A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RAIZ FILOSÓFICA DA PSICOLOGIA (1) Empirismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RAIZ FILOSÓFICA DA PSICOLOGIA (1) Empirismo"— Transcrição da apresentação:

1 RAIZ FILOSÓFICA DA PSICOLOGIA (1) Empirismo
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 RAIZ FILOSÓFICA Empirismo crítico: Associacionismo (britânico)
Escola francesa Escola britânica Escola alemã Associacionismo (britânico) Materialismo científico: Tendências isoladas: Psicologia do ato Psicologia fenomenológica Escola romântica e naturalista

3 Empirismo crítico: Preocupações centrais: Do que era feito o mundo?
Resposta dada pela Química, Física e Biologia. Como se adquire o conhecimento? Há idéias inatas (Platão)? As idéias são adquiridas através da experiência (Aristóteles)? Seguindo a linha aristotélica, os empiristas afirmam que nada há na inteligência que não tenha passado pelos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).

4 Empirismo: Exemplo de São Tomé
Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com os apóstolos quando Jesus apareceu para eles. Os outros lhe disseram: Vimos o Senhor. Tomé disse se não vir nas mãos os sinais dos cravos e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no lado, não acreditarei. Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles, entrou Jesus com as portas fechadas e, pondo-se no meio deles, disse A paz esteja convosco. Depois disse para Tomé: Põe aqui o dedo e olha minhas mãos, estende a mão e põe no meu lado e não sejas incrédulo mas homem de fé. Respondendo disse Tomé: Meu Senhor e Meu Deus. Jesus lhe disse: Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram. (Jo 20, 24-29)

5 Empirismo: Exemplo de Fernando Pessoa
Sou um guardador de rebanhos. O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto. E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz. Alberto Caieiro (O guardador de rebanhos: IX)

6 Empirismo crítico: Pressuposto filosófico: Prescrição metodológica:
Oposição ao Nativismo: Não há conhecimento inato Todo conhecimento é adquirido Prescrição metodológica: Oposição ao Racionalismo: O conhecimento fidedigno está alicerçado na observação, na experimentação e na medida. Cuidado: O empirismo é metodologicamente teórico.

7 Empirismo: Escola francesa
René Descartes: Dúvida metódica: Emancipação do dogmatismo medieval: Para se aceitar qualquer verdade, esta deve ser questionada. Duvidou até da própria existência. O seu pensamento comprovava a sua existência: Penso, logo existo. Duvidou da existência de Deus. Dualismo mente x corpo: interacionista: Corpo: massa, extensão e movimento. Mente: sensações, emoções e imaginação, influenciando o corpo. As idéias matemáticas e religiosas são inatas (nativista).

8 Empirismo: Escola britânica
Thomas Hobbes: O conhecimento é resultado das sensações e se fundamenta na experiência sensível. Determinismo natural: O homem se resume ao corpo, de modo que o entendimento, a razão e a alma se resumem ao físico. Por achar que o homem não é livre, ele era antiliberal, antidemocrata e a favor da Monarquia Absolutista. Pacto social era a base do Estado Totalitário: modo de governo autoritário que controlava as tendências anti-sociais do homem. Influenciou a Psicanálise; Natureza egoísta e interesseira do homem.

9 Empirismo: Escola britânica
John Locke: Um dos principais representantes do Empirismo. A mente ao nascer é uma tábula rasa: Todo o conhecimento é adquirido através da experiência. Sensações e percepções: Os conteúdos da mente são adquiridos das impressões sensoriais do mundo externo e interno. Memória e os princípios associação de idéias: Similaridade (lembranças análogas e semelhantes). Contigüidade (proximidade no tempo e no espaço). Influenciou o Estruturalismo no séc. XX.

10 Empirismo: Escola britânica
George Berkeley: Todo o conhecimento vem através dos sentidos. Ser consiste em ser percebido. Uma idéia é representada pela imagem (atributos: cor, forma, movimento). Pode haver pensamento se imagem? David Hume: Ceticismo: duvidou de tudo. Só se pode conhecer aquilo que é passível de observação e experimentação. Psicologia do senso comum: aceitar o mundo externo tal e qual como ele é percebido (observação ingênua).

11 Empirismo: Escola alemã
Gottfried Wilhelm Leibniz: Mônadas: O mundo (homem) é constituído de elementos simples ou átomos imateriais que representam cada um o universo inteiro. O nível perceptivo mais alto é o da apercepção: Apercepção: sem reflexão, sem consciência, como vestígios ou formas subliminares de gostos, imagens e impressões. Formulou a doutrina do inconsciente, que foi depois retomada pela Psicanálise. Posição intermediária: empirismo x nativismo: A mente seria como um mármore com nervura (nasce-se com tendências, pré-disposições, inclinações) que serão desenvolvidas através do processo de aprendizagem.

12 Empirismo: Escola alemã
Emanuel Kant: A capacidade de perceber é inata. Fenomenologia: A natureza jamais será conhecida em si mesma como realmente é, mas apenas como o fenômeno aparece na experiência. Finalismo: princípio de causa e efeito: O conhecimento só poderá vir através de suas manifestações. Psicologia empírica: Nem o mundo, nem o eu, podem ser conhecidos pela mente humana em sua verdadeira natureza, pois o seu conteúdo não pode ser reduzido a termos quantitativos.

13 Empirismo: Escola alemã e pensamento crítico
Johann Friedrich Herbart: Teoria da Inibição das Idéias: As idéias mais fortes, devido à carga emocional, tendem a se conservar em nível consciente. As idéias mais fracas (massa aperceptiva) ficam no subconsciente aguardando uma oportunidade para ascender ao nível consciente. Retomada pela Psicanálise. Psicologia aplicada à educação (a aula). Crítica de Christian Wolff: Idealista e racionalista (oposição a Kant): O conhecimento da alma é possível através do exercício da razão pura. Retarda a evolução da Psicologia como ciência.


Carregar ppt "RAIZ FILOSÓFICA DA PSICOLOGIA (1) Empirismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google