNCIA & TECNOLOGIA TERCEIRO ANO – NENHUMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
7° TRIMESTRE 8° TRIMESTRE 9° TRIMESTRE

32 Exemplo de curso pós BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
Engenharia de Materiais

33 Engenharia de Materiais PRIMEIRO ANO : MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS do BACHARELADO EM CIÊNCIA & TECNOLOGIA
TRIMESTRE Base Experimental das Ciências Naturais Bases da Ciência Moderna Linguagens de Programação Fenômenos Mecânicos Funções de Uma Variável Física do Contínuo Transformações Químicas Metodologia e algoritmos computacionais Fenômenos Térmicos Equações Diferenciais Ordinárias Formação de grupos sociais Transformações Bioquímicas Funções de várias variáveis Fenômenos Eletromagnéticos Introdução à Probabilidade e à Estatística

34 Engenharia de Materiais SEGUNDO ANO : MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS do BACHARELADO EM CIÊNCIA & TECNOLOGIA + DISCIPLINAS DE OPÇÃO LIMITADA + DISCIPLINAS DE LIVRE ESCOLHA 4° TRIMESTRE Relatividade e Física Quântica Disciplina de Opção Limitada: Introdução às Engenharias Geometria Analítica Sistemas de Informação Disciplina de Livre Escolha 5° TRIMESTRE Relações Internacionais e Globalização Termodinâmica p/ Engenharia Álgebra Linear Materiais e Propriedades 6° TRIMESTRE Energia e Meio Ambiente Mecânica dos Fluidos Fundamentos de Desenho e Projetos Circuitos Elétricos e Fotônica

35 Engenharia de Materiais QUARTO ANO : DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DA ESPECIALIDADE + DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CENTRO DE ENGENHARIA + DISCIPLINAS DE LIVRE ESCOLHA 10° TRIMESTRE Materiais Metálicos Materiais Poliméricos Materiais Cerâmicos Engenharia Unificada II Disciplina de Livre Escolha 11° TRIMESTRE Química Orgânica de Materiais e Biomateriais Química Inorgânica de Materiais Materiais Compósitos Termodinâmica Estatística de Materiais 12° TRIMESTRE Propriedades Mecânicas e Térmicas Propriedade Elétricas, Magnéticas e Ópticas Reciclagem e Ambiente Reologia

36 Engenharia de Materiais QUINTO ANO : DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DA ESPECIALIDADE + TRABALHOS OBRIGATÓRIOS (DIRETRIZES DO MEC) + DISCIPLINAS DE LIVRE ESCOLHA 13° TRIMESTRE Seleção de Materiais Caracterização de Materiais Trabalho de Graduação I Disciplina de Livre Escolha 14° TRIMESTRE Estágio Profissional I Trabalho de Graduação II 15° TRIMESTRE Estágio Profissional II Trabalho de Graduação III

37

38 B D A C F E

39

40

41 Muito obrigada!


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